Últimas notícias

Concursos Tribunais: Senado defende nível superior para técnicos

A exigência de nível superior para o Técnico Judiciário em concursos públicos da Justiça Federal foi debatido no Núcleo de Assessoramento e Estudos Técnicos do Senado Federal, que manifestou-se favorável. Veja a manifestação do Senado Federal:

Concursos Tribunais – nível superior para Técnicos

A pauta foi apreciada devido o pedido de consulta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, responsável por analisar a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), que solicita o fim da exigência de nível superior para o cargo.

O tema também será debatido na Câmara dos Deputados e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

ADI

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ajuizou duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra dispositivos legais que exigem curso superior completo para cargos de técnicos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e do Ministério Público da União (MPU).

ADI 7709 questiona dispositivos da Lei 14.456/2022 que passaram a exigir curso de ensino superior completo como requisito para a investidura de técnico judiciário da União.

Na ADI 7710, o objeto são dispositivos da Lei 14.591/2023, que elevam o requisito de escolaridade para ingresso nos cargos de técnico do MPU e de técnico do Conselho Nacional do Ministério Público de nível médio para superior.

Nas duas ações, a PGR afirma que as normas são resultado de emendas parlamentares estranhas aos temas tratados nos projetos que deram origem às leis, o que é considerado inconstitucional pelo Supremo.

Ficou interessado em saber mais informações sobre os concursos Tribunais previstos? Preparamos um artigo completo para você!

Saiba mais: concursos Tribunais

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Cursos para concursos:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Priscila Almeida

Atua na área de concursos públicos desde 2019. As editorias que mais têm familiaridade são: Tribunais (TJs; TRTs; TREs; TSTs; STJ, STF, STM e TSE); Defensorias; Ministérios Públicos; Procuradorias; Educação e Conselhos. Na área de comunicação, de maneira geral, a caminhada é um pouco mais longa - desde 2007. Possui experiência em redações de rádio, TV, Web e impresso, além de desenvolver trabalhos em assessorias de comunicação institucional, empresarial e públicas. Entre outros trabalhos, se destacam a atuação nas áreas de Justiça, Congresso, Esportes, Saúde, Agropecuária, Cidades e Aviação Civil.

Posts recentes

Concurso MP SP: inscrições abertas para nível fundamental

O mais recente edital do concurso do Ministério Público de Estado de São Paulo (MP SP) oferece…

8 minutos atrás

Concurso CGE SP: resultado da prova é retificado!

Aprovados no concurso CGE SP devem ser empossados ainda no 1º semestre Em razão de…

10 minutos atrás

Concurso UNIRIO: recurso para Assistente em Administração

As provas objetivas do concurso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) foram…

15 minutos atrás

Concurso Conchas SP: saiu edital com salários até R$ 15,7 mil

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Conchas, município do estado…

16 minutos atrás

Concurso Diplomata: inscrições abertas para 60 vagas!

Concurso Diplomata oferta salário inicial de R$ 22.558,56 O novo concurso para a carreira diplomática…

20 minutos atrás

Uso de meio eletrônico no PAT para SEFAZ/SP

Oi, bom te ver por aqui!! Trazemos à tona, neste texto do Estratégia Concursos, um assunto muito importante para a prova de Auditor…

23 minutos atrás