Policial (Agente, Escrivão e Investigador)

Concursos Policiais PE: governadora confirma edital para 2026

Raquel Lyra afirma que banca organizadora dos Concursos Policiais PE está em fase final de definição

Os Concursos Policiais PE, que engloba as forças vinculadas à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS PE), terá um novo edital publicado ainda em 2026.

A governadora Raquel Lyra confirmou a informação nesta segunda-feira (11), em entrevista ao Diário de Pernambuco, destacando que o Estado já iniciou as tratativas para contratar a banca organizadora do novo certame.

A gente fez concurso público para 7.000 pessoas na segurança, fora os 1.200 policiais penais que eu contratei. Vem outro. Vem em breve, eu tô fechando a banca para poder lançar o concurso. Então esse ano sai.

Tramitação e próximos passos

Com a confirmação da governadora, o processo de escolha da empresa que vai aplicar as provas avança para a fase de conclusão.

O anúncio oficial da banca organizadora é o último trâmite burocrático necessário antes da publicação do edital, que trará a distribuição exata das carreiras, requisitos e cronograma de provas.

Necessidade de concursos Policiais PE 2026

A urgência por novos concursos Policiais PE em 2026 já havia sido sinalizada pela gestão estadual no último dia 30 de abril.

Durante uma cerimônia de formatura de policiais militares, a chefe do Executivo pontuou que o quadro atual de servidores públicos da segurança ainda é insuficiente para atender às demandas de Pernambuco.

Estamos no caminho certo, investindo não com discurso, mas com entrega de equipamentos e de homens e mulheres que estão prontos para servir à nossa sociedade.

Últimos concursos

Para suprir o déficit histórico, o Governo de Pernambuco promoveu recentemente seleções de grande porte para a área de segurança.

O reforço no efetivo mencionado pela governadora contemplou carreiras de nível médio e nível superior nas principais corporações do Estado.

O contingente recém-incorporado foi distribuído da seguinte forma:

  • Polícia Militar e Corpo de Bombeiros: reforço no quadro de Praças (Soldados) e Oficiais;
  • Polícia Civil: convocação de novos Agentes, Escrivães e Delegados;
  • Polícia Penal: contratação de 1.200 novos servidores para o sistema penitenciário estadual.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Bruna de Andrade França

Bruna de Andrade França é publicitária com pós-graduação em Marketing & Growth, atuando há mais de 6 anos no universo dos concursos públicos. Desde 2021, lidera no Blog do Estratégia Concursos a cobertura editorial especializada em Concursos Policiais (PF, PRF, PM, PC, etc.), além das frentes de concursos bancários, de saúde e da área legislativa. Especialista em redação, com práticas de SEO e Copywriting, possui também atuação prática de contato direto com órgãos públicos responsáveis por editais, permitindo acesso antecipado a informações, desdobramentos importantes e atualização eficiente dos concursos públicos.

Posts recentes

Concurso Sagrada Família (RS): sem novo edital

A Prefeitura de Sagrada Família, no Rio Grande do Sul, realizou processo seletivo em 2025…

1 minuto atrás

Concurso Roque Gonzales (RS): vagas e editais

A Prefeitura de Roque Gonzales realizou seu último concurso público em 2024, oferecendo 1 vaga…

3 minutos atrás

Concurso Ronda Alta (RS): sem novo edital previsto

A Prefeitura de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, realizou processo seletivo em 2025…

6 minutos atrás

Concurso Rodeio Bonito (RS): sem novo edital previsto

A Prefeitura de Rodeio Bonito, no Rio Grande do Sul, realizou processo seletivo em 2025…

8 minutos atrás

Concurso Relvado (RS): sem novo edital previsto

A Prefeitura de Relvado, no Rio Grande do Sul, realizou seu último processo seletivo em…

10 minutos atrás

Concurso Redentora (RS): sem novo edital previsto

A Prefeitura de Redentora, no Rio Grande do Sul, realizou processo seletivo em 2025 para…

12 minutos atrás