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Dúvidas de Português: Tenho que ou tenho de

Olá, pessoal! Tudo certo?

Hoje vamos comentar sobre uma dúvida que pega todo mundo: eu tenho que ou eu tenho de??

Certamente você já se pegou pensando nisso, não é mesmo?

Então vamos à explicação…

Primeiramente é importante falarmos um pouco sobre locuções verbais.

Segundo Bechara (1999), a locução verbal é a combinação de um verbo auxiliar com as formas nominais infinitivo, gerúndio ou particípio, os quais são chamados de verbo principal.

hei de estudar estou estudando tenho estudado
verbo auxiliar verbo principal verbo auxiliar verbo principal verbo auxiliar verbo principal
(infinitivo) (gerúndio) (particípio)
locução verbal
locução verbal
locução verbal

Entre o auxiliar e o verbo principal no infinitivo, pode aparecer ou não uma preposição (de, em, por, a, para). Muitas vezes o verbo auxiliar traduz um valor semântico ao verbo principal dando origem aos chamados aspectos verbais.

Na locução verbal é somente o auxiliar que recebe as flexões de pessoa, número, tempo e modo:

haveremos de fazer                         estavam trabalhando                    tinhas visto.

Também pode ocorrer, em vários casos, a alternância da preposição (começar a/de fazer).

Mas onde entra o ter que / de?

Bem, existem locuções verbais em que os verbos auxiliares são chamados de modais, isto é, o verbo auxiliar se combina com o infinitivo ou gerúndio do verbo principal para determinar com mais rigor o modo como se realiza ou se deixa de realizar a ação verbal. Observe os exemplos dos valores semânticos dos auxiliares modais abaixo:

Necessidade, obrigação, dever: haver de escrever, ter de(que)escrever, dever escrever, precisar (de) escrever, etc.

Você notou que apareceu a forma pela qual esperávamos? Pois bem, observe que, em vez de ter ou haver de + infinitivo, usa-se ainda, mais modernamente, ter ou haver que + infinitivo: tenho que estudar. Neste caso, que funciona como verdadeira preposição. Mas atenção! Não confunda este que preposição com o que pronome relativo em construções do tipo: nada tinha que dizer, tenho muito que fazer. (Bechara – 1999)

Portanto, as duas formas são aceitas! ?

Veja agora os outros exemplos de auxiliares modais:

Possibilidade ou capacidade: poder escrever, etc.

Vontade ou desejo (volitivo): querer escrever, desejar escrever, odiar escrever, abominar escrever, etc.

Tentativa ou esforço: buscar escrever, pretender escrever,  tentar  escrever, ousar escrever, atrever-se a escrever, etc.

Consecução: conseguir escrever, lograr escrever, etc.

Aparência, dúvida: parecer escrever, etc.

Intento futuro: ir escrever (vou escrever), etc.

Resultado: vir a escrever, chegar a escrever, etc.

 

Viu como é simples? Agora você não precisa mais ficar na dúvida!?

 

Um grande abraço,

Professor Décio Terror.

Acesse as minhas redes sociais para mais dicas.

Décio Terror Filho

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