Concursos Públicos

Como convencer alguém a estudar para concurso público?

Introdução

Ninguém há de negar que os benefícios da carreira pública são inúmeros. Contudo, o mais difícil é sair do zero e começar a jornada. Afinal, como convencer alguém a estudar para concurso público?

Talvez você tenha um amigo ou familiar que esteja nessa situação. A pessoa diz que vai iniciar, mas procrastina a todo momento. No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais argumentos que devem ser utilizados para estimular os estudos. Veja o que vamos abordar:

  • Apresente os benefícios de estudar para concursos
  • Acabe com os mitos para estimular a estudar para concursos
  • Mostre exemplos de vencedores por meio de concursos

Este artigo é recomendado a todos os concurseiros, sem distinção. Atendendo a pedidos, preparamos um conteúdo bem enxuto, de forma que você não gaste muito tempo na leitura. Como promessa é dívida, vamos começar de uma vez.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Apresente os benefícios de estudar para concursos

Antes de mais nada, você precisa reforçar que o serviço público oferece uma remuneração bastante atrativa. Algumas carreiras contam com supersalários, até mesmo para quem é recém-formado. São poucos os cargos que exigem uma experiência prévia.

Normalmente, os salários de servidores públicos são disponibilizados na Internet, em portais de livre acesso à população. Só para exemplificar, segue o caminho do Portal da Transparência do Governo Federal:

Figura 1 – Portal da Transparência com as remunerações dos servidores públicos federais, a fim de estimular os estudos para concurso público (Fonte: CGU / Governo Federal. Disponível em: <https://portaldatransparencia.gov.br/>. Acesso em: 06 mar. 2023.).

Passe esse caminho a pessoa a quem você deseja convencer a estudar para concurso, de forma que ela veja com os seus próprios olhos. Pergunte a ela se as remunerações estão adequadas.

Além disso, um benefício exclusivo do serviço público é a estabilidade. Salvo situações excepcionais previstas na legislação, em regra os servidores não são demitidos. Isso proporciona uma maior segurança e autonomia no desempenho das suas funções.    

Outra questão refere-se à jornada de trabalho. Dificilmente você precisará fazer horas extras no serviço público, a menos que exerça uma função bastante específica. Por conseguinte, a sua qualidade de vida vai melhorar.

Você deve estar se perguntando: qual a novidade disso? Todo mundo já sabe os benefícios da carreira pública. Cuidado, nem sempre. Você sabe porque é bem informado e está inserido no meio dos concursos. Mas pense que não é a realidade da maioria da população.

Ademais, muitas vezes as pessoas sabem, mas esquecem. Por isso, nunca é demais reforçar.  

Acabe com os mitos para estimular a estudar para concursos

Muitas pessoas têm aversão ao serviço público porque possuem uma ideia equivocada da realidade. Os mitos são distorções que afastam os concurseiros em potencial a trilharem seu objetivo. Por isso, é importante dar fim a eles.

O principal deles é que o servidor público não trabalha. Concurseiro, essa é uma visão totalmente ultrapassada e superada. SERVIDOR PÚBLICO TRABALHA E MUITO! Grave isso na sua mente e na de quem você quer convencer a estudar para concurso.

Como em todo ambiente, certamente o órgão terá algumas pessoas que não agregam. Mas não podemos generalizar. Felizmente, as novas gerações de servidores estão contribuindo para mudar essa visão.

Outra questão é a suposta defasagem da carreira. As pessoas acreditam que o servidor público não realiza cursos e que, com o passar dos anos, perde o conhecimento de mercado.  Por causa disso, muitas pessoas relutam em ingressar no serviço público, com o medo de ficarem desatualizadas.

Isso também não é verdade. O serviço público vem se modernizando nas últimas décadas, absorvendo muitas ideias da iniciativa privada. Uma delas é a preocupação frequente com o crescimento do servidor, por meio de capacitações, especializações na carreira etc.

Por conseguinte, muitos órgãos oferecem incentivos para esse crescimento, por meio de pecúnia, liberação de horas, parcerias com instituições que oferecem os treinamentos etc.

Os órgãos mais bem estruturados (por exemplo, Tribunais de Contas) possuem uma divisão interna para organizar as capacitações. Só para ilustrar, veja a infinidade de possibilidades que a Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ oferece aos alunos:

Figura 2 – Treinamentos oferecidos pela Escola de Contas e Gestão, a fim de estimular os estudos para concurso público (Fonte: TCE-RJ. Disponível em: <https://portal-br.tcerj.tc.br/web/ecg>. Acesso em: 06 mar. 2023.).

Mostre exemplos de vencedores por meio de concursos

O argumento mais convincente virá agora. A melhor forma de convencer alguém a estudar para concurso é destacar um exemplo de servidor público que a pessoa conheça. 

A maioria das pessoas tem um parente ou amigo que faz parte da carreira pública há alguns anos. Pode ser um professor, um policial, um administrador do Banco do Brasil etc. A nossa proposta é a seguinte: pergunte a esse servidor público se ele apoia o estudo para concursos.

Mesmo que ele esteja insatisfeito no local de trabalho, ele sabe que é muito melhor continuar na carreira. Se sair, terá que enfrentar o mercado de trabalho, competir com pessoas mais novas (dependendo da idade) e correr o risco de ser demitido a qualquer momento.

Além disso, os servidores públicos tendem a possuir uma situação financeira estável, após alguns anos de atividade. Possivelmente, a pessoa a quem você perguntou deve ter uma vida confortável, com direito a viagens, apartamento próprio, carro etc.

É claro que perguntar a conta bancária de alguém é sinônimo de indelicadeza. Mas algumas situações são perceptíveis. Além disso, atualmente as pessoas têm o hábito de postar fotos nas redes sociais.

A sugestão que vamos dar agora é muito utilizada por criminosos, mas há um bom motivo no seu caso :). Busque as redes sociais do servidor público para conhecer um pouco mais da sua realidade. E passe o contato à pessoa a quem você deseja convencer a estudar. Isso será um bom incentivo.

Por outro lado, se você já for servidor público e estiver estudando para um concurso melhor, apresente o seu caso como exemplo. Esse argumento será mais convincente ainda, pois você tem maior proximidade com a pessoa para passar as informações.

Conclusão

No artigo de hoje, apresentamos alguns argumentos para convencer alguém a estudar para concurso público. Na prática, as pessoas são responsáveis por suas escolhas e ninguém pode influenciar em suas decisões. Contudo, você pode dar um “empurrãozinho” para tentar mudar a vida de alguém.  

Lembramos que o Estratégia Concursos oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Conheça os materiais da plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Por fim, exercite sempre o seu aprendizado por meio de questões. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Cristiane Selem Ferreira Neves

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

16 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

19 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

19 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

19 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

19 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

20 horas atrás