A Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul (SED MS) publicou novo edital para professores temporários!
As vagas são para cadastro de reserva em diversas especialidades de nível superior, com salários de R$ 7.512,00.
As provas serão aplicadas em 7 de dezembro. Confira todos os detalhes ao longo do artigo!
A equipe de professores do Estratégia Concursos costuma garantir um índice de pelo menos um terço do total de aprovados nos certames públicos.
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O certame é voltado para a formação de cadastro reserva de docentes para suprir demandas que surgirem por tempo determinado. Poderão ser contemplados os 79 municípios sul mato-grossenses.
A remuneração prevista é de R$ 7.512,00 por mês em jornadas de 40 horas de trabalho semanal.
A prova objetiva será realizada nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas, na data provável de 07 de dezembro.
Prova Objetiva (caráter eliminatório e classificatório)
Avaliação Curricular (caráter classificatório)
O último edital do concurso SED MS (Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul) foi publicado em 2022, oferecendo, inicialmente, 722 vagas para professores da educação básica do estado, com jornada de 20 horas semanais.
A banca organizadora do concurso foi Instituto AOCP. A primeira etapa, prova objetiva, foi aplicada no dia 03 de abril de 2022, nos municípios de Campo Grande, Dourados e de Três Lagoas.
Em janeiro de 2025, foi decretado o aumento de 142 vagas para Professor, com isso, o número total de vagas foi de 864 oportunidades.
Em junho de 2022 foi publicada a homologação do edital, que tem vigência de dois anos prorrogável por igual período a depender das necessidades da administração.
As vagas eram para profissionais da Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Assim, houve oportunidades para professores das doze áreas a seguir:
De acordo com o edital, as vagas foram distribuídas da seguinte forma*:
As vagas foram divididas entre os 79 municípios do Estado, conforme disponibilidade da Rede Estadual.
*As vagas acima correspondem à distribuição original, conforme o edital, antes da retificação divulgada em 2025.
Os aprovados cumprirão carga horário de 20 horas/aula, que podem ser distribuídas entre os turnos matutino, vespertino e noturno, com salário inicial de:
Os candidatos do concurso foram avaliados por meio das seguintes etapas:
a) Fase I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, da qual participarão todos os candidatos inscritos no Concurso Público;
b) Fase II: Prova Escrita Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, da qual participarão apenas os candidatos considerados aprovados na Fase I e classificados dentro dos quantitativos especificados no edital;
c) Fase III: Prova de Títulos, de caráter unicamente classificatório, realizada concomitantemente com a Fase II, de modo que apenas serão objeto de avaliação os títulos apresentados pelos candidatos considerados aprovados na Prova Escrita Discursiva.
A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi avaliada de 0,00 a 80,00 pontos, e constará de 80 questões de múltipla escolha, cada qual contendo 5 alternativas.
Veja detalhes no quadro abaixo:
A Prova de Títulos será avaliada de 0,00 até 10,00 pontos, mesmo que a soma das pontuações dos títulos apresentados pelo candidato seja superior a esse valor, e foi realizada de acordo com as especificações contidas no quadro de pontuação, conforme abaixo:
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de lingua- gem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Ortografia. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perí- frases verbais). Funções do “que” e do “se”. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação prono- minal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Variação linguística. Função textual dos vocábulos.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E DE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Base Nacional Comum Curricular, Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017 – Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica; Resolução CNE/CEB n. 3, de 21 de novembro de 2018 – Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Resolução CNE/CEB n. 4, de 17 de dezembro de 2018 – Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB. Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental / Organizadores Hélio Queiroz Daher; Kalícia de Brito França; Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral. Campo Grande: SED, 2019. (Série Currículo de Referência; 1); Tecnologia e Informática aplicadas à educação; Metodologias ativas e integradoras; Educação Integral; Competências socioemocionais ou competências para o século XXI; Avaliação formativa e avaliação da aprendizagem; e, Avaliações internas e externas e sua aplicabilidade na aprendizagem. Lei Federal n. 13.005, de 25 de junho de 2014 – Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE.; Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – Lei Federal n.4.621, de 22 de dezembro de 2014; Deliberação CEE/MS n. 10.814, de 10 de março de 2016 – Estabelece normas para a educação básica no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul; Lei Federal n. 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras pro- vidências; Lei Federal n. 12.965, de 23 de abril de 2014 – Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil; Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei Federal n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017; Lei Federal n 14.113, de 25 de dezem- bro de 2020 – Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
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Olá! Gostaria de saber se o Estratégia já possui algum curso voltado para esse concurso (SED-MS) no cargo de professor. Grato desde já!
Olá Marco. Infelizmente não temos curso para este certame.
Att. Equipe Estratégia Concursos
Oi gostaria de ficar informado sobre o concurso público na área da educação no estado do mato grosso do sul.
Olá; gostaria de ficar informada, quando surgir concurso publico na área da educação no estado e município do Rio de janeiro.
Olá, gostaria de saber se o Estratégia tem mais informações sobre o concurso ISS Campo Grande?
Saiu alguma coisa falando que a previsão era de edital em setembro e até agora nada.
Obrigada
OLA GOSTARIA DE SABER SE A ESTRATÉGIA IRÁ PREPARAR ALGUM MATERIAL PARA O CONCURSO ACIMA!
Olá Otavio. Sim, já estamos preparando os cursos. Fique atento ao link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/sed-ms-secretaria-de-estado-de-educacao-do-mato-grosso-do-sul/
Att. Equipe Estratégia Concursos