Concurso PM BA Saúde: edital autorizado com 40 vagas!
Atenção, corujas: um novo concurso PM BA Saúde vem aí! Isso porque foi divulgada a autorização para a realização do certame.
O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em coletiva no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
De acordo com as informações divulgadas, a autorização é para 40 vagas imediatas para os cargos de Odontologista e Médico, em diversas especialidades, com oportunidades para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros.
Um novo concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foi anunciado com 40 vagas pelo governador Jerônimo Rodrigues. As oportunidades serão para área da Saúde.
Segundo as informações divulgadas, a distribuição das vagas será a seguinte:
CARGO
PM BA
CBM BA
Odontologista
4
8
Médico
12
16
Carreira na Polícia Militar
Requisitos dos cargos
1º Tenente do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar/Médico – QOSPM/Médico: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior
reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe, conforme especialidade a que concorreu.
1º Tenente do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar/Odontólogo – QOSPM/Odontólogo, diploma, devidamente registrado, de bacharel em Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe, conforme especialidade a que concorreu.
Atribuições
1º Tenente QOSPM/Odontólogo
atendimento odontológico, no nível de atenção à saúde primária, secundária e terciária;
avaliar a adequação ao perfil profissiográfico dos candidatos aos processos de recrutamento e seleção de ingresso nas carreiras da Polícia Militar;
avaliar a capacidade laborativa dos militares estaduais;
revisar os processos relativos aos militares estaduais em situação de inatividade; emitir diagnóstico sobre as limitações temporárias ou definitivas destes servidores para o exercício da atividade policial militar; realização de visitas odontológicas hospitalares e domiciliares, execução do serviço de plantão odontológico militar, efetuar perícia e inspeção odontológica, acompanhar ações e operações
policiais em todo o Estado da Bahia, atividades de representação militar, apuração de procedimentos
odontológicos, administrativos e disciplinares e penais, bem como as demais atividades inerentes à condição de Oficiais de Saúde da Polícia Militar da Bahia.
1º Tenente QOSPM/Médico
atendimento médico-hospitalares, no nível de atenção à saúde primária, secundária e terciária;
avaliar a adequação ao perfil profissiográfico dos candidatos aos processos de recrutamento e seleção de ingresso nas carreiras da Polícia Militar;
avaliar a capacidade laborativa dos militares estaduais;
revisar os processos relativos aos militares estaduais em situação de inatividade;
emitir diagnóstico sobre as limitações temporárias ou definitivas destes servidores para o exercício da atividade policial militar;
realização de visitas médicas hospitalares e domiciliares, execução do serviço de plantão médico militar, efetuar perícia e inspeção médica, acompanhar ações e operações policiais em todo o Estado da Bahia, atendimento pré-hospitalar fixo ou móvel, atividades de representação militar, apuração de procedimentos médicos, administrativos, disciplinares e penais, bem como as demais atividades inerentes à condição de Oficiais de Saúde da Polícia Militar da Bahia.
Último concurso PM BA Saúde
Em 2019, sob organização da banca IBFC, foi publicado o último edital do concurso público da Polícia Militar da Bahia com 17 vagas para Médico e Odontólogo, em diferentes especialidades. Na época, o salário inicial era de R$ 7.164,19.
Etapas do último concurso
Os candidatos foram avaliados por meio de três etapas:
Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos (caráter eliminatório e classificatório);
Prova Discursiva (caráter eliminatório e classificatório); e
Prova de Títulos (caráter classificatório).
Prova objetiva
A etapa, do tipo múltipla escolha (5 alternativas), foi composta por 80 questões de conhecimentos gerais e específicos.
Conhecimentos básicos – 50 questões
Língua Portuguesa
Legislação
Igualdade racial e de gênero
Conhecimentos específicos – 30 questões
Foi considerado habilitado o candidato que nela obteve nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.
Prova discursiva
A etapa foi constituída por duas questões de conhecimentos específicos, sendo que cada uma delas teve o valor máximo de 50 (cinquenta) pontos.
Quer saber tudo sobre concursos previstos? Confira nossos artigos!
Bruna de Andrade França é publicitária com pós-graduação em Marketing & Growth, atuando há mais de 6 anos no universo dos concursos públicos. Desde 2021, lidera no Blog do Estratégia Concursos a cobertura editorial especializada em Concursos Policiais (PF, PRF, PM, PC, etc.), além das frentes de concursos bancários, de saúde e da área legislativa. Especialista em redação, com práticas de SEO e Copywriting, possui também atuação prática de contato direto com órgãos públicos responsáveis por editais, permitindo acesso antecipado a informações, desdobramentos importantes e atualização eficiente dos concursos públicos.
Ver comentários
Vocês têm algum material ou farão alguma revisão de vespera para esse concurso? Sou odontóloga.