Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR
Olá, tudo bem com você?!! Neste novo texto iremos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal do Paraná: Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR de acordo com a legislação estadual.
Basicamente, passaremos pelos seguintes tópicos:
Nesse sentido, utilizando como referência a Lei 18.573/2015 do Estado do Paraná, vamos agora estudar um pouco mais sobre Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR.
Os tributos possuem uma função socioeconômica muito significativa, tendo em vista que servem para prover recursos para atuação do Estado perante a sociedade, no intuito de manter e melhorar o atendimento ao público e o bem-estar social.
Obviamente, as classes sociais possuem diferenças gritantes no Brasil, país em que a distribuição de renda é tão desigual e injusta. Muito por isso, é fundamental que o poder público tenha um olhar especial sobre os menos favorecidos, já que são os que mais sofrem diariamente em virtude das necessidades reais e do descaso que passam, além de todo o preconceito que sabemos que existe.
É comum a criação de fundos específicos voltados a gestão de recursos públicos a serem utilizados especificamente em ações que possam gerar algum impacto nessas pessoas, nesses cidadãos, que possuem direitos assim como eu e você. Esses fundos, em síntese, costumam receber uma parte de algum ou alguns tributos devidos para aquele ente federativo, ou seja, uma parcela da receita tributária é repassada para o fundo por determinação de uma lei, e assim esse recurso pode ser aplicado para aquelas classes desprivilegiadas.
O Estado do Paraná seguiu esse raciocínio, criando um Fundo com essa lógica. Tendo isso em mente, vamos então entender o que diz a lei 18573/2015 sobre o uso dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR:
Art. 1 §1° Os recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR serão aplicados para:
I – inclusão social e redução das desigualdades e da vulnerabilidade social das famílias do Estado do Paraná, por meio de:
a) concessão direta de benefícios às famílias, inclusive por meio do Programa Família Paranaense, instituído pela Lei nº 17.734, de 29 de outubro de 2013;
b) promoção das Redes de Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade;
c) subsídio de gastos com energia elétrica de famílias de baixa renda;
d) programas na área de segurança alimentar e nutricional;
II – proteção integral, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, da mulher, do idoso e da pessoa com deficiência;
III – redução, por meio da aprendizagem, dos efeitos das situações de risco e vulnerabilidade social em adolescentes;
IV – promoção da igualdade de direitos no acesso aos bens e serviços fundamentais, sem discriminação de qualquer natureza, compreendendo a redução das desigualdades sociais e das disparidades regionais;
IV – promoção da igualdade de direitos no acesso aos bens e serviços fundamentais, sem discriminação de qualquer natureza, compreendendo a redução das desigualdades sociais e das disparidades regionais, bem como prestação de assistência judiciária gratuita por meio de advocacia dativa (também está no escopo do Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR);
V – fomento ao trabalho, emprego e renda, por meio de:
a) qualificação social e profissional do indivíduo;
b) inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, priorizando os segmentos mais vulneráveis;
VI – desenvolvimento da política urbana e habitacional do Estado do Paraná, de modo a:
a) viabilizar programa de acessibilidade urbana no Estado do Paraná assim como moradias para a população de baixa renda no meio urbano e rural;
b) promover a regularização fundiária;
c) urbanizar áreas e reassentar famílias com vistas à melhoria da qualidade de vida;
VII – inclusão sócio produtiva de agricultores familiares, por meio de apoio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade social no meio rural;
VIII – ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço de renda familiar e outros programas de relevante interesse social voltados para melhoria da qualidade de vida.
Passamos, portanto, pelo tema Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR, assunto fundamental para o concurso de auditor fiscal deste Estado.
Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre Fundo Estadual de Combate à Pobreza para SEFAZ/PR, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação e aprovação.
Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.
Um grande abraço e até mais!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Um novo concurso Câmara de Mongaguá, localizada em São Paulo, teve seu edital publicado com…
Foram publicados dois editais de concurso público da Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande…
Com avaliações no próximo domingo (8), os candidatos inscritos no PSS IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio…
O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…
A primeira semana de fevereiro de 2026 finalmente se encerrou e, com ela, diversos editais…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Iguape, município localizado no…