CBS substitui PIS e Confins
Olá Concurseiro! Tudo bem?
Já vimos em artigos anteriores que a Reforma tributária alterou a legislação que disciplina o Sistema Tributário Brasileiro e hoje vamos entender um dos novos tributos trazidos pela Reforma: a Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS). Trata-se de um dos componentes do Imposto sobre Valor Agregado Dual que passará a vigorar no sistema tributário brasileiro.
O estudo está dividido em dois artigos e nesse primeiro artigo veremos:
No próximo artigo trataremos sobre as características da CBS, sua alíquota e sua abrangência.
Vamos lá!
A Reforma Tributária (trazida pela Emenda Constitucional nº 132 de 2023) previu que Lei Complementar instituirá Contribuição sobre Bens e Serviços. É o que prevê o art. 195, V, da Constituição Federal (CF), incluído pela Emenda. A CBS incidirá sobre operações com bens (materiais ou imateriais), inclusive direitos, e sobre operações com serviços.
Conforme previsão da CF, a Contribuição será de competência Federal e irá substituir a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), ambas de competência da União.
A CBS é um dos tributos que irão compor o Imposto sobre Valor Agregado (IVA Dual) estabelecido pela reforma tributária, em conjunto com a Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A adoção do IVA, conforme estudado em artigo anterior, objetiva evitar o efeito cascata na cadeia econômica de bens e serviços (hipótese em que ocorre cobrança de tributo sobre tributo). Com o aplicação do Imposto sobre valor agregado, a tributação ocorrerá apenas sobre os valores acrescidos em cada uma das etapas dessa cadeia, obedecendo à não cumulatividade.
Por fim, importa salientar que Lei Complementar irá prever as definições sobre o fato gerador; a base de cálculo; as hipóteses de não incidência; os sujeitos passivos; as imunidades; os regimes específicos, diferenciados ou favorecidos; e as regras de não cumulatividade e creditamento, de forma harmônica com as definições previstas para o IBS. Ou seja, regramentos que se aplicam ao IVA Dual, composto por esses dois tributos. Por sua vez, a alíquota da Contribuição poderá ser fixada em Lei Ordinária, conforme previsão da CF.
O cronograma para a efetivação das substituições previstas na Reforma tributária e, por conseguinte, para a cobrança dos novos tributos está previsto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).
A regulamentação dos novos tributos iniciou-se em 2024 e continua ocorrendo em 2025, em meio a debates, revisões e votações no Congresso Nacional.
A previsão constante no ADCT é de que no ano de 2026 a CBS comece a ser cobrada juntamente com o IBS de forma experimental. Nesse período as alíquotas serão reduzidas: 0,9% no caso da CBS e de 0,1% no caso do IBS. Porém, o texto constitucional prevê que durante nesse período os sujeitos passivos que cumprirem as obrigações acessórias referentes a esses tributos terão dispensado o seu recolhimento.
Em 2027, por sua vez, a previsão é de que a CBS estará integralmente instituída, substituindo o PIS e a Cofins, que serão extintos. Porém, a Constituição prevê ainda que em 2027 e 2028 a CBS terá sua alíquota reduzida em 0,1 (um décimo) ponto percentual. Trata-se de uma “compensação” pelo início da cobrança do IBS, que ocorrerá nesse período, como esclarecido em artigo anterior sobre esse imposto.
Cabe ressaltar que, a despeito da CBS estar completamente instituída no ano de 2027, a previsão é de que as mudanças trazidas pela Reforma, com a implementação dos demais tributos e a substituição dos antigos siga ocorrendo de forma gradual até o ano de 2033.
Por fim, é importante salientar que até que a Reforma seja integralmente instituída, as alíquotas de referência da CBS e do IBS serão fixadas pelo Senado. Essas alíquotas terão revisão anual. Com isso, será possível realizar o reajuste das referidas alíquotas com o objetivo de que a carga tributária total se mantenha no mesmo patamar do período anterior à transição.
Portanto, como vimos ao longo do presente artigo, a CBS é uma das inovações trazidas pela Reforma Tributária. Ela é um dos tributos que comporão o IVA Dual (CBS e IBS), que busca trazer para o sistema tributário brasileiro menor complexidade e maior transparência acerca da tributação, respeitando a não cumulatividade.
Também vimos que ela incidirá sobre operações com bens e sobre operações com serviços, juntamente com o IBS.
Ademais, a Contribuição sobre Bens e Serviços é de competência Federal. A previsão constitucional é de que sua cobrança começará em 2026 e ela deverá estar plenamente implementada em 2027, substituindo integralmente o PIS e a Cofins.
Por fim, vale salientar que a CBS terá regramento previsto em Lei Complementar Federal, juntamente com o IBS.
No próximo artigo iremos esclarecer quais são as características da CBS, como será a fixação de sua alíquota e sua abrangência.
Até a próxima!
Referências:
Constituição Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Um novo concurso Câmara de Mongaguá, localizada em São Paulo, teve seu edital publicado com…
Foram publicados dois editais de concurso público da Prefeitura de Três Passos, no Rio Grande…
Com avaliações no próximo domingo (8), os candidatos inscritos no PSS IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio…
O IBGE está autorizado a contratar mais de 39 mil profissionais temporários em 2026! O…
A primeira semana de fevereiro de 2026 finalmente se encerrou e, com ela, diversos editais…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Iguape, município localizado no…