A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.338/DF, referente a exigência de nível superior em concurso público para o cargo de Técnico Judiciário, foi conclusa.
Agora, o relator da ADI, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá votar sobre a manutenção ou suspensão da exigência de nível superior.
Vale destacar que o pedido de inconstitucionalidade foi encaminhado ao Supremo pela Associação Nacional dos Analistas do Judiciário e do MPU (ANAJUS).
O documento solicita que a Lei 14.456/2022 seja suspensa e o cargo de Técnico continue exigindo nível médio de escolaridade.
Se for mantida a exigência de nível superior para o cargos de Técnico Judiciário, valerá para os seguintes órgãos do Poder Judiciário da União:
Lembrando que o Congresso Nacional derrubou, em sessão conjunta, realizada no dia 15 de dezembro de 2022, o veto do então presidente Jair Bolsonaro (nº51/2022) que abordava a alteração de escolaridade para concursos públicos para técnico judiciário.
Com a derrubada do veto, foi divulgada a Lei Federal 14.456/2022, que exige o ensino superior completo para o cargo de técnico judiciário.
Ficou interessado em saber mais informações sobre os concursos Tribunais previstos? Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: concursos Tribunais
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Este artigo serve como seu guia essencial para acompanhar os Concursos Abertos em todo o…
Adeus, insegurança! Conquiste estabilidade com 73 mil vagas em Concursos Públicos Você está cansado da…
CNU: resultado das notas finais das provas objetivas serão disponibilizados através da imagem do cartão…
Edital de concurso CIRSURES SC oferece vagas CR e salários de até R$ 9.128,84! O…
Olá, tudo bem? Hoje faremos um resumo voltado para concursos públicos tratando sobre a Arguição…
Estão encerradas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Barbalha, no Ceará. Agora, os…