A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu a cartilha “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições – 2022” que dispõe, entre outros, sobre concursos públicos em âmbito federal.
De acordo com a cartilha, o TSE não proíbe a realização de concursos públicos em anos de eleição. No entanto, é vedada a nomeação ou contratação nos três meses que antecedem o pleito, ou seja, a partir de 2 de julho de 2022.
“nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito …”
Caso o concurso público não seja homologado até 2 de julho de 2022, a nomeação e posse dos aprovados só poderá ocorrer após a posse dos eleitos.
A regra, no entanto, prevê exceções para os cargos dos órgãos a seguir:
Além disso, também é possível a nomeação ou contratação para serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo. Os serviços públicos de natureza essencial são aqueles ligados à sobrevivência, saúde e segurança pública.
Quer ficar por dentro das oportunidades previstas em concursos públicos em 2022? Acesse nosso artigo e confira mais informações:
Este artigo serve como seu guia essencial para acompanhar os Concursos Abertos em todo o…
Adeus, insegurança! Conquiste estabilidade com 73 mil vagas em Concursos Públicos Você está cansado da…
Sancionada no dia 15 de janeiro, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 da União…
Edital de concurso CIRSURES SC oferece vagas CR e salários de até R$ 9.128,84! O…
Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo voltado para concursos públicos tratando sobre a Arguição…
Estão encerradas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Barbalha, no Ceará. Agora, os…