Concurso TCE SP teve mais de 18 mil inscritos
Foi publicado no Diário Oficial de São Paulo a homologação do concurso público do Tribunal de Contas do Estado (TCE SP). Além disso, o órgão foi autorizado a adotar as medidas necessárias às nomeações dos aprovados.
Agora, passa a contar o prazo de validade do certame que é de 24 meses, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final.
Vale lembrar que a organização de todas as etapas do concurso público foi por conta da Fundação Vunesp.
Ademais, foram registrados 18.170 candidatos inscritos para concorrer a uma das 63 vagas. Foram 3.655 para Auditor de Controle Externo – Administração e 14.515 para Auditor de Controle Externo.
Os cargos contemplados possuem salários iniciais bem atrativos, de R$ 17.743,05, além de possuírem uma carga horária de trabalho em 40 horas semanais.
A lotação será em São Paulo capital, Araçatuba, Araras, Fernandópolis, Araraquara, Andradina, Itapeva, Ituverava e Adamantina.
Confira neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso TCE SP. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Sucesso absoluto: Estratégia domina os concursos de Controle
Concurso TCE SP: 89% dos aprovados são alunos do EC!
São ofertadas 63 vagas para funções de nível superior de escolaridade. Abaixo, confira exatamente como será a distribuição das oportunidades:
O concurso foi realizado em etapa única: Prova Objetiva, composta por questões de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório.
A Prova Objetiva de múltipla escolha foi realizada no município de São Paulo, no período da manhã para o cargo de Auditor de Controle Externo e no período da tarde para Auditor de Controle Externo – Administração.
Com duração de 4 horas, para ambos os cargos, a etapa foi composta por 80 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 5 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta.
Foi considerado aprovado, o candidato que, cumulativamente:
Para ambos os cargos, é aceito Diploma de conclusão de curso de nível superior, em grau de bacharel, em Administração ou Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Civil, Gestão Pública ou Gestão de Políticas Públicas.
Conforme a tabela de vencimentos disponível no portal da transparência do órgão, a remuneração inicial do cargo de Auditor de Controle Externo, antigo Agente da Fiscalização, é de R$ 17.743,05 (40h).
Auditor de Controle Externo: prestar serviços internos e externos no âmbito da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e dos seus Municípios, exceto o da Capital, e das respectivas entidades da administração direta e indireta.
Área de atuação: Suporte Técnico na área da Fiscalização.
Auditor de Controle Externo – Administração: prestar serviços internos e externos nas áreas da administração de pessoal, de materiais, de transportes, de comunicações, de finanças e orçamento, biblioteca, e executar atividades didáticas e pedagógicas que exijam conhecimentos específicos da área educacional e recreativa de convivência infantil ou nas áreas da saúde, assistência social e nutricional, executar e acompanhar atividades rotineiras que exijam conhecimentos específicos e outras atividades correlatas.
Área de atuação: Suporte Técnico na área da Administração.
Conforme último levantamento, realizado em agosto de 2025, existem 345 cargos vagos no TCE SP. Desses 115 são de Auditor de Controle Externo e 20 de Auditor de Controle Externo – Administração. Veja a listagem completa!
O último concurso do TCE SP aconteceu em 2023, sob organização da FGV, quando foram ofertas 9 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para a área de Tecnologia da Informação.
No total, foram 2.588 candidaturas homologadas, sendo 1.456 para Agente da Fiscalização (242,67 x vaga) e 1.132 para Auxiliar Técnico da Fiscalização (377,33).
| Cargo | Ampla | Negros | PcD | Total |
|---|---|---|---|---|
| Auxiliar Técnico da Fiscalização – TI | 02 | 01 | CR | 3 + CR |
| Agente da Fiscalização – TI | 4 | 1 | 1 | 6 + CR |
O certame seguirá vigente vigente até fevereiro de 2026, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
Além disso, os aprovados nas 9 vagas imediatas já foram nomeados, conforme documento publicado no Diário Oficial do Estado. Agora, fica a expectativa para a convocação de excedentes.
Para ambos os cargos, a Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 80 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta.
A avaliação foi composta por questões de conhecimentos gerais e questões de conhecimentos específicos:
Agente da Fiscalização – TI:
Auxiliar Técnico da Fiscalização – TI:
Foi considerado aprovado, o candidato que, cumulativamente:
Para o cargo de Agente da Fiscalização – TI:
Para o cargo de Auxiliar Técnico da Fiscalização – TI:
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Ver comentários
Obrigada, vamos aguardar.
Olá!
Haverá um curso específico para o concurso do TCE - Agente da Fiscalização (Administração)?
Obrigada!
Eu também gostaria de saber se o Estratégia disponibilizará um curso com base no edital anterior. Valeu, abraço !!
O salário desse cargo em 2014, quando saí, dava 9 mil líquidos. Deve ter subido. O trabalho é muito interessante e desafiador, e o salário para se viver no interior de SP é ótimo.
Eu vi metade do webnário, que se baseou nas informações do último edital.
Com relação ao cargo para administração não é mais qualquer engenharia que pode fazer, apenas civil. Vi concurseiros que divulgaram em fóruns uma lei aprovada pelo governador de SP em 2012, logo após o concurso.
Seria bacana confirmarem essa informação para que desavisados não estudem pro TCE SP à toa.
já tem cursos, gente...
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/tce-sp-tribunal-de-contas-do-estado-de-sao-paulo/
Achei estranho o item 10.6.1 letra F, estão exigindo do candidato ter sido jurado?
Qual a carga horária semanal desses cargos?
Tenho formação em pedagogia plena, será que vale ?
Fica aqui minha INDIGNAÇÃO quanto ao Edital não liberar vagas para todas as Engenharias !