Concurso TCE MS não apresenta reserva para Lei de Cotas; Ação judicial do MP quer suspensão para aplicação da medida
O concurso TCE MS (Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul) pode ser suspenso a qualquer momento!
Isso porque o Ministério Público (MP) entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) para aplicação efetiva da Lei de Cotas, que, segundo o MP, não consta regularmente no edital de abertura.
A ação judicial foi protocolada na última segunda-feira (18) e tem como objetivo “assegurar a observância dos princípios constitucionais da legalidade, da isonomia e da inclusão social, promovendo a correção imediata de dispositivos do edital que ferem direitos fundamentais.”
O MP diz, em nota, que o não cumprimento das cotas compromete a legitimidade do concurso, contribuindo para o reforço de desigualdades históricas no acesso ao serviço público.
Além da suspensão, é solicitada a readequação das etapas do certame para garantir a acessibilidade.
Vale lembrar que são ofertadas 6 vagas imediatas, mais cadastro reserva, para cargos de nível superior e com salários de até R$ 14,2 mil e R$ 39,7 mil (Conselheiro, que exige 10 anos de experiência e idade mínima 35 anos).
Antes de sequer entrar com ação judicial contra o TCE MS, o MP já havia recomendado a republicação do respectivo edital com a devida aplicação da Lei de Cotas.
O ministério analisou o edital e identificou a ausência dessas cotas, mesmo com legislações vigentes que obrigam a respectiva reserva.
O despacho do dia 1º de agosto foi enviado à presidência da comissão, sugerindo a ação e a prorrogação do prazo de inscrições para que não haja qualquer prejuízo aos candidatos.
Apesar disso, a banca organizadora do concurso, o Cebraspe, respondeu aos questionamentos sobre a ausência da reserva afirmando que essa medida se aplica apenas à administração pública direta.
“Dessa forma, inexiste norma legal específica que institua a obrigatoriedade de reserva de vagas para candidatos negros e indígenas nos concursos promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul”, diz a resposta encaminhada pelo Cebraspe.
Para mais informações sobre o concurso TCE MS, além da ação judicial, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso TCE MS
Concurso São José do Rio Pardo registrou 3.366 inscritos Foram publicados os resultados das provas…
Nesse artigo você irá aprender como estudar as matérias que você acha difícil
A deputada Denise Pessôa (PT/RS) solicitou, em ofício enviado nesta quinta-feira (5), uma nova recomposição…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Oscar Bressane, município do estado…
FGV divulga resultado final da prova objetiva do concurso ALEAM; veja próximas datas! Resumo da…
Provas do concurso ALEAM registraram abstenção de quase 37%. Edital oferece 363 vagas e salários…