Segundo assessoria, o edital do concurso TCE MS segue em andamento e não está suspenso!
URGENTE! Informações de que o atual edital de concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE MS) está suspenso são FALSAS!
Segundo nota de esclarecimento divulgada nesta segunda-feira (25), o certame segue seu cronograma normalmente, sem qualquer interrupção.
“O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) esclarece que é falsa a informação de que o concurso público da instituição estaria suspenso. O certame, que oferta vagas para conselheiro substituto, auditor e analista de controle externo, segue seu cronograma normalmente.”
Assim, as inscrições, que tiveram o prazo encerrado no dia 22 de agosto, permanecem encerradas e os candidatos registrados seguirão para a etapa de provas, marcada para os dias 25 e 26 de outubro.
Vale lembrar que o Ministério Público (MP) entrou na justiça, na última semana, para suspender a seleção devido à ausência de cotas raciais no atual edital.
Conforme notícia divulgada pelo MP, os dois editais publicados não trouxeram a reserva de vagas para candidatos negros (20%) e indígenas (3%), o que fere os princípios da Constituição Federal.
Ainda assim, o próprio Cebraspe, banca da seleção, posicionou-se acerca do assunto e alegou que essa medida se aplica apenas à administração pública direta, não interferindo no edital do TCE MS.
Lembrando que os editais ofertam seis vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para os cargos de:
Todos, inclusive, exigem nível superior de formação e possuem salários iniciais que variam de R$ 10,3 mil a R$ 39,7 mil (Conselheiro, que exige mais de 10 anos de função), para 30 horas semanais.
No início de agosto (6), o Ministério Público recomendou ao TCE MS que o edital em andamento seja republicado com o acréscimo das cotas, conforme determina a Constituição Federal.
Segundo o órgão, após acionamento de candidatos do certame, foi analisado o edital e identificado que não constavam cotas para pessoas negras ou indígenas.
Dessa forma, foi despachado um documento à presidência da comissão, sugerindo que a banca republique, com urgência, o edital com o acréscimo das cotas, o que não aconteceu.
Por isso, o MP entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) junto à Defensoria do Estado para a aplicação efetiva da Lei de Cotas.
A ação judicial foi protocolada no dia 18 de agosto e tinha como objetivo “assegurar a observância dos princípios constitucionais da legalidade, da isonomia e da inclusão social, promovendo a correção imediata de dispositivos do edital que ferem direitos fundamentais.”
O MP disse, em nota, que o não cumprimento das cotas compromete a legitimidade do concurso, contribuindo para o reforço de desigualdades históricas no acesso ao serviço público.
Além da suspensão, foi solicitada a readequação das etapas do certame para garantir a acessibilidade de outros candidatos.
Para mais informações sobre o concurso TCE MS, que não está suspenso, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso TCE MS 2025
Novo edital do concurso PC SC deve ser lançado ainda em 2025 O novo concurso…
Após as eleições municipais, realizadas ano passado, novos concursos públicos para Prefeituras devem ser anunciados…
Cadernos de Questões anteriores para o concurso ALEGO: resolva questões anteriores sobre o edital do concurso…
Cadernos de questões para o concurso da Câmara de Ibaté de SP: resolva questões sobre o…
Foi publicado o edital do concurso Bombeiros PB para o provimento de 15 vagas, sendo…
Novo edital da Polícia Militar da Paraíba exige nível médio dos inscritos! Foi publicado o…