Se você está interessado em uma das vagas para Auditor ou Analista de Controle, está na hora de voltar a sua atenção para a temida etapa do concurso público TCE MS: a prova discursiva!
Por isso, preparamos este artigo com todos os detalhes sobre a prova discursiva, para que você se destaque entre os concorrentes e esteja preparado para conquistar uma das vagas do certame.
Vale lembrar que a avaliação discursiva está prevista para ocorrer nos dias 25 de outubro, para o cargo de Analista, e 26 de outubro, para a função de Auditor. A organização e aplicação são por conta da banca Cebraspe.
A prova discursiva para o cargo de Analista de Controle valerá um total de 50,00 pontos e consistirá de uma questão dissertativa sobre situação-problema, a ser respondida em até 45 linhas.
A situação-problema será a respeito de tema relacionado a conhecimentos específicos do cargo. A prova será de caráter classificatório e eliminatório.
É importante ressaltar que não será permitida, durante a realização da prova, a utilização de livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.
Já a prova discursiva do concurso TCE MS para os cargos de Auditor de Controle Externo valerá um total de 100,00 pontos e consistirá de:
Os textos definitivos da prova discursiva deverão ser manuscritos, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
A sua aprovação no concurso TCE MS pode estar mais próxima do que você imagina:
Serão corrigidas apenas as provas discursivas dos candidatos aprovados nas provas objetivas do concurso TCE MS, que também serão aplicadas no mesmo dia.
A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
O candidato deverá produzir, conforme o comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.
Na questão dissertativa envolvendo situação-problema da prova discursiva (P3), para o cargo de Analista de Controle Externo, a questão valerá 100,00 pontos e será avaliada segundo os critérios a seguir:
As questões discursivas da prova discursiva (P3) para os cargos de Auditor de Controle Externo valerão 15,00 pontos cada, totalizando 45,00 pontos, sendo avaliadas conforme os seguintes critérios:
Para saber outros detalhes do concurso TCE MS, além da prova discursiva, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você. O link está disponível logo abaixo:
Saiba mais: concurso TCE MS
O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…
Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…
Se você deseja seguir a carreira pública, mas não quer sair da sua cidade, uma…
A Prefeitura de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, avançou na elaboração de seu…
Está na praça o edital do concurso público da Prefeitura de Vidal Ramos, município do…
Provas do concurso Câmara Uruguaiana são previstas em 08 de fevereiro de 2026! Estão abertas…