De acordo a decisão do Tribunal de Justiça MS, os concursos do estado do Mato Grosso do Sul (MS) devem cumprir a reserva de vagas destinada a Pessoas com Deficiência (PcD).
O TJMS determinou que os próximos concursos precisam observar o percentual de 5% a 20% destinado a candidatos PcD. Se o governo não atender à decisão, poderá se submeter a uma multa no valor de R$ 200 mil para cada certame realizado que descumpra a reserva de vagas.
A decisão foi tomada em processo relacionado ao concurso da Secretaria de Estado de Educação (SED) que ofertou, realizado em 2019. O certame resultou na contratação de 7 mil professores.
O juiz Ariovaldo Corrêa entendeu que não seria oportuno a aplicação da reserva no caso em específico devido à contratação já ter sido concluída. Ele determinou, no entanto, que os próximos certames realizados no estado observassem o percentual de vagas reservadas aos candidatos PcD.
Vale ressaltar que a reserva de vagas destinada a PcD encontra respaldo constitucional no art. 37, inciso VIII, além da Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Preparamos um artigo completo e atualizado sobre os concursos MS.
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Oscar Bressane, município do estado…
FGV divulga resultado final da prova objetiva do concurso ALEAM; veja próximas datas! Resumo da…
Provas do concurso ALEAM registraram abstenção de quase 37%. Edital oferece 363 vagas e salários…