O Concurso Unificado de Pernambuco PE teve seu edital recém-publicado e já é alvo de críticas devido à ausência de cotas raciais na oferta de vagas.
De acordo com uma entrevista concedida ao portal G1, a vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Márcia Santos, afirmou que a falta de cotas pode levar o certame a uma possível suspensão.
A vice-presidente da Comissão ainda declarou que a governadora do Estado, Raquel Lyra, alegou que não tinha essa obrigação de inserir as vagas para cotas no certame.
No entanto, conforme aponta Márcia Santos, isso vai contra o que consta no artigo 39 do estatuto, assinado pela própria governadora em 2023.
“É dever do poder público promover ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive nas contratações do setor público”.
Embora exista o estatuto, considerado um instrumento importante para a promoção da igualdade social, ele pode acabar enfraquecido, alertou Márcia.
Por este motivo, a vice-presidente afirmou que a Comissão de Igualdade Racial da OAB elaborou um ofício que será enviado à governadora, com o objetivo de pressionar as devidas alterações no edital do concurso.
Além disso, é importante destacar que a Fundação Carlos Chagas (FCC) retirou do ar o link de inscrições para o concurso Unificado de Pernambuco.
Vale lembrar que o prazo havia sido aberto na data de hoje, 9 de outubro. Agora, os candidatos não estão mais conseguindo realizar o acesso em detrimento da ausência do link de inscrição.
Abaixo é possível verificar que o tópico que trata de “links e arquivos” não possui mais o acesso para a página de inscrições do certame. Confira:
A equipe de jornalismo do Estratégia segue em contato com o governo para obter respostas sobre o que será feito a respeito da ausência de cotas no concurso. Qualquer novidade será atualizada em nosso blog!
Ademais, o edital contempla 460 vagas imediatas para cerca de 55 cargos de níveis médio e superior, em diferentes especialidades.
O certame reúne as seleções públicas de nove órgãos estaduais e as unifica em um só edital. As provas estão previstas para dezembro deste ano, nos dias 14 e 21.
Para saber TODOS os detalhes do Concurso Unificado de Pernambuco (PE), além das informações referentes às cotas, acesse agora mesmo o artigo abaixo e veja tudo na íntegra!
Saiba mais: Concurso Unificado PE
Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre a possibilidade de condenação por dano moral coletivo em…
O próximo edital de concurso público da Prefeitura de Criciúma, município do estado de Santa…
O mais recente edital do concurso do Ministério Público de Estado de São Paulo (MP SP) oferece…
Aprovados no concurso CGE SP devem ser empossados ainda no 1º semestre Em razão de…
As provas objetivas do concurso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) foram…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Conchas, município do estado…