Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)

Concurso TCU Técnico: quais são as etapas do edital?

Concurso TCU terá etapas aplicadas exclusivamente em Brasília (DF)

Após longos anos de espera, foi publicado recentemente o edital do concurso TCU para Técnico Federal de Controle Externo, cargo de nível médio com remuneração inicial de R$ 15.128,26.

A seleção costuma atrair a atenção de concurseiros de todo o país, e entender as etapas do edital é essencial para quem deseja garantir uma vaga no órgão.

Desta forma, para facilitar a sua vida, confira a seguir as principais etapas do concurso TCU e o que esperar de cada uma delas!

Etapas do concurso TCU para Técnico

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas previstas para serem aplicadas em Brasília (DF) no dia 3 de agosto. Também haverá um curso de formação profissional, como a segunda e última etapa do certame.

As provas objetivas terão a duração de 3h30 e serão aplicadas no turno da manhã. Já a discursiva terá a duração de 2h30 e será aplicada no turno da tarde. A organização está por conta do Cebraspe.

Prova objetiva

Com duração de 3h30, cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados.

O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Conhecimentos Básicos:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Língua Inglesa;
  • Direito Constitucional; e
  • Tecnologia da Informação.

Conhecimentos Específicos:

  • Noções de Administração;
  • Direito Administrativo;
  • Gestão de Contratos;
  • Execução Orçamentária e Financeira; e
  • Controle Externo.

Prova discursiva

A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

Programa de Formação

O Programa de Formação, de caráter eliminatório, a ser realizado pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), com apoio logístico do Cebraspe, terá a duração mínima de 60 horas.

Serão convocados para esta etapa todos os candidatos aprovados na primeira etapa, observada a ordem de classificação e o número efetivo de vagas para provimento imediato.

Os demais candidatos, aprovados na primeira etapa e não convocados para o Programa de Formação, serão classificados em lista de cadastro de reserva, podendo ser convocados em eventuais Programas de Formação futuros, cuja efetiva realização dependerá exclusivamente do interesse da Administração, observado o prazo de validade do concurso.

O edital de convocação para a segunda etapa estabelecerá o prazo para a matrícula e obedecerá ao interesse e à conveniência do TCU, que fixará prioridades para o desenvolvimento desta etapa.

Os candidatos sem aproveitamento e (ou) sem frequência mínima de 75% de presença no Programa de Formação serão considerados eliminados do concurso.

Durante o Programa de Formação, o candidato fará jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, no caso de ser servidor da Administração Pública Federal.

Para mais informações sobre o concurso TCU para Técnico, além das etapas, acesse o link abaixo!

Saiba mais: concurso TCU


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Bárbara Carvalho Santos

Mãe e jornalista formada pela UNIP, possui ampla experiência na cobertura de entretenimento em grandes veículos, como o site da CNN, RedeTV! e Estratégia Educacional. Atuou também em agências de marketing, produtoras musicais e assessorias de imprensa, com foco especial no trabalho com personalidades públicas. Atualmente, integra a equipe do Estratégia Concursos, onde é responsável pela produção de conteúdos estratégicos voltados para o setor de concursos públicos, com destaque para a área fiscal, gestão, controle, concursos administrativos e Ministérios participantes do CNU, além de diversos órgãos federais. Tem como missão transformar informações complexas em conteúdos acessíveis, relevantes e de alto valor para quem sonha com uma carreira no serviço público.

Posts recentes

Concurso Câmara de Brotas SP: gabaritos são divulgados!

Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…

1 hora atrás

Concurso PC SC: edital iminente; serão 300 vagas!

Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…

2 horas atrás

Concursos Administrativos 2026: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

3 horas atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2025!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

3 horas atrás

Concursos SC: principais editais previstos para 2025 e 2026

Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…

3 horas atrás

CIDASC define banca para novo concurso; serão 28 vagas!

Fepese será a banca responsável pelo novo concurso Cidasc! A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola…

3 horas atrás