O Projeto de Lei Orçamentária do Espírito Santo para o ano de 2026 está em análise na Assembleia Legislativa do Estado e traz previsão orçamentária para realização de processos seletivos e concursos para o órgão.
A equipe do Estratégia Concursos está em contato com a PGE para atualizar este artigo com todas as informações recentes sobre a previsão, visto que será o primeiro concurso para servidores efetivos da Procuradoria
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026, prevendo recursos para novas contratações de servidores no próximo ano, está sob análise da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
O processo de seleção simplificado para contratação de Técnico de Nível Superior – Analista de Cálculos, contou com oferta de 21 vagas diretas, sendo 14 para ampla concorrência, 2 para candidatos com deficiência, 4 para negros e pardos e 1 para indígenas.
A contratação se deu em regime de designação temporária, para atendimento às necessidades de excepcional interesse público no âmbito da Procuradoria Geral do Estado – PGE/ES.
O cargo apresenta como requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior na área de Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
O salário ofertado foi de RS 4.599,13 + Auxílio-Alimentação no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para uma carga horária de 40 horas semanais. As inscrições foram encerradas em 30 de agosto de 2021.
Foram consideradas para fins de pontuação: Experiência Profissional, Experiência de Estágio e Qualificação Profissional. O processo seletivo foi realizado por meio de avaliação das informações declaradas, de caráter classificatório e eliminatório.
Considera-se como EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL toda aquela desenvolvida na área de Cálculos Processuais Judiciais, mediante comprovação que se dará por meio de:
I – EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA:
a) Declaração expedida pelo Poder Público Federal, Estadual ou Municipal, devidamente assinada pelo responsável, conforme o âmbito da prestação da atividade, em papel timbrado, com carimbo do órgão expedidor, datado e assinado pelo Departamento de Pessoal/Recursos Humanos do órgão em que prestou serviço, contendo as atribuições da ocupação/cargo que comprove a experiência específica.
II – EM INSTITUIÇÃO PRIVADA:
a) Declaração contendo as atribuições da ocupação/cargo que comprove a experiência específica, devidamente assinada pelo responsável, contendo obrigatoriamente o CNPJ do empregador, o nome do cargo ocupado pelo candidato acrescido de cópia de contrato de trabalho ou da carteira de trabalho (páginas de identificação com foto e dados pessoais e registro do(s) contrato(s) de trabalho).
III – COMO AUTÔNOMO EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU EM INSTITUIÇÃO PRIVADA:
a) Recibo de pagamento autônomo (RPA), sendo pelo menos o primeiro e o último recibo trabalhado como autônomo; E
b) Declaração que informe o período (com início e fim, se for o caso), a espécie do serviço realizado e a descrição das atividades, emitida pelo Departamento de Pessoal/Recursos Humanos ou autoridade responsável pela contratação ou
beneficiário.
Somente foi considerada como experiência profissional aquela desenvolvida após a data da conclusão da graduação exigida como pré-requisito. Trabalhos voluntários, estágios obrigatórios ou não obrigatórios não são considerados para fins de comprovação de exercício profissional.
Entende-se por EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO, o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, conforme art. 1º da Lei Federal nº 11.788/2008.
Foram consideradas para fins de pontuação, experiências de estágio obrigatório e não obrigatório na área de Ciências Contábeis e/ou de Análises de Cálculos judiciais. A comprovação das informações declaradas, a qual se refere a Experiência de Estágio, se deu por meio de:
I – EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA: (o(s) documento(s) fornecido(s) a título de comprovação, deveriam informar a data de início e a data fim do estágio – dia/mês/ano; e atividades realizadas:
a) Termo de rescisão de estágio; E/OU
b) Declaração/Certidão que comprove a experiência de estágio específica, pelo Poder Público Federal, Estadual, Distrito Federal ou Municipal, devidamente assinada e carimbada pela autoridade competente, ou pelo responsável pelo Departamento de Pessoal/Recursos Humanos.
II – EM INSTITUIÇÃO PRIVADA: o(s) documento(s) fornecido(s) a título de comprovação, deveriam informar a data de início e a data fim do estágio –dia/mês/ano; e atividades realizadas:
a) Termo de rescisão de estágio; E/OU
b) Declaração/Certidão que comprove a experiência de estágio específica, devidamente assinada e carimbada pelo responsável, contendo obrigatoriamente o CNPJ da concedente.
A comprovação da QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, para fins de requisito e pontuação, se deu por meio de:
I – CURSO DE NÍVEL SUPERIOR
a) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior na área de Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; e experiência comprovada na área de conhecimento, conforme cargo selecionado;
II – CERTIFICAÇÕES E CURSOS AVULSOS
a) Certificado nas áreas solicitadas conforme perfil, contendo obrigatoriamente as especificações do curso (período de realização, carga horária e conteúdo programático), CNPJ da Instituição de Ensino/Empresa devidamente
assinado e carimbado e/ou com código de autenticação do certificado.
O Processo Seletivo Simplificado teve validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a partir da data de divulgação do resumo do resultado final.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em concursos em todo o país.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
►Vagas: 21
►Cargo: Técnico de Nível Superior – Analista de Cálculos
►Banca: Governo do Estado (ES)
►Escolaridade: Superior em Ciências Contábeis
►Edital: PSS PGE ES 2021
Futuros aprovados do concurso da Câmara dos Deputados poderão ter aumento nos salários! O Plenário…
Foram aplicadas as provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Rosário, cidade no Maranhão,…
Um novo concurso da Câmara de Petrolina PE é previsto para 2026. Último edital foi…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Terra Roxa, no Paraná. São…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…
Novo concurso Guarda de Santa Luzia do Norte oferta 10 vagas de nível médio! Foram…