Dica forte p/ Questões de exatas do CESPE

Caro aluno,

            Neste artigo pretendo apresentar um padrão muito comum nas questões de exatas da banca CESPE. Vou utilizar como exemplo uma questão de matemática financeira,  entretanto é bom você saber que esta mesma lógica vale para questões de raciocínio lógico, matemática básica e estatística.

            Leia abaixo o enunciado da questão,  mesmo que você não  conheça bem essa matéria. Dê atenção especial aos pontos que eu destaquei:

CESPE – ANTAQ – 2014) Com relação às operações de investimento e empréstimos, julgue os itens a seguir.

( ) Considere que uma empresa tenha captado empréstimo bancário no valor de R$40 mil por seis meses, para pagar juros simples de 15% na data do vencimento do empréstimo e, na data da captação, o gerente do banco tenha bloqueado 20% do valor captado e aplicado em ações da bolsa de valores que rendeu, ao final dos seis meses, R$ 2 mil. Nesse caso, o custo efetivo total da operação foi superior a 12%.

GABARITO: C

( ) Se uma empresa investir R$ 100 mil a determinada taxa simples de juros mensais e, após 16 meses de aplicação, resgatar o montante de R$ 148.200, conclui-se que a taxa de juros é inferior a 3%.

GABARITO: E

            Caso você resolvesse o primeiro item acima encontraria o percentual 12,5%, que é ligeiramente superior àquele apresentado no enunciado (12%).  Já no segundo idem você encontraria 3,0125%,  que também é muito próximo daquele valor presente no enunciado (3%). Note que  tanto no item cujo gabarito era CERTO  no item cujo gabarito era ERRADO, um mesmo padrão se repetiu: o resultado correto que deveria ser utilizado para julgar o item era muito próximo aquele valor apresentado no enunciado. Ou seja, aparentemente o examinador não joga números “aleatórios” no item. Ele deve resolver a questão, verificar qual é o valor exato, e então montar o item colocando um número próximo ao valor exato para servir de comparação.

            Esse padrão acontece com bastante frequência em questões de exatas do Cespe,  não somente de matemática financeira.  Qual é a utilidade de observarmos essa característica? Como você bem sabe, a  maioria das provas do Cespe  são do tipo C ou E,  onde um item marcado corretamente é anulado por um item marcado erroneamente.  Assim,  este padrão pode te ajudar a identificar na prova, dentre aqueles itens que você resolveu, quais tem maior chance de estarem resolvidos corretamente. E pode te alertar quanto a questões onde você possa ter cometido algum erro de raciocínio ou mesmo nos cálculos matemáticos. Exemplificando,  caso você tivesse  resolvido o primeiro item e encontrado uma porcentagem como 1%, ou 57%,  você poderia desconfiar se a sua resolução estava realmente correta,  afinal você teria encontrado um percentual muito distante daquele presente na redação do item.  Da mesma forma caso você tivesse encontrado o resultado 18%  ao resolver o segundo item,  também poderia desconfiar se a sua resolução estava realmente correta.

            Importante reforçar que este padrão não é uma regra absoluta nas provas do Cespe.  Isto é,  existem questões onde o valor apresentado no item é bem diferente daquele que você vai encontrar mesmo resolvendo a questão corretamente.  Entretanto,  como este padrão é muito comum,  é interessante tê-lo em mente  como uma ferramenta adicional de confirmação  das suas resoluções.

            Veja mais essa questão para observar esse padrão:

CESPE – ANTAQ – 2014) Uma concessionária ganhou a concessão para explorar economicamente uma rodovia federal pelo período de 20 anos. A concessionária realizará melhorias na via como a duplicação de trechos, manutenção do asfalto, da iluminação, reforço na sinalização. Considerando que a concessionária esteja autorizada a cobrar pedágios, julgue os itens subsequentes.

( ) Suponha que o valor inicial do pedágio em um trecho da rodovia seja de R$3,50 para veículos de passeio e que sejam permitidos reajustes anuais desse valor. Nesse caso, se nos 2 primeiros anos, os reajustes foram de 5% e 4%, é correto afirmar que o valor do pedágio, ao final do segundo ano, era superior a R$ 3,85.

GABARITO: E

            O resultado correto nessa questão é igual a R$3,822.  Veja que se trata de um valor muito próximo daquele presente no enunciado (R$3,85).  Assim,  você pode ter mais segurança de que resolveu essa questão corretamente,  e então marcar o gabarito que for apropriado (neste caso, E).

            Veja mais essa questão, agora de Matemática:

CESPE – TJ/RR – 2012) A caixa d’água de um hospital tem a forma de um cilindro circular reto com 10 metros de altura e capacidade para 30.000 litros de água. Considere que essa caixa d’água, completamente vazia, foi enchida à vazão constante e, 100 minutos depois de iniciado o enchimento, a água atingiu a altura de 3 metros. Com base nessas informações e supondo que nenhuma torneira abastecida pela caixa seja aberta durante o processo de enchimento, julgue os itens a seguir.

( ) Quando a água no interior da caixa atingiu 3 metros de altura, mais de 10.000 litros de água haviam sido despejados na caixa.

GABARITO: E

( ) Para que a caixa fique completamente cheia, serão necessárias mais de 5 horas.

GABARITO: C

 

            Resolvendo o primeiro item você encontraria 9.000 litros (valor próximo dos 10.000 litros  presentes no enunciado),  e resolvendo o segundo item você encontraria 5 horas e 33 minutos (valor próximo das 5 horas presentes no enunciado).  Assim,  você poderia observar o padrão que estamos tratando nesse artigo e dessa forma teria mais segurança em marcar esses itens no seu gabarito.

 

            Reforço que esta não é uma regra absoluta, existem questões do Cespe cujo resultado correto é bem distinto daquele número presente no enunciado. Assim, caso você encontre um resultado muito distinto, sugiro apenas que você revise a sua resolução, verifique se cometeu algum erro no raciocínio ou nos cálculos matemáticos.

            As questões de Matemática Financeira vistas nesta aula encontram-se resolvidas e comentadas na aula demonstrativa do nosso curso para o MPU, já a questão de Matemática encontra-se em nosso curso regular de matemática. A propósito, temos ainda em andamento o curso de Matemática para PRF, que é todo baseado na banca Cespe.

            Para conhecer meus demais cursos em andamento, clique aqui.

Abraço,

Prof. Arthur Lima

Coordenação

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