A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos divulgou nesta terça-feira, 19 de novembro, através do Diário Oficial do Recife a criação da lei Nº 18.289 /2016.
Segundo informações anunciadas no documento, o objetivo desta lei é criar um grupo ocupacional em acessibilidade, constituído por 19 cargos de Assistente em Acessibilidade e 18 cargos de Analista em Acessibilidade.
Os cargos de que tratam exercerão as funções de Intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais – Libras e Brasilista; além dessas, o cargo de Analista em Acessibilidade exercerá as funções de Guia Intérprete e Audiodescrição.
As vagas para os respectivos cargos criados serão ofertadas por meio de concurso público que será realizado em única etapa de caráter eliminatório e classificatório. A jornada de trabalho para estes cargos será de 40 horas semanais.
Confira abaixo mais detalhes sobre os cargos e requisitos de formação:
Todos os cargos exigem certificado de conclusão de curso de ensino médio e curso de qualificação profissional em alguma especialidade. Dentre elas estão: Intérprete de Libras, proficiência em Libras – Pro libras, Tiflologia, qualificação profissional de intérprete de Língua Brasileira de Sinais ou até curso de Audiodescrição, a depender do cargo desejado.
Com a criação dos novos cargos a publicação do edital se aproxima, o documento segue nas mãos da comissão organizadora que precisa concluir os estudos do certame.
PROMOÇÃO: É MELHOR QUE BLACK FRIDAY!
Fique por dentro de todos os concursos
Neste domingo, 25 de janeiro de 2026, foram aplicadas as provas do concurso PC PI…
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
As provas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ MS) foram…
Neste domingo, 25 de janeiro, foram realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…
Neste domingo, 25 de janeiro, foram realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…
Concurso Guarda de Salto de Pirapora oferta 10 vagas e inicial de R$ 2,5 mil!…