Foi publicado no Diário Oficial de São Paulo, nesta quinta-feira, 16 de abril, um Projeto de Decreto Legislativo que revoga o Decreto nº 64.937, divulgado na última terça-feira, aprovado pelo governador de São Paulo, João Doria.
Vale lembrar que o Decreto citado dispõe sobre medidas de redução de despesas com pessoal e encargos sociais, durante a vigência do estado de calamidade pública. Sendo decorrente da Emergência em Saúde Pública Internacional, no contexto da pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus).
No documento, os deputados, Adriana Borgo e Major Mecca, justificam que a medida suspende alguns atos administrativos, direta e indiretamente, que são de direito dos servidores públicos.
Em relação aos concursos em andamento, os deputados alegam que é exatamente nesse momento crítico que há a necessidade de mão-de-obra técnica. Onde a admissão de estagiários e empregos públicos, realização de novos concursos e nomeações, se faz necessária.
Já diante do corte de despesas, onde serão proibidos e/ou suspensos benefícios como antecipação de 13º, bonificações e participação nos resultados, Borgo e Mecca disparam que a decisão atinge profissionais que, atualmente, atuam na linha de frente. Ou seja, são fundamentais no bom funcionamento ao combate à pandemia.
O projeto foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Se aprovado, o mesmo será republicado no DOE SP, entrando, assim, em vigor.
Enquanto isso, o decreto aprovado por Doria segue vigente e já apresenta consequências. Nesta quinta-feira, a Polícia Militar decidiu por bem suspender seus concursos públicos, pelo tempo que durar o estado de calamidade pública. Com isso, um dos certames mais aguardados de SP foi adiado.
Governador de São Paulo suspende concursos públicos
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro de todos os concursos
O concurso público ALEGO (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) oferece 101 vagas imediatas para…
O concurso público IGP RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) oferece 234…
O concurso PMMG Saúde (Polícia Militar do Estado de Minas Gerais) oferece 60 vagas para…
O concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) oferece 1.178 vagas imediatas de…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos públicos da área da Saúde? Neste resumo,…
Concurso IPECE ofertará 36 vagas; edital iminente! Após 18 anos, o Instituto de Pesquisa e…