Fundação João Pinheiro (FJP), vinculada à Seplag MG, também terá concurso em breve!
Foram aplicadas as provas do concurso público da SEPLAG MG (Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais), cuja oferta é de 40 vagas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Deste total, 20 são para a ampla concorrência e o restante para candidatos negros, indígenas, além daqueles com deficiência. A carreira oferece um salário inicial de R$ 5.226,60.
O destaque deste certame é o formato de seleção, que está diretamente vinculado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2025). A avaliação do concurso utiliza as notas do ENEM, o que significa que somente candidatos inscritos no exame puderam participar da seleção.
Os aprovados poderão ser lotados em órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo de Minas Gerais, tanto na capital quanto no interior do estado.
Os gabaritos preliminares dos dois dias de prova, 9 e 16 de novembro, podem ser acessados através do site do Inep. Já os resultados finais estão previstos para janeiro de 2026.
Ao longo deste artigo, você confere todas as informações e novidades sobre o concurso Seplag MG, que ocorre anualmente. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe!
A primeira etapa deste concurso, de caráter eliminatório e classificatório, constituiu-se no Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 (Enem 2025).
A partir das notas obtidas no Enem 2025, os candidatos serão classificados para a segunda etapa de habilitação, prévia à realização da terceira etapa.
A segunda etapa, de caráter eliminatório, constitui-se na habilitação dos candidatos aprovados e classificados na primeira etapa, por meio da análise documental dos candidatos.
Já a terceira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, é composta pelo Curso de Graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo/FJP.
Foi contratada a banca organizadora do próximo concurso público da Fundação João Pinheiro, instituição de pesquisa e ensino vinculada à Seplag MG. Com organização da Legalle, serão ofertadas 26 vagas para os seguintes cargos:
>>>Veja mais detalhes sobre o concurso FJP
Criada em 1969, a Fundação João Pinheiro é uma instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Fonte de conhecimento e informações para o desenvolvimento do estado e do país, tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais.
Referência nacional em seu campo de atuação, a Fundação João Pinheiro presta serviços a instituições federais, estaduais e municipais, empresas e organizações privadas, universidades, institutos de pesquisa, organismos internacionais e entidades representativas de diversos segmentos sociais.
Suas atividades abrangem estudos básicos para conhecimento da realidade econômica e social do estado e suas regiões; planejamento regional, municipal e metropolitano; elaboração de projetos e estratégias de desenvolvimento setorial e regional; proposição, análise e avaliação de políticas públicas; apoio ao desenvolvimento organizacional e institucional público e privado; pesquisas e projetos relacionados à preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural e atividades de extensão e apoio ao desenvolvimento dos municípios.
Com uma equipe multidisciplinar que reúne técnicos, especialistas, doutores e mestres nas diversas áreas do conhecimento, a Fundação João Pinheiro tem como missão produzir e compartilhar conhecimentos e estatísticas, formar continuamente gestores e induzir políticas públicas para a construção de uma sociedade mais justa.
O Brasil é dividido em cinco regiões e a que lidera os índices populacionais e…
Concursos RJ: mais de 30 editais previstos para 2025! Já imaginou trabalhar em um dos…
Se você deseja seguir a carreira pública, mas não quer sair da sua cidade, uma…
A Prefeitura de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, avançou na elaboração de seu…
Está na praça o edital do concurso público da Prefeitura de Vidal Ramos, município do…
Provas do concurso Câmara Uruguaiana são previstas em 08 de fevereiro de 2026! Estão abertas…
Ver comentários
Que concurso mais estranho!!!!
deveria ser de nível superior
e ainda ter por base a nota do ENEM
Tá parecendo concurso da PM.
UM ABSURDO
Na verdade, isso aí é o vestibular para o Curso Superior (graduação) em "Administração Pública" oferecido todos os anos pela Fundação João Pinheiro. ;)
Gente, isso é um vestibular! Só que, quando você se forma, já tem uma vaga no serviço público.
Pessoal, apenas para esclarecer. O meio de ingresso é o vestibular pois uma das etapas do concurso público é o curso superior de 4 anos de duração. Após concluí-lo, respeitando as regras de não reprovação, o candidato está apto ao ingresso na carreira pública. Não há nada de absurdo! Pelo contrário, iniciativa louvável de Minas Gerais investir na formação de servidores preparados para lidar com as políticas públicas voltadas para melhora da condição de vida da população mineira. E apenas para constar, o curso superior tem recebido excelente avaliação.
quem ja tem um curso superior concluido em Faculdade federal, , pode participar?
Bom dia, @Estratégia, mas ai recebe-se alguma especie de bolsa auxilio até durante o curso de graduação, ou só após terminado o curso?
Olá, após colação de gral e a Homologação do concurso, os gradados logo tomam posse?
Existem turmas para quais não foram dada posses?
O governo de Minas consegui absorver todos os que terminam a graduação todos os anos?
Durante o curso eles pagam alguma ajuda de custo?
Será que a nota de corte dessa instituição é quanto?
Durante o curso há uma bolsa-auxilio de um salário. Minha dúvida é, esse concurso abre todos os anos? Perdi a inscrição do Enem nesse ano.
Olá Wellington. Sim, o concurso SEPLAG MG ocorre anualmente.