tcm sp
O concurso público do Tribunal de Contas do Município de São Paulo foi suspenso por conta da COVID-19, mas para aqueles que estão se preparando, este tempo a mais é uma oportunidade única de focar no edital e aprofundar ainda mais os estudos.
Assim, quando o certame for retomado, você estará pronto para garantir uma das vagas e ver seu nome na lista de aprovados do TCM SP.
Para relembrar tudo o que será cobrado na primeira etapa do concurso, preparamos este artigo com todas as etapas de prova detalhadas. Leia com atenção, pegue seu café e bons estudos!
Os candidatos ao cargo serão avaliados através de duas provas, são elas uma Prova Objetiva e uma Redação. A aplicação de ambas as provas será conjunta, com duração máxima de 4 horas e 30 minutos.
A prova objetiva será dividida em dois blocos, de Conhecimentos Gerais e Específicos. Exclusivamente para a especialidade de T.I., haverá também um terceiro bloco, de Conhecimentos Especializados. Para o candidato ser considerado aprovado, é necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em cada bloco:
Para ambas as especialidades, o módulo de Conhecimentos Gerais vai cobrar Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
No módulo de Conhecimentos Específicos, serão cobrados os seguintes conhecimentos:
Para a especialidade de Tecnologia de Informação, serão cobrados no módulo de Conhecimentos Especializados, os seguintes tópicos acerca de Lógica de Programação:
Somente serão corrigidas as redações dos primeiros candidatos mais bem habilitados na prova objetiva, conforme a tabela abaixo:
A etapa será avaliada na escala de 0 a 30,00 pontos. Serão considerados como critério de pontuação: Tema, Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e Expressão (coesão e modalidade).
Será considerado habilitado na prova de redação o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50%, ou seja, 15,00 pontos.
Os candidatos ao cargo serão avaliados através de três provas, são elas uma Prova Objetiva, uma Prova Discursiva e uma Redação.
A aplicação da prova objetiva, terá duração máxima de 5 horas. Já a redação e a prova discursiva serão aplicadas em conjunto em outro turno, no mesmo dia que a prova objetiva, com duração máxima de 3 horas e 30 minutos.
A prova objetiva será dividida em dois blocos, de Conhecimentos Gerais, Específicos e Especializados. Para o candidato ser considerado aprovado, é necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em cada bloco:
Nos módulos de Conhecimentos Específicos e Especializados, os conhecimentos cobrados vão variar conforme a especialidade.
Somente serão corrigidas as redações dos primeiros candidatos mais bem habilitados na prova objetiva, conforme a tabela abaixo:
A Redação será avaliada na escala de 0 a 25,00 pontos. Serão considerados como critério de pontuação: Tema, Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e Expressão (coesão e modalidade).
Será considerado habilitado na prova de redação o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50%, ou seja, 12,50 pontos.
A prova discursiva será composta de três questões, cada uma sendo avaliada na escala de 0 a 25,00.
Na correção, serão analisados o conhecimento e domínio do conteúdo, o raciocínio lógico do candidato ao desenvolver a questão apresentada com clareza, coerência e objetividade, a organização do texto, a técnica de redação, o domínio do léxico e a correção gramatical.
Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 37,50 no conjunto das três questões.
Auxiliar Técnico de Fiscalização, na especialidade Suporte Administrativo: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 90,00) e da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 30,00);
Auxiliar Técnico de Fiscalização, na especialidade Técnico de Informática: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 115,00) e da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 30,00);
Agente de Fiscalização nas especialidades Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas, Economia e Engenharia Civil: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 130,00, da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 25,00) e da nota da prova discursiva (que valerá, no máximo, 75,00);
Agente de Fiscalização na especialidade Tecnologia da Informação: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 140,00), da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 25,00) e da nota da prova discursiva (que valerá, no máximo, 75,00).
Vale ressaltar, que a leitura do edital de abertura é o primeiro passo para iniciar seus estudos. O documento é o regulamento do concurso público e traz todas as informações e detalhes que o candidato precisa saber!
Mais informações: Concurso TCM SP
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro de todos os concursos
A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…
Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…
Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…
Fepese será a banca responsável pelo novo concurso Cidasc! A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola…
Concurso PC SC terá edital publicado até dia 15/12, com inscrições ainda neste ano; extrato…
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) definiu a Fepese como banca…