Os órgãos terão até 180 dias para implementar as mudanças
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em conjunto com os presidentes dos Tribunais Superiores e Conselhos publicaram no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22 de janeiro, portaria referente a implementação de critérios e procedimentos para ajustar sistemas informatizados que apoiem a gestão dos Adicionais de Qualificação.
Dentre os ajustes, consta que “é vedada a concessão do adicional quando o curso de graduação ou de pós-graduação, a certificação profissional ou a ação de capacitação especificados em edital de concurso público constituírem requisito para ingresso no cargo de provimento efetivo.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
De acordo com a Portaria Conjunta Nº1 de 7 de janeiro e 2026, Adicional de Qualificação (AQ) destina-se aos servidores das carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário da União, em razão dos conhecimentos adicionais adquiridos em ações de capacitação, cursos de graduação, títulos, diplomas ou certificados de cursos de pós-graduação, em sentido amplo ou estrito, bem como certificações profissionais, todos em áreas de interesse dos órgãos do Poder Judiciário da União, observando-se os critérios e procedimentos estabelecidos neste ato.
O AQ é devido aos servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo do Poder Judiciário da União, na condição de optante pela remuneração do cargo efetivo.
O texto diz ainda que a comprovação da qualificação, para fins de concessão do AQ, será realizada mediante apresentação do diploma, certificado ou certificação, preferencialmente em meio digital, facultado ao órgão do Poder Judiciário da União exigir, a qualquer tempo, o original para conferência, inclusive o que contenha código de verificação de autenticidade, cientificando o servidor sobre a sua responsabilidade pela veracidade e autenticidade do documento, sob as penas das leis.
Além disso, o AQ será calculado com base em múltiplos do Valor de Referência (VR) fixado no Anexo X da Lei n.º 11.416, de 15 de dezembro de 2006, incluído pela Lei n.º 15.292, de 19 de dezembro de 2025, nos seguintes termos:
O documento detalha ainda:
Veja todos os detalhes da portaria conjunta entre os presidentes do STF, CNJ, STJ, TST, TSE, STM, CJF, CSJT e TJDFT por meio do link abaixo:
icou interessado em saber mais informações sobre os concursos Tribunais previstos? Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: concursos Tribunais
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Fique por dentro dos Concursos 2026; são mais de 100 mil vagas previstas para diversas…
Fepese é a banca organizadora do novo concurso para a Guarda de Itajaí. Edital iminente!…
O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…
Dinheiro do Estado pode ter sido destinado a procedimentos estéticos realizados por magistrados e familiares…
O novo concurso da Prefeitura de São João del Rei, município de Minas Gerais, logo…
Edital TRT PI ofertará vagas para os cargos de Analista e Técnico O Tribunal Regional…