Enfim chegamos ao último (e mais importante) artigo sobre o assunto.
Trataremos, hoje, das duas últimas técnicas de estudo. Ambas foram (as únicas) tidas como de alta utilidade. Então recomendo que se empenhem em aplicá-las aos seus estudos, pois, certamente, elas farão toda a diferença.
Lá vai…
Técnica n° 9: TESTE PRÁTICO.
Utilidade: Alta.
Esta técnica é uma das preferidas dos concurseiros. São os famosos simulados. Consiste em resolver questões de provas passadas, a fim de auxiliar a fixação do conteúdo. Os cientistas verificaram que duas variáveis aumentam ainda mais a eficiência dessa técnica. São elas: 1) quanto mais questões, melhor; 2) sempre refaça as questões que você errou. Procure fazer isso após um período de tempo e não logo após ter errado a questão.
Essa técnica é até duas vezes mais eficiente que as demais.
SUGESTÃO:
Deixarei duas:
1) Para que você use, de fato, os exercícios como teste, estude a teoria do assunto. Senão, estará usando os exercícios para "aprender" (sem ter uma base adequada) e não para se testar.
2) Resolva exercícios da banca que organizará o seu concurso (ou uma que possua estilo semelhante). Essa sugestão é muito importante, pois você precisa conhecer a forma que a "sua" banca cobra determinado assunto. E, além disso, é muito importante conhecer a "jurisprudência" da banca, pois não é raro que, em alguns pontos polêmicos, haja divergência de entendimento entre as bancas.
Técnica n° 10: PRÁTICA DISTRIBUÍDA.
Utilidade: Alta.
Esta técnica, tida como a mais eficiente de todas, é a base do nosso programa de coaching no Estratégia. Ela consiste na distribuição do estudo ao longo do tempo, a fim de evitar aquela correria desenfreada pós-edital. Essa distribuição se dá ao longo das semanas (com a montagens dos ciclos semanais de estudo) e, também, ao longo dos dias (onde programamos as disciplinas que serão estudadas em cada um dos dias – o que costumamos chamar de metas diárias).
Procuramos combinar essa técnica com o estudo intercalado, revisões, marcações, testes, auto-explicação, interrogação elaborativa. Por isso, como falei, não se apeguem ao grau de utilidade dado pela APS a cada uma das técnicas, pois quando as combinamos (mesmo as de baixa utilidade), obtemos uma eficiência muito maior do que quando as utilizamos isoladamente.
SUGESTÃO:
Deixarei várias (que considero ao preparar os ciclos dos meus coachees):
1) Nunca estude mais de 2h de uma mesma disciplina num mesmo dia.
2) Faça pausas regulares (de uns 30min pelo menos) a cada 2h estudadas.
3) Se o assunto a ser estudado não for um dos preferidos, faça pausas de 5 min, a cada 30 de estudos.
4) Nunca estude seguidamente duas disciplinas que sejam daquelas que você menos gosta.
5) Nunca "compense" horários do dia anterior, pois você vai acabar se embolando/sobrecarregando nas revisões.
6) A mais importante: COMPROMETA-SE A CUMPRIR AQUILO QUE VC SE PROPÕE A FAZER!!! Se você se dedicar "pela metade", vai ter resultados medíocres. Faça o seu melhor, sempre!
Espero que esses artigos tenham sido úteis e que possam ajudar na preparação de vocês ! Bons estudos e até a próxima !
Este artigo serve como seu guia essencial para acompanhar os Concursos Abertos em todo o…
O concurso Sefaz SP para Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda e…
Serão 9.580 vagas temporárias de nível médio para reforçar pesquisas e atualizações de dados. As…
Olá, pessoal, tudo bem? Vamos falar hoje sobre a teoria do crime. Trata-se de um…
Provas do concurso PM PB para Oficial utilizarão as notas do ENEM 2025. Salário inicial…
Provas do concurso CONSAMU serão aplicadas em 25 de janeiro! Estão abertas as inscrições para…
Ver comentários
Professor, excelente. Mas tenho um problema, talvez o que esteja me atrapalhando de conseguir a vaga: não consigo elaborar um plano de estudo. Vou estudando e às vezes , como você disse, enrrolando-me. Começo por exemplo estudar um determinado ponto e vou até o final. Grata. Sheila
Oi Sheila. O princípio básico do ciclo de estudos é justamente esse de estudar diversas disciplinas por dia. Isso facilita o estudo como um todo (vc cansa menos, compreende mais, e evolui em diversas disciplinas ao mesmo tempo). Estudar uma matéria apenas, até esgotá-la, é tudo o que não recomendamos aos nossos coachees...rsrs.
Procure seguir essas dicas desses artigos sobre técnicas de estudo. Combinando a PRÁTICA DISTRIBUÍDA, os TESTES, as MARCAÇÕES, as REVISÕES e as INTERROGAÇÕES ELABORATIVAS, vc terá um estudo de primeiríssima qualidade.
Abraço