Últimas notícias

Concurso TJ AP: recursos para técnico judiciário

As provas objetivas do concurso do concurso TJ AP foram aplicadas no último domingo (24/03) e aqui você poderá conferir as sugestões de recursos para o cargo de técnico judiciário.

Os recursos foram elaborados pelos professores e especialistas do Estratégia Concursos com base neste caderno.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!

Concurso TJ AP: recursos para Língua Portuguesa

QUESTÃO 5

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: LETRA E

GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO

FUNDAMENTAÇÃO:

A banca examinadora deu como gabarito preliminar a letra E. Nessa alternativa, realmente a inversão de posição dos termos destacados implica mudança de sentido.  Em “coisas grandes”, o adjetivo pode estar indicando a dimensão das coisas, enquanto em “grandes coisas” pode ser entendido como sinônimo de “importantes”.

No entanto, quando analisamos a possibilidade de inversão na alternativa A, podemos constatar mudança de significado também. Em “próprias piadas”, o adjetivo “própria” denota aquilo que pertence à pessoa; que não pertence a outrem (Dicionário Michaelis); já em “piadas próprias”, o adjetivo passa a indicar a característica daquilo que é adequado para uma circunstância ou um fim determinados; apropriado, conveniente, indicado (Dicionário Michaelis).

Com base nisso, por haver dois gabaritos possíveis, solicita-se a anulação da questão.

REFERÊNCIA:

Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos.

Concurso TJ AP: recursos para Direito Constitucional

Questão nº 42 da Prova Tipo 4:

Gabarito preliminar: alternativa B

Gabarito pretendido: alternativa C

Fundamentação:

A questão trata da superveniência da legislação federal, em caso de competência concorrente. A solução é trazida pela literalidade do art. 24, § 4º, da CF, o qual dispõe, in verbis: “A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.”. Como se vê, esse é o texto trazido pela alternativa “C”, que deve ser dada como resposta.

O texto da alternativa “B” (trazida como resposta no gabarito preliminar) é inaceitável, uma vez que afirma haver revogação de uma norma por outra, algo que é unanimemente refutado pela doutrina (cf., por exemplo: MENDES, Gilmar Ferreira; CAVALCANTE FILHO, João Trindade. Manual Didático de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2024, p. 370), assim como já foi explorado em diversas outras questões da própria FGV.

Diante do exposto, requer-se a alteração do gabarito da questão, de “B” para “C”.

Questão nº 44 da Prova Tipo 4

Gabarito preliminar: alternativa B

Gabarito pretendido: alternativa A ou anulação

Fundamentação:

A controvérsia na questão gira em torno da situação 1, que discute se é ou não atribuição do Ministério Público atuar em caso de vizinho que ouve música “acima do volume aceitável”. A banca ofereceu como resposta a alternativa “B”, a qual considera que o MP não deve intervir nesse caso. Contudo, justifica-se, sim, a atuação do parquet nessa situação, uma vez que se trata de dano ao meio ambiente, na modalidade poluição sonora. Veja-se, por exemplo, a jurisprudência firmada no âmbito do STJ: “Muito além de simples incômodo causado na vizinhança, a poluição sonora perturba o meio ambiente, a saúde e a tranquilidade pública, bens de natureza difusa, o que faz com que o Ministério Público (MP) seja parte legítima para ingressar com ação civil pública. Essa é a jurisprudência destacada na Pesquisa Pronta, elaborada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).” (STJ Notícias). No mesmo sentido, confira-se o REsp nº 1.051.306/MG, redator para o acórdão Ministro Herman Benjamin, DJe de 10.09.2010, entre vários outros: “O Ministério Público possui legitimidade para propor Ação Civil Pública com o fito de prevenir ou cessar qualquer tipo de poluição, inclusive sonora, bem como buscar a reparação pelos danos dela decorrentes.”.

Dessa maneira, pretende-se a alteração do gabarito, de “B” para “A”. Alternativamente, diante da ambiguidade da forma como ficou redigido o item 1, se clareza sobre se se trata de poluição sonora ou de mera questão individual, requer-se a anulação da questão. 

Não perca nenhuma informação sobre o concurso TJ AP, cujo gabarito extraoficial você acabou de conferir. Elaboramos um artigo completo para você!

Saiba mais: concurso TJ AP

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Cursos e Assinaturas para o TJ AP

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Letícia Teixeira

Jornalista com experiência de mais de quatro anos no segmento de concursos públicos. Especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília, com atuação nas áreas de SEO, conteúdo, Webwriting e Copywriting.

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

12 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

14 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

14 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

14 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

15 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

15 horas atrás