Engenharias e TI

Banco de Dados Descomplicado: Diferenças entre Administração de Bancos de Dados e Administração de Dados.

Retomando os temas de Bancos de Dados, hoje vamos falar de um assunto antigo, mas que muita gente ainda confunde e eventualmente costuma cair em provas: diferenças entre Administração de Bancos de Dados e Administração de Dados.

Apesar do nome parecido, tenha certeza de que são áreas bem diferentes. E, normalmente, os profissionais envolvidos em cada uma delas também são distintos. Mas não se preocupe, pois você vai aprender tudo isso com a gente hoje e ficar craque no assunto. Veja o nosso roteiro:

  • Administração de Bancos de Dados
  • Administração de Dados
  • Conciliando as Funções
  • Quadro Comparativo com as Diferenças

Este artigo é recomendado especialmente aos concurseiros da área de Tecnologia da Informação (TI). Contudo, caso você não seja de TI e a disciplina de Bancos de Dados esteja no seu conteúdo programático, sugerimos que fique conosco também.

Para entender as explicações apresentadas nesta publicação, o ideal é que você tenha noções básicas de Banco de Dados (só para não ficar perdido). Basta ser iniciante no tema.

Atendendo a pedidos, este artigo foi elaborado em formato resumido, de forma que você tenha bastante informação em um tempo curto. Sem mais delongas, vamos começar agora.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Antes de mais nada, como o próprio nome diz, a Administração de Bancos de Dados consiste na gestão de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD). Mas o que essa administração faz na prática?

Dentre as principais atividades da Administração de Bancos de Dados, podemos destacar monitoramento do ambiente, manutenções e atualizações nas versões instaladas, otimização de performance, backup/restore das bases, controle de acesso, segurança da informação etc.

Em algumas empresas, a Administração de Bancos de Dados não se restringe apenas ao SGBD. Nesses casos, o profissional realiza a verificação do servidor como um todo, incluindo espaço das partições no disco, gerenciamento de memória etc.

Figura 1 – Profissional da Administração de Bancos de Dados.

Primeiramente, a Administração de Dados é a gestão dos dados propriamente ditos que estão contidos nas bases. Proporciona uma visão mais projetizada do negócio, incluindo padronização dos objetos, especificação dos tipos de dados, modelagem dos bancos, elaboração de dicionário de dados etc.

Apesar de parecer importante e estratégica (e ela de fato é, pois afinal estamos falando de dados), a Administração de Dados costuma ser deixada de lado na maioria das organizações.

Uma das razões para isso é a falta de apoio superior. Como se trata de um controle interno da própria equipe de Bancos de Dados, não há tanta visibilidade assim e, consequentemente, patrocínio do cliente. Ou seja, os gestores estão mais preocupados com os bancos do que com os dados.

Outro forte motivo é a falta de profissionais. Normalmente, quem trabalha com Bancos de Dados se interessa mais por Administração de Bancos de Dados, que é mais ligado à infraestrutura. Administração de Dados requer conhecimentos de projeto, que profissionais da área normalmente não têm.  

Figura 2 – Profissional da Administração de Dados.

Logo após todo esse conteúdo, permanece a pergunta que não quer calar: será que é possível conciliar as duas funções? Ou seja, será que é possível trabalhar como Administrador de Bancos de Dados e Administrador de Dados simultaneamente?

A resposta é Sim! Existem alguns DBAs que desempenham a função de AD nas horas livres, digamos assim rs. Ressaltamos que não são muitos: a maioria dos DBAs é exclusivamente DBA.  

Preparamos um resumo exclusivo do tema para você ficar superpreparado. Acredite: apesar de parecer complexo para quem está vendo o assunto pela primeira vez, tenha certeza de que as informações desta publicação são praticamente suficientes para você gabaritar as questões desse assunto. Não tem mistério!

Administração de Bancos de Dados
||
Gestão dos Bancos
Administração de Dados
||
Gestão dos Dados
Monitoramento do ambiente.Padronização dos objetos.
Manutenções / atualizações nas versões instaladas.Especificação dos tipos de dados.
Otimização de performance.Modelagem dos bancos.
Backup/restore das bases.Elaboração de dicionário de dados.
Controle de acesso.
Segurança da informação.
Profissional: Administrador de Bancos de Dados ou Database Administrator (DBA).Profissional: Administrador de Dados (AD) ou Data Administrator.
Tabela 1 – Diferenças entre a Administração de Bancos de Dados e a Administração de Dados

Em suma, apresentamos no artigo de hoje as diferenças entre Administração de Banco de Dados e Administração de Dados. Uma vez superada a parte do conteúdo, recomendamos que você foque agora nas questões.

Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Contudo, se restaram dúvidas, não deixe de buscar os materiais da plataforma. O Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Descubra tudo no link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, se você gostou desta publicação gratuita e achou que o conteúdo foi útil de alguma forma, encaminhe-a para outros concurseiros interessados no tema e ajude a divulgar o nosso trabalho e o Blog da Coruja.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Concursos 2024

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Gabarito Extraoficial ALE RS – Técnico Legislativo: acompanhe

Neste domingo, 28 de abril, foram aplicadas as provas do concurso ALE RS. De acordo com…

34 minutos atrás

Gabarito Extraoficial – SEMED Nova Iguaçu – Agente Administrativo III

Neste domingo, 28 de abril, são aplicadas as provas do concurso SEMED Nova Iguaçu. De acordo…

1 hora atrás

Gabarito Extraoficial ANA: veja o correção da Especialidade 3

Neste domingo, 28, serão aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao…

3 horas atrás

Simulado final SEMED Maricá – Docente II

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEMED Maricá - Docente II! O…

6 horas atrás

Gabarito Extraoficial MPO: APO – Especialidade Geral

Neste domingo, 28 de abril, serão aplicadas as provas do concurso MPO (Ministério do Planejamento…

6 horas atrás

2º Simulado Especial CAIXA – Técnico Bancário Novo e TI

O concurso público da Caixa Econômica Federal oferece 4.000 vagas de nível médio e 50 vagas…

6 horas atrás