Agência Reguladora

Dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal

Olá, pessoal. Apresentaremos, neste artigo, algumas dicas de estudo voltadas para aqueles concurseiros que desejam prestar mais de um concurso público federal.

Nesse sentido, vale ressaltar que uma dúvida comum entre os concurseiros refere-se à conciliação dos estudos para diversos certames.

Ora, sabemos que, normalmente, o estudo para concursos públicos remete a uma preparação de médio/longo prazo.

Dessa forma, é natural que os alunos não tenham um único concurso público como alvo, desejando concorrer para diversos certames em busca da tão sonhada aprovação.

Todavia, a preparação simultânea para mais de um concurso público exige algumas cautelas, a fim de evitar a frustração e a desmotivação.

Por isso, este artigo objetiva apresentar algumas dicas voltadas para os alunos que desejam concorrer a mais de um concurso público federal.

Espero que, ao final deste artigo, alguns mitos possam ter sido esclarecidos e que o leitor possa, com maior segurança, ditar os rumos do seu planejamento de estudos.

É possível conciliar o estudo para mais de um concurso público federal?

Amigos, conforme dito anteriormente, existe uma grande dúvida sobre a possibilidade de conciliar os estudos para mais de um concurso público.

Nesse sentido, devemos esclarecer, desde já, que conciliar os estudos é plenamente possível, e, inclusive, recomendável.

Ora, é bastante lógico supor que, quanto mais provas o aluno realizar, maiores serão as suas chances de aprovação, não é mesmo?

Todavia, deve-se observar algumas cautelas, pois, de nada adianta prestar uma grande quantidade de concursos se o aluno não consegue se preparar adequadamente para nenhuma delas.

Por esse motivo, apresentaremos a seguir algumas dicas valiosas para os concurseiros que desejam prestar mais de um concurso federal.

Dicas de estudo para prestar mais de um concurso federal: escolha uma área de atuação

Nesse contexto, devemos ressaltar que um dos principais equívocos incorridos pelos concurseiros que desejam prestar mais de um concurso público: tentar conciliar o estudo para áreas de atuação totalmente diversas.

Ora, imagine tentar conciliar os estudos para a área policial e para a área de controle. Difícil, não é mesmo?

A título de exemplo, observem os editais dos últimos concursos da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União.

Em regra, os concursos dessas áreas abordam disciplinas totalmente diferentes, de forma que a tentativa de conciliação exigiria o estudo simultâneo de muitas matérias que não guardam qualquer similaridade.

Assim, o aluno, além de manter-se assoberbado de disciplinas, provavelmente não conseguiria evoluir a contento no seu ciclo de estudos.

Dessa forma, tal equívoco pode adiar significativamente a aprovação ou, até mesmo, gerar desmotivação no candidato.

Portanto, o estudo simultâneo para mais de um concurso federal torna-se mais plausível quando ocorre em uma mesma área de atuação, pois, nestes casos, mesmo que seja possível algumas diferenças entre os conteúdos programáticos exigidos, a base do estudo sempre será similar.

Dicas de estudo para prestar mais de um concurso federal: defina um único edital como referência

Pessoal, outra dica interessante para os candidatos que desejam prestar mais de um concurso público federal consiste na escolha de um edital para direcionar os estudos de forma prioritária.

Apesar de ser possível conciliar os estudos, é importante que o aluno escolha um único edital como guia principal dos seus estudos.

Dessa forma, evita-se dispersão durante a montagem do planejamento de estudos.

Nesse contexto, a dica mais importante consiste em escolher aquele edital cujo conteúdo possui maior abrangência (dentre as opções).

Assim, o candidato manterá uma preparação mais abrangente que, sem dúvida, englobará grande parte dos conteúdos programáticos de outros certames.

Ademais, de forma incidental, à medida que foram sendo esgotados os conteúdos de algumas disciplinas, podem ser incluídas, no ciclo de estudos, outras matérias que o candidato julgue pertinente, que não constavam no edital escolhido como referência.

Pessoal, esta dica é particularmente interessante para o estudo pré-edital, quando geralmente o candidato utiliza os editais anteriores dos concursos para os quais deseja preparar-se.

Dicas de estudo para prestar mais de um concurso federal: no pós-edital, priorize

Por fim, a última dica de estudo para prestar mais de um concurso público federal refere-se à priorização no pós-edital.

Nesse contexto, não é nada incomum a publicação de dois ou mais editais simultaneamente, não é mesmo?

Assim, espera-se que no pós-edital o aluno já tenha adquirido bastante conhecimento sobre as disciplinas da sua área de atuação escolhida.

Dessa forma, diante das divergências pontuais que podem existir entre os conteúdos programáticos, o mais recomendável é que o candidato priorize aquele certame que mais lhe interessa.

Portanto, a ideia é destinar todas as forças para o concurso que mais se deseja, a fim de tentar esgotar o conteúdo programático deste certame e, por oportuno, prestar a outra prova aproveitando as similaridades.

Ou seja, a dica para o pós-edital consiste em elencar um concurso principal e considerar os demais como secundários.

Assim, o candidato deve focar seus esforços em esgotar o conteúdo do certame primário.

Apesar disso, a depender do progresso em relação aos conteúdos do concurso primário, o candidato pode utilizar os últimos dias que antecedem os concursos secundários para realizar algumas leituras rápidas sobre as legislações específicas.

Concurso federal unificado

Amigos, não poderíamos deixar de falar sobre o concurso federal unificado, não é mesmo?

Apesar de válidas as dicas anteriormente citadas neste artigo, surge neste momento, uma oportunidade ímpar para quem deseja prestar mais de um concurso público federal.

Conforme informações divulgadas pelo Governo Federal, estuda-se a possibilidade de realizar uma prova unificada para provimento de diversos cargos no Poder Executivo da União.

Nesse contexto, a expectativa é que o candidato deverá escolher uma área de atuação e, a depender da sua nota, possa fazer opções entre os cargos públicos disponíveis naquela área.

Portanto, percebam novamente a importância de delimitar uma área de estudo ainda no período pré-edital.

Conclusão

Amigos, finalizamos aqui este artigo sobre dicas de estudos para prestar mais de um concurso público federal.

Até o próximo artigo.

Grande abraço.

Rafael Chaves

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Concursos 2024

Rafael Chaves

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela Faculdade Estácio. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo do TCE/AM. Aprovado e nomeado nos seguintes concursos: ARSETE/PMT (1º lugar - Analista de Regulação - Eng. Civil), Prefeitura de Campinas/SP (Eng. Civil) , CODEVASF (Analista de Desenvolvimento Regional - Eng. Civil), TCE/AM (2º lugar - Auditor de Controle Externo - Obras Públicas / 14º lugar - Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental), TCE/TO (2º lugar - Auditor de Controle Externo - Eng. Civil), TCE GO (Analista de Controle Externo - Controle Externo).

Posts recentes

Concurso Sefaz PI ficará para o início de 2025!

O tão aguardado concurso da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ PI) vai finalmente sair…

15 minutos atrás

“Concurso Sefaz PI em 2025”, confirma secretário!

O novo concurso da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ PI) está confirmado para o…

21 minutos atrás

Concurso Guarda Artur Nogueira: gabarito divulgado

Foi divulgado o gabarito preliminar das provas do concurso Guarda Artur Nogueira, prefeitura localizada no…

27 minutos atrás

Concurso Artur Nogueira Saúde: gabaritos divulgados

Estão disponíveis os gabaritos das provas do concurso Artur Nogueira Saúde, prefeitura localizada no estado…

31 minutos atrás

Concurso Cisdeste: provas realizadas e gabaritos divulgados

Com suas provas aplicadas em 19 de maio, foram divulgados os gabaritos do concurso Cisdeste…

35 minutos atrás

Concurso GCM Barra Mansa: saiu o gabarito preliminar

Está disponível o gabarito preliminar das provas do concurso GCM Barra Mansa, município localizado no…

37 minutos atrás