Concursos Públicos

Estratégias de Preparação na Semana da Prova

Introdução

Estudar para concursos exige primordialmente paciência, dedicação e tempo. Dependendo do concurso desejado, a jornada pode levar meses ou até anos de preparação. Mas o que acontece quando finalmente a prova se aproxima? O que devemos fazer?

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre a semana da prova. Você vai descobrir que, além do conteúdo propriamente dito das disciplinas, você vai precisar ter atenção com uma série de outras situações para garantir a sua aprovação. Veja como as seções estão organizadas:

  • Revisões Produtivas
  • Conteúdos Não Estudados
  • Compromissos Sociais
  • Alimentação e Saúde
  • Véspera da Prova

Atendendo a pedidos, este artigo será um pouco mais curtinho, a fim de que todos tenham a oportunidade de ler sem culpa (principalmente se você estiver lendo-o na semana da sua prova). Está pronto? Vamos começar?

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Revisões Produtivas

Talvez você já tenha ouvido falar que é fundamental revisar o conteúdo na semana da prova. Isso é verdade, concurseiro. As revisões devem acompanhar você ao longo de toda a preparação, sobretudo na semana da prova.

Não existe uma técnica universal para a realização de revisões. Alguns preferem resumos em texto; outros preferem mapas mentais. Há ainda um grupo de pessoas que se identifica com a realização de questões.

Todas essas estratégias são válidas. Independentemente da sua escolha, o mais importante é que a revisão não faça você perder tempo. Sendo assim, se você tiver que elaborar um resumo do zero para fazer a revisão, esqueça. Não é o momento para isso.

Prefira algo que já esteja pronto (por exemplo, Passo Estratégico e Bizus Estratégicos), a fim de otimizar o seu tempo.  Lembre-se de que você terá várias disciplinas para revisar, não apenas uma. Seu tempo precisará ser distribuído proporcionalmente a cada uma delas.  

Caso você estude apenas por videoaulas, prefira as que tenham teor de revisão e que estejam relacionadas ao seu concurso. O Estratégia possui diversos projetos para isso, tais como o famoso Hora da Verdade. Fique atento e lembre-se: faça revisões na semana da prova.

Conteúdos Não Estudados

Dificilmente você conseguirá esgotar o edital até a semana da prova. Além do fato de os conteúdos programáticos serem muito extensos, costumeiramente os concurseiros estudam para mais de uma prova ao mesmo tempo, dividindo a carga horária disponível para cada uma.  

Assim, provavelmente você irá se deparar com algum conteúdo não estudado. Atenção, pois este ponto é muito importante e causa dúvidas entre as pessoas. A semana da prova não deve ser utilizada para aprender novos tópicos.

Se você não conseguiu estudar determinado conteúdo da matéria, por qualquer motivo, deixe ele de lado. Ao procurar aprender um novo conteúdo na semana da prova, você vai gastar tempo que poderia ser utilizado na revisão do que já sabe. O histórico mostra que não compensa.

Compromissos Sociais

Agora vamos falar um pouquinho da vida social. Todos os que estudam para concursos são adultos, com família, amigos etc. Conhecendo tanta gente, é bem provável que surjam compromissos na semana da prova. O que fazer?

A recomendação é que você recuse os convites de saídas de pessoas que não sejam tão próximas a você. Lembre-se de que o foco da semana é a sua prova e você precisa aproveitar o maior tempo possível nas revisões, já que o grande dia está chegando.  

No entanto, caso você tenha algum compromisso que não possa faltar de jeito nenhum (por exemplo, festa de aniversário do filho), vá e tente compensar as horas perdidas de estudo em outros dias, diluindo esse tempo. Veja que 3h podem se transformar em 1h adicional de estudo, por 3 dias.  

Alimentação e Saúde

Você deve cuidar da sua alimentação durante todo o ano, especialmente na semana da prova. Sendo assim, evite a ingestão de comidas pesadas, cruas ou atípicas, que poderiam provocar intoxicação alimentar ou fazer você passar mal de alguma forma.

Opte por comidas leves, de fácil digestão, que você conheça a procedência ou que você mesmo prepare. Ademais, é importante que você tenha uma alimentação saudável. Não é o foco do nosso artigo falar sobre isso, mas veja um exemplo de pirâmide alimentar recomendada por especialistas:

Figura 1 – Pirâmide alimentar (Fonte: https://www.livup.com.br/alimentacao-saudavel. Acesso em: 02 jan. 2023).

Se você já tem uma rotina de exercícios físicos, é fundamental também que dê continuidade a ela. A atividade física refletirá na sua disposição na hora da prova. No entanto, tome cuidados com exageros na malhação. Evite séries “puxadas” que possam expô-lo a lesões e prejudicá-lo.

Além disso, tente dormir bem também na semana da prova. Ainda que a recomendação seja 8h diárias de sono, há pessoas que rendem bem com 6h ou 7h diárias. Veja o que é melhor para você.

Independentemente da carga horária, o mais importante no nosso contexto é que você não acorde cansado. O cansaço pode influenciar diretamente no desempenho dos estudos, mesmo que você seja determinado.

Véspera da Prova

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a véspera da prova. Esse dia é motivo de ansiedade para a maioria dos concurseiros (preparados ou não). Antes de mais nada, deve-se estudar ou não na véspera?

Não há um gabarito para essa pergunta. Se você acredita que não estudou o suficiente e ainda possui dúvidas sobre o conteúdo, uma boa Revisão de Véspera vai te ajudar muito (e o Estratégia Concursos é mestre em fazer boas revisões).

No entanto, se você já possui domínio das matérias, com percentuais significativos de acertos em simulados e questões, talvez estudar na véspera não faça muita diferença para você.

Neste caso, provavelmente a revisão terá um teor mais psicológico e irá acalmá-lo, uma vez que você verá os conteúdos habituais e terá a certeza de que se preparou da melhor maneira possível.

Antes de concluirmos o artigo, separamos outras recomendações úteis para a véspera da prova. Leia e guarde com carinho as orientações, pois elas podem fazer a diferença para você:

Figura 2 – Recomendações úteis para a véspera da prova.

Conclusão

Em suma, discutimos neste artigo algumas estratégias de preparação a serem adotadas na semana da prova. Esperamos que você aproveite bem as dicas e que elas façam a diferença na sua jornada até a aprovação.

Independentemente da sua crença, tenha o pensamento positivo de que você deu o melhor de si e as coisas darão certo. Se não der certo agora, você ainda terá outras oportunidades pela frente e, provavelmente, estará mais bem preparado quando o seu momento chegar.

A menos que haja uma mudança drástica na legislação, sempre haverá concursos. Sendo assim, mantenha a calma para o seu caminho fluir com tranquilidade. É isso que fará a diferença.

Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, não deixe de treinar seu aprendizado. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

12 minutos atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

3 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

3 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

3 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

3 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

4 horas atrás