Previsto para este ano, o novo concurso do Tribunal de Contas do Estado do Pernambuco (TCE PE) foi confirmado pelo conselheiro Carlos da Costa Pinto Neves Filho.
Durante uma sessão on-line, realizada no último dia 08 de abril e disponibilizada ao vivo através do YouTube da “TV TCE PE”, Carlos afirmou que é atual responsável pelos trâmites do edital.
De acordo com ele, a seleção do TCE PE contemplará vagas para Auditor e Analista de Controle Externo. O conselheiro chegou a comentar sobre outros cargos, mas não citou quais especificamente.
Ao se tratar da atual fase do certame, Carlos afirmou que as tratativas administrativas estão seguindo o fluxo normal para abertura.
Ele ressaltou, inclusive, que já está em andamento um projeto de lei estadual que garante a ampliação do quantitativo de vagas a ser ofertado.
“Queremos e temos o ‘impulso’ administrativo para fazer [o concurso]. Vamos ter, inclusive, um projeto de lei que modificará o quantitativo de vagas. Estamos lançando o edital e correndo atrás do projeto de lei para termos as vagas necessárias.”, declarou.
Antes da confirmação de um novo concurso, o conselheiro havia dissertado da atual necessidade de servidores públicos dentro do TCE PE.
Segundo Carlos, o estado de Pernambuco criou a necessidade de contratar novos servidores em meio às demandas urgentes.
As informações cedidas por Carlos coincidem diretamente com o número real de cargos vagos no tribunal pernambucano.
Conforme dados do Portal da Transparência, existem atualmente 28 cargos vagos, prejudicando o andamento normal de trâmites devido a falta de profissionais. Confira a distribuição:
À vista disso, durante a mesma sessão, também esteve em discussão possíveis contratações de vagas temporárias para suprir as reais necessidades.
O concurso TCE PE, inclusive, apesar de sido confirmado pelo conselheiro, já tinha comissão formada e, anteriormente, em uma ata de reunião, foi detalhado que, por unanimidade, houve a aprovação de um novo certame ainda para 2025.
Foi aprovado o aumento de 6% nos salários dos cargos efetivos do órgão. O Projeto de Lei (PL) nº 2.696/2025, encaminhado pelo presidente do TCE, Valdecir Pascoal, propõe o reajuste dos vencimentos-base e representações dos cargos efetivos e em comissão e dos valores de funções gratificadas.
De acordo com a justificativa do projeto, o percentual busca recompor as perdas salariais acumuladas no ano de 2024 e atende aos limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para despesas com pessoal.
Para saber mais detalhes do reajuste dos salários dos cargos, além de que o concurso TCE PE foi confirmado, acesse agora mesmo link disponível logo abaixo:
Saiba mais: Concurso TCE PE
Neste artigo você encontrará um resumo das principais Regras Deontológicas do Código de Ética do…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…