Como serão as etapas e provas do concurso SEDUC PI?
As avaliações serão aplicadas em março de 2026!
As provas objetivas e discursiva do concurso público da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC PI) serão aplicadas em 01 de março. Os candidatos serão avaliados por meio de:
a) Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
c) Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório; e
d) Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Provas Objetivas
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 4h30, contando com 50 questões e 5 alternativas de resposta:
Professor
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico e Matemático
Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí; e
Conhecimentos Específicos da Função.
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 5,00 pontos na nota final nas provas objetivas.
Prova Discursiva
A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 20 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos de cada cargo/disciplina.
A etapa do edital Seduc PI será corrigida conforme os critérios a seguir:
a) a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 10,00 pontos;
b) a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato,considerando-se aspectos de natureza gramatical, tais como: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
c) será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar o número máximo de linhas estabelecido;
d) será calculada, então, a nota na prova discursiva (NPD), por meio da fórmula NPD = NC – 2 × NE ÷ TL, em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo(a) candidato(a) na questão;
e) será atribuída nota zero ao texto que obtiver NPD < 0,00 ponto;
f) nos casos de fuga ao tema ou de não haver texto, o candidato receberá nota igual a zero na respectiva questão.
Prova Didática
A prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 10,00 pontos e consistirá de:
a) elaboração e envio de um plano de aula, no valor de 2,00 pontos;
b) apresentação de uma aula prática, pessoalmente, com a finalidade de verificar os conhecimentos pedagógicos e o desempenho didático do candidato, no valor de 8,00 pontos, referente a tema específico do cargo/disciplina (componente curricular), a ser divulgado no respectivo edital de convocação para prova didática, com duração mínima de 15 minutos e máxima de 30 minutos, sendo disponibilizado, no máximo, cinco minutos para que organize a sala para a aula prática, não podendo o somatório das duas etapas (aula + organização da sala) ultrapassar 30 minutos.
A aula prática será avaliada na escala de 0 (zero) a 10,00 pontos, sendo a nota dessa aula expressa com duas casas decimais e efetuada a avaliação conforme os critérios estabelecidos no edital de convocação para a referida prova didática.
Prova de Títulos
A avaliação de títulos valerá 1,00 ponto, ainda que a soma dos valores dos títulos enviados seja superior a esse valor.
Quer saber mais informações sobre o concurso Seduc PI? Confira o artigo no link abaixo:
Atua na área de concursos públicos desde 2019. As editorias que mais têm familiaridade são: Tribunais (TJs; TRTs; TREs; TSTs; STJ, STF, STM e TSE); Defensorias; Ministérios Públicos; Procuradorias; Educação e Conselhos. Na área de comunicação, de maneira geral, a caminhada é um pouco mais longa - desde 2007. Possui experiência em redações de rádio, TV, Web e impresso, além de desenvolver trabalhos em assessorias de comunicação institucional, empresarial e públicas. Entre outros trabalhos, se destacam a atuação nas áreas de Justiça, Congresso, Esportes, Saúde, Agropecuária, Cidades e Aviação Civil.