TCE PE decide suspender atual concurso público após ser alvo de fraude nas investigações da PF
A Polícia Federal (PF) deflagrou na última quinta-feira (2) uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a concursos públicos.
Durante as investigações, a PF descobriu que o concurso TCE PE pode ter sido um dos alvos de fraude da quadrilha.
Isso porque um dos nomes presentes na operação também consta no resultado preliminar da prova objetiva para o cargo de Auditor de Controle Externo.
Diante da possível fraude, o Tribunal de Contas de Pernambuco emitiu uma nota nesta terça-feira (7), confirmando a suspensão de seu atual certame.
“Diante dos fatos revelados por inquérito da Polícia Federal (PF) e veiculados na imprensa sobre fraudes em concursos públicos em nível nacional e estadual, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informam que já estão tomando todas as providências cabíveis junto às autoridades policiais e judiciárias para proteger a integridade do certame.”, ressaltou no comunicado.
O órgão ainda destacou que a seleção apenas será retomada após os fatos serem devidamente esclarecidos, tornando possível a integridade e isonomia do concurso.
A mesma pessoa aprovada preliminarmente no concurso TCE PE também passou em pelo menos outros 13 editais, segundo as investigações da Polícia Federal.
Em seu currículo, a suspeita reúne um histórico de conquistas significativas e formações em cursos demorados e complexos, como Medicina e Direito, em universidade federal.
Na sua trajetória, há aprovações para um cargo de assistente administrativo em instituição de ensino federal e, agora, na auditoria fiscal do trabalho através do CNU 2024.
Essas informações para a PF, no entanto, são apenas formas de sofisticar e mascarar as ações da organização criminosa.
As investigações dizem que a acusada acumula 14 registros de suspeitas de fraude em diversos concursos.
A candidata apareceu nos holofotes após o início das apurações sobre o CNU 2024. A PF constatou que o gabarito da candidata no “ENEM dos Concursos” era idêntico ao de um ex-policial militar apontado como o líder da quadrilha especializada em fraudar certames.
Após uma análise de dados digitais, a PF acredita que documentos específicos conectam a dupla aos demais investigados, como um arquivo de janeiro de 2024.
No documento, foram encontradas referências à aprovação do acusado de líder no concurso do Banco do Brasil, sugerindo que a outra suspeita tinha conhecimento prévio das atividades fraudulentas do grupo antes mesmo de elas se tornarem públicas.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso TCE PE, além da suspensão, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção.
Saiba mais: concurso TCE PE
O concurso Sefaz SP para Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda e…
Serão 9.580 vagas temporárias de nível médio para reforçar pesquisas e atualizações de dados. As…
CNU 2025: resultado das notas finais das provas objetivas serão disponibilizados através da imagem do…
Provas do concurso CONSAMU serão aplicadas em 25 de janeiro! Estão abertas as inscrições para…
No dia 05 de dezembro de 2025 houve uma movimentação importante referente ao concurso STF…
Edital do PSS IBAMA e INCRA deve ser publicado até janeiro de 2026! O IBAMA…