Na última quarta-feira (8), a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o Projeto de Lei (PL) que garante o direito à remarcação do Teste de Aptidão Física (TAF) para gestantes em concursos públicos.
Segundo o PL, às gestantes será assegurado o direito de remarcar o TAF por prazo não inferior a 30 dias e não superior a 90 dias da data de término da gravidez.
A medida considera ainda que o pedido para realizar a etapa em nova data independe de previsão em edital. Além disso, não serão considerados na solicitação a data da gravidez, o tempo, a condição física e o grau de esforço na realização dos testes.
Vale destacar que o direito à remarcação do TAF não se aplica às fases psicotécnica, provas orais ou provas discursivas, e não se estende à mãe ou pai adotante.
Além disso, será permitido à Administração Pública convocar demais candidatos aprovados para suprir o déficit de pessoal, após reservar o quantitativo de vagas correspondente às candidatas gestantes.
A proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados se não houver pedido de votação no Plenário do Senado Federal. Se aprovada, será enviada para sanção do Poder Executivo.
Edital específico para docentes indígenas também foi anunciado! A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma,…
Novo concurso Seduc PA anunciado com 2 mil vagas. Edital exclusivo para Professor Indígena também…
Concurso Joinville Saúde ofereceu vagas nos níveis médio, técnico e superior. Resultado final homologado! Está…
Concurso Prefeitura Joinville SC: salários de até R$ 11,8 mil! O concurso da Prefeitura de…
Concurso Nittrans RJ registou mais de 6 mil inscritos A banca FGV segue divulgando os…
Concurso ALERJ terá avaliações aplicadas em 08 de fevereiro; confira seu local de prova! Resumo…