Executivo (Administrativa)

Concurso Petrobras: veja as possibilidades de recursos

Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso Petrobras? Confira as possibilidades neste artigo!

O concurso público do Petróleo Brasileiro (Petrobras) teve suas últimas provas aplicadas no último domingo, 24 de março. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso contra o gabarito do concurso Petrobras? Então, atenção: todo o processo deve ser realizado no prazo de 27 e 28 de março, no site do Cebraspe.

E para te ajudar, nossos professores analisaram o resultado e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:

Concurso Petrobras: recursos para Ênfase 7 – Manutenção Mecânica

Questão 41: No que se refere a metrologia, instrumentos de medição e sistema de ajuste e tolerância, julgue os itens que se seguem.

O sistema de ajuste está relacionado à definição da diferença máxima permitida entre as dimensões da peça e as dimensões nominais especificadas em projeto; e o sistema de tolerância, à variação máxima permitida nas dimensões da peça durante a produção.

Comentário:

Gabarito preliminar – Certo.

Primeiramente vejamos as definições de ajuste, afastamento superior, afastamento inferior e tolerância de acordo com a NBR 6158:

  • Ajuste – Relação resultante da diferença, antes da montagem, entre as dimensões dos dois elementos a serem montados.
  • Afastamento superior – Diferença algébrica entre a dimensão máxima e a correspondente dimensão nominal
  • Afastamento inferior – Diferença algébrica entre a dimensão mínima e a correspondente dimensão nominal
  • Tolerância – Diferença entre dimensão máxima e a dimensão mínima, ou seja, diferença entre o afastamento superior e o afastamento inferior.

Nota-se que foi relacionada apenas a definição de afastamento superior, descrito na NBR 6158, com o sistema de ajuste. Acredito que para tal afirmação ser verdadeira deveríamos considerar pelo menos a relação do sistema de ajuste aos conceitos de afastamento superior e de afastamenteo inferior. Cabe destacar também que existem várias outras definições dispostas em toda a norma.

Em relação a segunda afirmação do item, temos na questão a indicação de que o sistema de tolerância está relacionado à variação máxima permitida nas dimensões da peça durante a produção. Nesse caso, acredito que há um equívoco uma vez que a tolerância é o valor da variação permitida na dimensão de uma peça e não somente a variação máxima.

Questão 45: No que se refere a metrologia, instrumentos de medição e sistema de ajuste e tolerância, julgue os itens que se seguem.

O objetivo principal do sistema de ajuste é garantir a intercambiabilidade de peças entre empresas, ou seja, é assegurar que uma peça fabricada por uma empresa possa ser usada em um produto fabricado por outra.

Comentário:

Gabarito preliminar – Errado.

Pessoal, essa é uma questão similar a que foi anulada na prova do ano passado. Deixo abaixo o link no SQ do Estratégia.

“https://concursos.estrategia.com/public/questoes/que-segue-metrologia48afd9a097/”

A justificativa da anulação foi a seguinte:

“A expressão “intercambiáveis” prejudicou o julgamento objetivo do item”

Nesse caso, mantenho meu posicionamento em relação a questão do ano passado em que considero como certo o item da questão, uma vez que, de acordo com a NBR 6158 o objetivo do sistema de ajuste é fixar o conjunto de princípios, regras e tabelas que se aplicam à tecnologia mecânica, a fim de permitir escolha racional de tolerâncias e ajustes, visando a fabricação de peças intercambiáveis.

Questão 47: Julgue os itens que se seguem, relativos a desenho técnico mecânico.

Gostaria de pedir que a questão de número 47, cujo gabarito preliminar foi dado como “errado”, seja alterado para “correto”.

De acordo com a questão, na elaboração do desenho técnico, “a épura é fundamental para evitar erros e retrabalho na fabricação do produto.”

A épura, de acordo com a literatura específica, consiste na planificação do desenho, representando suas projeções nos planos dos diedros. De fato, apenas a representação em um só plano não é o suficiente para garantir erros e retrabalhos na fabricação do produto. Todavia, EM NENHUMA MOMENTO a assertiva fala em apenas um plano de projeção ou que SOMENTE a épura do desenho é SUFICIENTE para evitar tais erros e retrabalhos. A épura é sim fundamental para que as projeções nos planos sejam desenvolvidas sendo fundamental que ela seja executada para que o desenho possibilite uma leitura correta, padronizada (base do desenho técnico mecânico).

Além disso, a as projeções ortogonais na representam facilitam, sim, a comunicação entre os envolvidos no projeto, conforme afirma a segunda parte da assertiva. Esse é o objetivo principal das projeções ortogonais em desenho técnico mecânico. Por isso, é um desenho técnico e não artístico. Em nenhum momento, a assertiva diz que a projeção ortogonal está indicada em um único plano, até porque está no plural “projeções ortogonais”, ensejando o entendimento de que são mais de um plano considerado. Assim, as projeções ortogonais que geram as diferentes vistas de um dado objeto facilitam a comunicação dos envolvidos no projetos, evitando erros e elucidando detalhes do desenho que é, em sua natureza, técnico.

Por conta do exposto, peço pela alteração do gabarito para “correto”, uma vez que a assertiva não possui erros claros e categóricos para torná-la “errada”.

Fontes:

MICELI, M.T.; FERREIRA, P. Desenho Técnico Básico. 2ª Edição. Disponível em: https://www.cm-vilavicosa.pt/wp-content/uploads/2020/08/Desenho-T%C3%A9cnico.pdf.

Mecânica – Leitura e Intepretação de Desenho Técnico Mecânico  – SENAI. CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão). SENAI, ES, 1996.

PINHEIRO, K.L.C.B. A Geometria Descritiva e o Sistema Mongeano. Desenho Técnico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Norma ABNT NBR 10067.

Norma ABNT NBR 10647.

48: Julgue os itens que se seguem, relativos a desenho técnico mecânico.

Gostaria de pedir a alteração do gabarito da questão 48. O gabarito preliminar da questão está como “Correto”. Todavia, a questão deveria ser anulada, uma vez que a definição de “seções” não está em linha com a literatura específica.

As seções em desenho técnico mecânico NÃO possuem o dever de informar DETALHES, além da geometria da seção mostrada. Diferentemente dos cortes.

Dessa forma, o julgamento da assertivo pelo candidato fica prejudicado, uma vez que as seções são representações de cortes transversais, a fim de mostrar somente a geometria de maneira simples.

Por outro lado, cortes são responsáveis por mostrar os detalhes que estão por trás do plano secante, evidenciando detalhes visíveis e não visíveis.

A assertiva peca quando mencionada que seção “permite mostrar detalhes internos”, prejudicando e confundido o(a) candidato(a).

Por conta do exposto, peço que a questão 48 seja anulada.

Fontes:

MICELI, M.T.; FERREIRA, P. Desenho Técnico Básico. 2ª Edição. Disponível em: https://www.cm-vilavicosa.pt/wp-content/uploads/2020/08/Desenho-T%C3%A9cnico.pdf.


Mecânica – Leitura e Intepretação de Desenho Técnico Mecânico  – SENAI. CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão). SENAI, ES, 1996.

PINHEIRO, K.L.C.B. A Geometria Descritiva e o Sistema Mongeano. Desenho Técnico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Norma ABNT NBR 10067.

Norma ABNT NBR 10647.

Questão 70: Com base no sistema hidráulico esquematizado na figura precedente, julgue os itens seguintes.

O elemento identificado com o número 1 representa uma válvula direcional de duas vias e duas posições acionadas manualmente.

Comentário:

Gabarito preliminar – Certo

A questão é referente a simbologia para sistemas hidráulicos. Nesse caso, acredito que o gabarito deve ser alterado para errado, devido ao fato de que a válvula representada em 1, possui quatro vias e duas posições. Lembrando que:

  • As válvulas são simbolizadas por meio de quadrados.
  • O número de quadrados representa quantas posições de comutação a válvula direcional possui.
  • As setas indicam, em geral, o sentido do fluxo.
  • As conexões (vias funcionais) são indicadas por traços na parte externa, na posição à direita da válvula (para válvulas com 2 posições de comando) ou ao centro (válvulas com 3 posições de comando).

Para que a válvula fosse de duas vias e duas posições ela deveria assumir a seguinte simbologia, por exemplo.

Por fim, a questão está em desacordo com as NBRs 8896, 8897 e 8898 e demais autores do assunto como no livro Automação Industrial Pneumática: teoria e aplicações / Francesco Prudente. Rio de Janeiro:  LTC, 2015.

Questão 78: Em relação aos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

Em um motor do ciclo Otto de quatro cilindros, o diâmetro dos cilindros mede 82 mm, temdo os pistões um curso de 75 mm, e, embora esse motor seja comumente designado de 1.6 litro, a sua cilindrada real é de pouco menos de 1.600 mm³

Comentário:

Gabarito preliminar – Certo.

Nessa questão há um equívoco em relação a unidade, pois 1.6 litros corresponde a 1.600 cm³ e não mm³.

Se fossemos calcular a cilindrada do motor teríamos:

Dessa forma, a questão deveria ter seu gabarito alterado para errado ou ser anulada.

Questão 91.

Gostaria de apresentar um recurso em relação à questão 91 do concurso da Petrobras, cujo enunciado diz: “O titânio é amplamente utilizado na fabricação de componentes submarinos devido à sua baixa densidade e a sua alta resistência à corrosão.”

A questão foi considerada incorreta pela banca examinadora, porém, gostaria de argumentar que a afirmativa em questão está correta com base em uma interpretação contextual mais abrangente.

O termo “amplamente” pode ser considerado subjetivo, pois sua interpretação depende do contexto em que é empregado. No caso da fabricação de componentes submarinos, o uso do titânio é uma prática estabelecida e altamente reconhecida na indústria naval devido às suas propriedades únicas, como a baixa densidade e a alta resistência à corrosão. Embora não seja o material mais comum em todas as aplicações industriais devido ao seu custo mais elevado em comparação com outros metais, é amplamente utilizado especificamente em contextos onde suas características são indispensáveis, como é o caso dos componentes submarinos.

Portanto, considerando o contexto específico da fabricação de componentes submarinos, a utilização do termo “amplamente” é justificada. O titânio é, de fato, amplamente empregado nesse setor devido às suas propriedades únicas, que garantem a segurança e a eficiência dos equipamentos submarinos.

Diante do exposto, solicito a revisão do gabarito para que a resposta seja considerada correta, levando em conta o contexto específico da aplicação do titânio na fabricação de componentes submarinos.

Fonte: Jiang Peng, Wang Qi, Zhang Binbin, Wang Yang: Application of Titanium Alloy Materials for the Pressure-Resistant Structure of Deep Diving Equipment

Concurso Petrobras: recursos para Ênfase 8 – Operação

Questão 77: Com base na figura precedente, que ilustra uma polia sendo usada para o deslocamento de um peso S, preso a uma corda, julgue o item a seguir.

O deslocamento horizontal da corda a partir do ponto A no sentido da seta mostrada na figura, a uma velocidade υA constante, garante que a elevação do peso também ocorra com velocidade constante.

Possibilidade de Recurso:

A questão 77 em seu enunciado faz referencia a uma seta na figura dada. Porém, não existe tal seta. Para resolver corretamente foi necessário presumir onde a seta estaria (analisando o desenho é fácil perceber o local, mas poderia confundir os candidatos).

Questão 89: A finalidade da agitação em uma operação unitária é promover a transferência de massa, ou seja, aumentar a eficiência do processo de mistura e reação.

Possibilidade de recurso:

ERRADA, pois a finalidade da agitação em operações unitárias não é promover a transferência de massa.

agitação em operações unitárias PODE aumentar a transferência de massa, mas há agitações (a exemplo de utilização de chicanas em trocadores de calor e reatores com agitação, como o CSTR) que promovem apenas a agitação e movimentação das moléculas, sem ocorrer qualquer tipo de transferência de massa.

Considerando aqui o conceito dado de transferência de massa pelos livros como sendo “O movimento de uma espécie química de uma região de alta concentração para uma região de baixa concentração.”

Acerca de equipamentos de processo, julgue os próximos itens.

Questão 91 Uma bomba alternativa apresenta curva de desempenho que relaciona o fluxo e a altura manométrica, de maneira que o fluxo diminui à medida que a pressão aumenta.

Comentário:

Gabarito preliminar – Errado.

Acredito que o gabarito da questão deve ser alterado para certo. Baseado no que diz o livro Introdução à mecânica dos fluidos. FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T. 8 Ed, nas bombas de deslocamento positivo a vazão volumétrica diminui ligeiramente à medida que a pressão é aumentada.

Vejamos uma comparação de curvas características entre bombas dinâmicas e de deslocamento positivo.

Concurso Petrobras: recursos para Ênfase 8 – Operação

            Note que em todos os casos, quanto maior a pressão necessária, menor será a vazão da bomba.

Concurso Petrobras: recursos para Ênfase 15 – Segurança do Trabalho

Questão 42 – O atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras é considerado condição de grave e iminente risco.

Gabarito da professora: CERTO
Fundamentação
: NR13 : 13.3.1 As seguintes situações constituem condição de grave e iminente risco: […]

b) atraso na inspeção de segurança periódica de caldeiras;

Questão 45 – É vedado ao trabalhador interromper sua tarefa, ainda que constatado risco grave e iminente, sem antes informar seu superior hierárquico, ou, na ausência deste, o representante da operadora da instalação

Gabarito da Professora: ERRADO

Fundamentação: A questão deve ser ANULADA pois cobra conteúdo da NR37, que não constava no edital. E mesmo se constasse, estaria errada, porque contraria o item 37.4.1 São direitos dos trabalhadores: a) interromper a sua tarefa, com base em sua capacitação e experiência, quando constatar evidência de risco grave e iminente para sua segurança e saúde ou de outras pessoas, informando imediatamente ao seu superior hierárquico ou, na ausência deste, ao representante da operadora da instalação, e à CIPLAT, para que sejam tomadas as medidas adequadas às correções das não conformidades.

Questão 46 – O deslocamento de trabalhadores entre o continente e uma plataforma de petróleo deve ser realizado por meio de helicóptero

Apesar de não haver divergência no gabarito,  esta questão deve ser ANULADA pois cobra conteúdo da NR37, que não constava no edital.

Questão 47 – Uma análise de riscos para trabalho em altura deve considerar a adversidade de condições meteorológicas

Gabarito a professora: CERTO

Fundamentação: NR35 : 35.5.5.1 A AR deve, além dos riscos inerentes ao trabalho em altura, considerar:

[…] d) as condições meteorológicas adversas

68 – Conforme a Norma Regulamentadora nº 20 do Ministérios de Trabalho e Emprego, as instalações devem ser divididas em classes, de acordo com a atividade e a capacidade de armazenamento, de forma permanente e(ou) transitória

Gabarito da Professora: CERTO

Fundamentação: NR20  – 20.4.1 Para efeito desta NR, as instalações são divididas em classes, conforme Tabela 1. A Tabela 1 fundamenta a resposta da questão.

88 – Na análise ergonômica do trabalho realizado…

Gabarito da Professora: ERRADO

Fundamentação : O fato de não se conseguir reduzir o ruído a menos de 65db(A) não significa que será caracterizada insalubridade. Conforme consta no Anexo 1 da NR15, a caracterização da insalubridade devido a exposição a ruídos excessivos se inicia a partir de 85dB.

90 – O ritmo de trabalho, a exigência de tempo e os aspectos cognitivos que possam comprometer a segurança e a saúde do trabalhador devem ser levados em consideração na análise da organização do trabalho

Gabarito da professora: CERTO

Fundamentação: NR17 17.4.1 A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração:

  1. as normas de produção;
  2. o modo operatório, quando aplicável;
  3. a exigência de tempo;
  4. o ritmo de trabalho;
  5. o conteúdo das tarefas e os instrumentos e meios técnicos disponíveis; e
  6. os aspectos cognitivos que possam comprometer a segurança e a saúde do trabalhador.

QUESTÃO N.° 50: Como metodologia de avaliação ambiental…

Gabarito preliminar: CERTO

Requerimento: ANULAÇÃO DA QUESTÃO

Fundamentação: O enunciado da questão considera que nas avaliações ambientais deve-se considerar que os valores dos limites de tolerância são estimados para uma jornada de 8 h diárias e 40 h semanais, devendo-se aplicar fatores de ajuste no caso de jornadas maiores ou menores do que isso.

A afirmação é verdadeira no caso de utilização dos valores de limite de tolerância estabelecidos pela ACGIH, mas, por exemplo, no caso de avaliação dos agentes químicos previstos Quadro n.° 1 do Anexo 11 da NR 15 são válidos para uma jornada de trabalho de 48 horas por semana.

NR 15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

ANEXO N.º 11

10. Os limites de tolerância fixados no Quadro n.° 1 são válidos para jornadas de trabalho de até 48 (quarenta e oito) horas por semana, inclusive.

Assim, devido ao fato de o enunciado não especificar a qual(is) limite(s) de tolerância se refere, a questão deve ser ANULADA.

Referência disponível em: <https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-15-anexo-11.pdf>

QUESTÃO N.° 58: Deverá ser colocado um extintor de água…

Gabarito preliminar: CERTO

Requerimento: ALTERAÇÃO DO GABARITO PARA ERRADO

Fundamentação: o gabarito está em completo DESACORDO com o que estabelece a ABNT NBR 12693:202 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio (quarta edição, de 22/01/2021)

NBR 12693/2021, 5.4.4.2.3 Os tanques enterrados devem ter proteção de no mínimo dois extintores de incêndio portáteis, com capacidade extintora 20-B, próximos ao local de enchimento e/ou saída (bomba).

Não faz nenhum sentido disponibilizar extintores Classe A (10-A) para combate a incêndio em líquidos inflamáveis já que o uso de extintores de água pressurizada é proibido nesses casos, por expressa advertência nos próprios rótulos desses extintores.

Referência: ABNT NBR 12693:202 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio (quarta edição, de 22/01/2021)

QUESTÃO N.° 64: Entre as atuações previstas para os brigadistas…

Gabarito preliminar: ERRADO

Requerimento: ALTERAÇÃO DO GABARITO PARA CERTO

Fundamentação: De acordo com a ANBT NBR 142677: Brigada de incêndio e emergência – Requisitos e procedimentos (Terceira edição, de 16/04/2020), as atividades para o abandono de área e as atividades de ensino e educação continuada para o público interno devem ser executadas pelos brigadistas, em conformidade com as alíneas “f” e “g” do item 4.1, que estabelece o seguinte:

4.1 Composição da brigada de emergência:

“[…] Para composição da brigada, deve-se levar em consideração quais atividades devem ser executadas pelos brigadistas, como:

[…]

f) atividades para o abandono de área;

g) atividades de ensino de educação continuada para o público interno.

QUESTÃO N.° 65: A Política Nacional de Segurança e Saúde…

Gabarito preliminar: CERTO

Requerimento: ALTERAÇÃO DO GABARITO PARA ERRADO

Fundamentação: De acordo com o Decreto n.° 7.602, de 7 de novembro de 2011:

OBJETIVO E PRINCÍPIOS

[…]

II -A PNSST tem por princípios:

  • a) universalidade;
  • b) prevenção;
  • c) precedência das ações de promoção, proteção e prevenção sobre as de assistência, reabilitação e reparação;
  • d) diálogo social; e
  • e) integralidade;

A afirmativa vai de encontro ao princípio estabelecido pelo Decreto ao afirmar que a precedência deve ser das ações de assistência e reparação sobre as de promoção.

Fonte disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7602.htm >

QUESTÃO N.° 77: Considere que um auxiliar de serviços gerais…

Gabarito preliminar: CERTO

Requerimento: ALTERAÇÃO DO GABARITO PARA ERRADO

Fundamentação: De acordo com o Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde – DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO (2001), do Ministério da Saúde, em sua página 28, temos a seguinte Classificação proposta por Schilling:

GRUPO I: doenças em que o trabalho é causa necessária, tipificadas pelas doenças profissionais, stricto sensu, e pelas intoxicações agudas de origem ocupacional.

GRUPO II: doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas pelas doenças comuns, mais freqüentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais e para as quais o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A hipertensão arterial e as neoplasias malignas (cânceres), em determinados grupos ocupacionais ou profissões, constituem exemplo típico.

GRUPO III: doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou preexistente, ou seja, concausa, tipificadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões.

Se a afirmativa traz que o trabalhador já tinha “antecedentes patológicos de asma” e o quadro evoluiu para uma condição aguda devido as atividades de pintura, tem-se claramente uma situação em que “[…] o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou preexistente”, ou seja, a condição deve ser enquadrada no GRUPO III da Classificação de Schilling e não no GRUPO I como traz a afirmativa, uma vez que o GRUPO I é restrito às doenças profissionais, que que o trabalho é causa necessária.

Fonte disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf>

QUESTÃO N.° 84: A empresa autorizada a exercer a atividade…

Gabarito preliminar: ERRADO

Requerimento: ALTERAÇÃO DO GABARITO PARA CERTO

Fundamentação: A Resolução n.° 5/2014 da Agência Nacional de Petróleo estabelece o seguinte em seus dispositivos:

Art. 2° […]

§ 2º Na gestão de segurança operacional das refinarias, são consideradas responsabilidades da empresa autorizada a exercer a atividade de refino de petróleo:

[…]

III – prover acesso irrestrito e imediato à refinaria de petróleo, para fins de levantamento de dados e informações e apuração de responsabilidades sobre incidentes operacionais ocorridos nas instalações cobertas pelo Regulamento Técnico, conforme o disposto no art. 1º da Resolução ANP nº 44, de 22 de dezembro de 2009, ou em legislação que venha substituí-la.

Art. 5° A ANP poderá vistoriar as instalações de que trata esta Resolução a qualquer momento, independentemente de solicitações do agente econômico ou comunicação prévia realizada pela própria.

Com base nos dispositivos apresentados, está correto o que traz a afirmativa, uma vez que a ANP não precisa proceder qualquer comunicação prévia à empresa autorizada.

Fonte disponível em: <https://atosoficiais.com.br/anp/resolucao-n-5-2014>

QUESTÃO N.° 85: Considere que a refinaria de petróleo…

Gabarito preliminar: CERTO

Requerimento: ALTERAÇÃO DO GABARITO PARA ERRADO

Fundamentação: A Norma Regulamentadora n.° 01 (NR 01): Disposições Gerais e Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais estabelece o seguinte:

NR 01, 1.2.2. A observância das NR não desobriga as organizações do cumprimento de outras disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos Estados ou Municípios, bem como daquelas oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.

Assim, ainda que a refinaria tenha cumprido integralmente a NR 01 ela NÃO ESTARÁ DESOBRAGADA do cumprimento de outras disposições pertinentes, inclusive as oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho. Por expressão previsão da própria NR 01.

Fonte disponível em: <https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/nr-01-atualizada-2024.pdf>

Concurso Petrobras: recursos para Ênfase 16 – Suprimento de Bens e Serviços-Administração

QUESTÃO 52

  1. O planejamento de compras nas empresas deve priorizar as aquisições em lotes e evitar compras fracionadas com o objetivo de reduzir custos.

O gabarito preliminar da banca foi “CORRETA”, ou seja, considerou-se que as compras devem ser prioritariamente realizadas em lotes, com o objetivo de reduzir custos.

É verdade que a centralização das compras (que leva à aquisição por lotes e ao consequente aumento de volume por pedido) tem o potencial de produzir o efeito da economia de escala, tradicionalmente conhecida pela redução de custos em função de descontos e outras vantagens financeiras concedidas pelos fornecedores. Tudo isso com o intuito de não perder a oportunidade de atender o volume centralizado de compras do cliente.

Até aqui, doutrina pacificada, porém esse não é o ponto central de nossa discussão, pois esse não é um cenário único e tampouco predominante!

As compras descentralizadas e, portanto, em volumes menores e não em lotes, são fortemente recomendadas em alguns cenários!

Vejamos o que leciona Idalberto Chiavenato em “Administração de Materiais – uma abordagem introdutória”. Diz o autor: “As vantagens do sistema descentralizado são: 1. Maior conhecimento de fornecedores locais; 2. Melhor atendimento das necessidades específicas do processo produtivo de cada unidade da empresa e 3. Agilidade nas compras.”

Dessa forma, resta claro que em muitas ocasiões (necessidade de conhecimento dos fornecedores locais, necessidades específicas regionais ou mesmo a busca de rapidez nas aquisições) as compras não devem ser realizadas em lotes e de maneira centralizada, mas sim de maneira pulverizada, na medida e no momento em que são requeridas.

Nessa mesma direção visitemos a obra de Renato Fenili em “Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concursos”. Orienta o autor: “…a centralização de compras é usualmente preterida no caso de organizações que possuem unidades administrativas dispersas geograficamente”.

Segue e reforça Fenili: “Neste caso, opta-se por uma estrutura descentralizada. A principal vantagem deste desenho organizacional é a maior agilidade no atendimento das demandas dos clientes internos”. Arremata Fenili: “Os Correios e as organização militares, por exemplo, adotam este tipo de estrutura”.

Desta forma, embora seja indiscutível que a compra em lotes tenha o potencial de reduzir custos, estamos longe de poder afirmar que este formato deve ser genérica e prioritariamente assumido, visto que não é aplicável em diversos casos, nos quais a geração de redução de custos buscada pela compra em lote pode gerar prejuízos de maior monta em função da perda de velocidade, customização e atendimento ao longo do processo de compras.

Nesse cenário a questão 52 deve ter o seu gabarito alterado de “CORRETA” para “ERRADA”.

QUESTÃO 53

  1. Os custos contábeis são utilizados na gestão e divisão de custos por área, departamento ou processos

O gabarito preliminar da banca foi “ERRADA”, ou seja, considerou-se a princípio que os custos contábeis NÃO são utilizados na gestão e divisão de custos por área, departamento ou processos.

Dessa forma o que deveríamos fazer com os custos contábeis, sobretudo aqueles que não podem ser diretamente alocados a um único produto por serem essencialmente indiretos?

Nesta questão o ideal é recorrermos ao Prof. Eliseu Martins em “Contabilidade de Custos”.

Logo no início de sua obra, sustenta o Professor: “Os custos indiretos devem ser rateados segundo os critérios julgados mais adequados para relacioná-los aos produtos em função dos fatores mais relevantes que se conseguir”

Segue o Professor, nessa mesma direção: “…os custos comuns a vários departamentos são rateados em função de sua natureza…como o próprio aluguel, a depreciação dos edifícios, a energia consumida, o seguro apropriado, etc. Mas depois que os custos indiretos já estiverem totalmente atribuídos a Departamentos e precisarmos então passar a ratear os existentes nos de Serviços…”.

Ou seja, os custos contábeis são definitivamente atribuídos (e divididos) por departamentos (ou áreas ou processos, adotando-se a nomenclatura julgada mais adequada pelo leitor).

Mais adiante segue o Professor Martins, agora lecionando sobre o controle: “Controle significa conhecer a realidade, compará-la com o que se esperava ser, localizar divergências e tomar medidas visando a sua correção”.

E finaliza: “Para se chegar ao controle, importante se torna a identificação dos custos por departamento onde foram incorridos”.

Dessa forma não resta dúvida sob o ponto de vista contábil e gerencial, e dentro da gestão de materiais, que os custos contábeis gerados ao longo dos processos de compras, armazenamento, entre outros, devem ser distribuídos e alocados nas áreas, departamentos ou processos eleitos, de acordo com o critério escolhido pela organização que, aí sim, não é único.

De modo superficial e genérico (e é essa a abordagem da questão, até mesmo por ter sido apresentada no capítulo de compras da prova em tela e não em contabilidade), esse é o procedimento utilizado na gestão e divisão de custos por áreas, departamentos ou processos, ao contrário do que preliminarmente informou o gabarito recentemente divulgado.

Nesse cenário a questão 53 deve ter o seu gabarito alterado de “ERRADA” para “CORRETA”.

RECURSO DE CONTABILIDADE

91. O cumprimento do objetivo da ciência contábil exige o emprego de técnicas cada vez mais sofisticadas para a realização de registro, estimação, organização e sintetização dos dados econômicos-financeiros relativos às entidades.

O gabarito preliminar da banca foi “CORRETA”, ou seja, considerou-se que o cumprimento do objetivo da contabilidade, que é o fornecimento de informações, EXIGE O EMPREGO DE TÉCNICAS CADA VEZ MAIS SOFISTOCADAS….

Ocorre que o uso de técnicas cada vez mais sofisticada não é obrigatório. Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) Estrutura Conceitual Para Relatório Financeiro, o custo para obter as informações representa uma restrição ao uso de tais técnicas.

De fato, o custo é uma restrição generalizada sobre as informações que podem ser fornecidas pelo relatório financeiro. O relatório de informações financeiras impõe custos, e é importante que esses custos sejam justificados pelos benefícios de apresentar essas informações.

Segundo o CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro:

2.40 Os fornecedores de informações financeiras gastam a maior parte dos esforços envolvidos na coleta, processamento, verificação e disseminação de informações financeiras, mas, em última instância, os usuários arcam com esses custos na forma de retornos reduzidos. (…)

2.42 Ao aplicar a restrição de custo, deve-se avaliar se é provável que os benefícios do relatório de informações específicas justificam os custos incorridos para fornecer e utilizar essas informações. Ao aplicar a restrição de custo no desenvolvimento de pronunciamento proposto, buscam-se informações de fornecedores de informações financeiras, usuários, auditores, acadêmicos e outros sobre a natureza e a quantidade esperada dos benefícios e custos desse pronunciamento. Na maior parte das situações, as avaliações se baseiam na combinação de informações quantitativas e qualitativas.

2.43 Devido à subjetividade inerente, as avaliações de diferentes indivíduos sobre os custos e benefícios da apresentação de itens específicos de informações financeiras variam. (…)

Quando a questão menciona que “o cumprimento do objetivo da ciência contábil exige o emprego de técnicas cada vez mais sofisticadas (…)”, parece indicar que tais técnicas sofisticadas são obrigatórias.

Mas não são obrigatórias. Devem ser comparadas com o custo de aplicação, para atendimento à restrição mencionada no CPC 00.

Solicitamos a alteração do gabarito para “ERRADO”.

93 – Considere que o setor de suprimentos de uma empresa industrial tenha adquirido diversos itens, como caixa e fitas adesivas, que serão utilizadas para o transporte de produtos até os clientes e que, depois disso, serão descartadas. Nesse caso, tais itens são exemplos de despesas do período.

O gabarito preliminar da banca foi “CORRETA”, ou seja, considerou o material adquirido para ser consumido posteriormente (que serão utilizadas para o transporte de produtos) como despesa.

Vamos ao conceito de despesa consoante Eliseu Martins, “Contabilidade de Custos”, 10ª Edição:

“Despesa: bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas.”

A “Despesa” deve ser reconhecida no período em que os itens são usados, por competência. 

Agora o conceito de investimento segundo o mesmo autor:

“Investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).“

Os investimentos são os gastos que ficam “estocados” nos ativos da empresa, e que são baixados através da venda ou do seu consumo.

Portanto fica evidente que o material adquirido deve ser reconhecido inicialmente como investimentos nos estoques e quando forem consumidos serão reconhecidos no resultado como despesa.

A banca não pode usar como justificativa que a abordagem que seria no momento do consumo haja vista o próprio texto da questão …. que serão utilizadas para o transporte de produtos.

Diante do exposto, solicitamos a ALTERAÇÃO do gabarito de CERTO para ERRADO.

94 – Considere que uma empresa, ao realizar a venda de um produto ou uma mercadoria, tenha-se deparado com dois fatos contraditórios: por um lado, a necessidade de arcar com gastos para realizar a venda, entre eles o custo da mercadoria; por outro lado, o benefício do recurso que a venda trará para a entidade. Nesse caso, do confronto desses dois fatos decorre o resultado com mercadorias ou produtos.

O gabarito preliminar da banca foi “CORRETA”, ou seja, a banca considerou os gastos necessários a venda como gastos utilizados para apuração do Resultado com Mercadorias.

A Banca não considerou que existe vários gastos necessários a venda que são utilizados na apuração do resultado mas não influenciam o Resultado com Mercadorias. Podemos citar os seguintes gastos não levados em consideração pela banca: Frete sobre vendas, comissões de vendedores e a armazenagem de produtos acabados.

Diante do exposto, solicitamos a ALTERAÇÃO do gabarito de CERTO para ERRADO.

97 – Se uma indústria produzir vários produtos e vendê-los durante o mês corrente, a sua contabilidade deverá, ao preparar seus relatórios, considerar esses produtos como custos do processo produtivo da empresa.

O gabarito preliminar da banca foi “ERRADA”.

Consoante o Prof. Eliseu Martins, “Contabilidade de Custos”, 10ª Edição, há três classificações de custos:

Custo de Produção do Período é a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.

Custo da Produção acabada é a soma dos custos contidos na produção acabada do período. Pode conter Custos de Produção também de períodos anteriores existentes em unidades que só foram completadas no presente período.

Custo dos Produtos Vendidos é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que só agora estão sendo vendidos. Pode conter custos de produção de diversos períodos, caso os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes.

A questão falha ao não indicar o momento em que a produção se iniciou.

Se a produção se iniciou no mês corrente, ou seja, os produtos foram iniciados, acabados e vendido no mês corrente, então devem ser considerados no “Custo da Produção do Período”, no “Custo dos Produtos Acabados” e no “Custo dos Produtos Vendidos”.

Se os produtos foram iniciados em períodos anteriores, e terminados e vendidos no período corrente, então não devem ser considerados no “Custo de Produção do Período”. Entram apenas no “Custo da produção acabada” e no “Custo dos Produtos Vendidos”.

A questão, ao mencionar “Se uma indústria produzir vários produtos e vendê-los durante o mês corrente…”, indica que a produção começou e terminou no mês corrente. Nesse caso, os produtos devem ser considerados como custos do processo produtivo da empresa, e também como “custo dos produtos vendidos”.

Diante do exposto, solicitamos a ALTERAÇÃO do gabarito de ERRADO para CERTO.

Saiba mais: Concurso Petrobras 2024


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Bruna de Andrade França

Publicitária e pós-graduada em Marketing e Growth, atuando na área de concursos públicos há cinco anos. Especialista em redação e criação de conteúdo, com práticas de SEO e Copywriting.

Ver comentários

  • Boa noite, faça por favor da ênfase 4, caldeiraria, não constava no edital o tema sobre equipamentos estáticos com caldeiras e etc.

  • Na prova de ênfase 3 as questões 33 e 34 estão erradas. O professor Bruno Lima afirmou na live de correção que essas questões estão erradas! Peço por gentileza que nos ajudem a elaborar um recurso sobre essas questões. Estou tentando contato com o Bruno pelo Instagram mas ele não responde.
    São quatro pontos valiosos e preciso muito da ajuda de vocês.
    Questão 33: Dezesseis pessoas praticam vôlei.
    Questão 34: Um total de 56 pessoas não pratica nenhum esporte na plataforma.

    Sem a observação ´´Daqueles que praticam pelo menos um esporte`` fica impossível chegar ao número correto pois o enunciado fica incompleto.
    Pelo método convencional encontraríamos o número -40 pessoas jogam vôlei, portanto, os números não batem.

    Enunciado:
    58 praticam futsal
    26 praticam futsal e basquete
    (Então, sei que a interseção de futsal x basquete = 26)
    Quem pratica vôlei não pratica nenhum outro esporte ( Então V = ?)
    84 Praticam apenas um esporte
    48 não jogam basquete (aqui está o erro! A informação é vaga, não tem sentido! O correto seria ´´Daqueles que praticam pelo menos um esporte, 48 não jogam basquete``)

    Resposta:

    1º Passo / O enunciado diz que 84 pessoas praticam apenas um esporte, então:

    32 + B + V = 84

    Fica: B + V = 84 - 32
    Que é igual a: B + V = 52

    2º Passo / No enunciado diz que 48 não jogam basquete, então:

    32 + V + N = 48
    Fica: V + N = 48 - 32
    Que é igual a: V + N = 16

    3º Passo / No enunciado diz, que o total de pessoas são 166

    32 + 26 + B + V + N = 166
    Fica: B + V + N = 166 - 32 - 26
    Que é igual a: B + V + N = 108

    4º Passo / Aplicando os resultados:

    Se B + V = 52
    Substituindo os valores do terceiro passo fica: 52 + N = 108
    Então, N = 108 - 52
    Que é igual a: N = 56

    56 são o numero de pessoas que não praticam nenhum esporte, ou seja, estão fora dos conjuntos e é aqui que está o erro:

    O 2º passo mostra que: V + N = 16

    Então, eu tenho V + 56 = 16

    Logo: V = - 40 (menos quarenta)

    Então, como pode ter - 40 pessoas que praticam vôlei ?

    O enunciado está errado! Ele diz que 48 não jogam basquete ao invés de informar que, ´´das pessoas que praticam pelo menos um esporte, 48 não jogam basquete``.

    Esse detalhe muda toda a questão.

  • Pessoal: acessando o link https://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_23_ntj é possível recorrer as questões 33 e 34 de matemática.
    Se a banca anular, todos ficam com o ponto da questão. Para quem marcou errado nas duas, são 4 pontos que estão em jogo: 2 do desconto e 2 dos acertos.
    Vamos recorrer pois as questões estão matematicamente incorretas.

    Fiquei até as 23:50 de hoje fazendo esse recurso, agora basta copiar e colar no link de acesso de cada um. O recurso começa a valer as 10 horas do dia 27/03 e termina dia 28/03 as 18:00 hrs.

    Apontamento de erros nas questões 33 e 34 - Matemática:

    Excelentíssimo senhor juiz(a);
    Venho por meio desta solicitar a anulação ou substituição da conclusão ´´Certa`` para ´´Errada`` as questões 33 e 34 na matéria de matemática do concurso Petrobrás – ênfase 3 / Logística de Transporte.

    Segue abaixo a comprovação matemática de que é incorreto haver -40 pessoas (menos quarenta pessoas) independentemente de serem praticantes ou não de esportes tornando a questão errada.

    1º Erro nas questões 33 e 34:

    Conforme vimos no 3º passo, se V + N = 16, conclui-se que, conforme vimos no 1º Passo B + V + N = 108, logo;

    B + V + N = 108

    B + 16 = 108

    B = 108 -16

    B = 92

    Conforme vimos no segundo 2º Passo, B + V = 52, portanto;

    B + V = 52

    92 + V = 52

    V = 52 – 92

    V = - 40

    Comentário:
    Se tratando de conjunto, não é possível resultado negativo já que é impossível haver -40 pessoas em qualquer que seja a definição, tanto entre os praticantes de esporte quanto os não praticantes.

    2º Erro nas questões 33 e 34:

    Conforme vimos no 1º Passo, B + V + N = 108, conclui-se que, conforme vimos no 2º Passo, B + V = 52, substituindo os valores para descobrir o N ficaria;

    B + V + N = 108 sendo;

    52 + N = 108

    N = 108 – 52

    N = 56

    No 3º Passo vimos que V + N = 16, então;

    V + N = 16

    V + 56 = 16

    V = 16 – 56

    V = - 40

    Comentário:
    O enunciado está errado ao afirmar que 48 pessoas não jogam basquete, o que nos leva a encontrar um número negativo para a questão tornando-a incorreta.

    Enunciado:

    • 58 praticam futsal
    • 26 praticam futsal e basquete (Então, a interseção de futsal x basquete = 26)

    • Quem pratica vôlei não pratica nenhum outro esporte
    (Então, a interseção de vôlei x basquete = 0 e a interseção de vôlei x futsal = 0 e vôlei x futsal x basquete = 0)

    • 84 praticam apenas um esporte

    • 48 não jogam basquete

    • Total de pessoas embarcadas 166

    Com base no enunciado, precisamos encontrar o número de pessoas que só jogam basquete, o número de pessoas que só jogam vôlei e do total de 166 pessoas que estão na plataforma, precisamos encontrar o número de pessoas que não praticam nenhum dos três esportes sendo que esse será classificado com a letra N em azul.

    Resposta:

    1º Passo / O enunciado diz há 166 pessoas embarcadas, portanto;

    F + B + V + N = 166 (total de pessoas embarcadas que praticam ou não algum esporte = 166)

    32 + 26 + B + V + N = 166

    B + V + N = 166 – 32 – 26

    B + V + N = 108

    2º Passo / O enunciado diz que 84 pessoas praticam apenas um esporte, então:

    (Sendo que a interseção de F x B não entra nessa conta pois pede somente os que praticam apenas um esporte. O mesmo serve para as interseções do vôlei x futsal, vôlei x basquete e vôlei x futsal x basquete)

    F + B + V = 84

    32 + B + V = 84

    B + V = 84 - 32

    B + V = 52

    (O total de pessoas que jogam basquete e vôlei precisam dar 52)

    3º Passo / O enunciado diz que 48 não jogam basquete,

    F + V + N = 48

    32 + V + N = 48

    V + N = 48 - 32

    V + N = 16

  • ÊNFASE 16 - TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

    As questões referente a “CLASSIFICAÇÃO DE SCHILLING” devem ser anuladas, pois as mesmas extrapolam a temática pedida pela banca.

    Considerando “BLOCO III”, item “1. Ações de saúde” o segundo item “Prevenção de Doenças Relacionadas ao Trabalho”

    Considerando que a Classificação de Schilling é conceito a que leva em consideração, principalmente na Medicina do Trabalho. Isso porque ela é utilizada como referência para estabelecimento de uma relação e adoecimento no trabalho e não uma parte integrante na prevenção.

    Considerando que "PREVENÇÃO" trata-se de um conjunto de medidas implementadas para reduzir riscos e danos aos profissionais. Tais medidas são baseadas nas normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.

    Conclui-se que devem ser anuladas as 3 questões referente ao tema, uma vez que foge do pedido pela banca e principalmente por se tratar de uma assunto voltado a medicina trabalho. Questões essas que nunca antes foram pedidas em provas de TST.

  • Item/Questão: 92, Ênfase 16

    Categoria: discordância do gabarito

    Argumentação:

    Na situação hipotética em que uma venda foi realizada na última hora do último dia de certo mês, com a nota fiscal emitida, mas o produto entregue somente na semana seguinte, a receita relativa à venda deve ser reconhecida no mês em que a venda foi realizada, ou seja, no mês em que a nota fiscal foi emitida. Isso segue o princípio contábil do regime de competência, que determina que as receitas e despesas devem ser reconhecidas contabilmente quando auferidas e incorridas, independentemente do efetivo recebimento ou pagamento.

    Quanto ao custo da mercadoria vendida, ele também deve ser apropriado no mesmo mês em que a venda ocorreu, considerando o valor dos produtos vendidos. Portanto, tanto a receita quanto o custo devem compor os relatórios contábeis do mês em que a venda foi realizada, mesmo que a entrega física tenha ocorrido posteriormente.

    A legislação do Imposto de Renda, incorporando norma da legislação comercial, elege o regime de competência como regra geral para apuração do resultado das empresas. Isso significa que as receitas e despesas devem ser reconhecidas contabilmente quando auferidas e incorridas, independentemente do efetivo recebimento ou pagamento. Portanto, a venda realizada com emissão de nota fiscal deve ser registrada no mês correspondente, mesmo que a entrega física ocorra posteriormente.

    Além disso, a jurisprudência administrativa também reconhece essa prática. Por exemplo, em decisão da 10ª Região Fiscal, ficou estabelecido que, na venda para entrega futura, a receita deve ser apropriada no momento da emissão da nota fiscal, independentemente da data de entrega física. Já no caso de faturamento antecipado, a receita só deve ser computada no período de apuração em que o bem for produzido ou adquirido, ficando disponível para o comprador.

    Portanto, a prática contábil correta é reconhecer a receita no momento da venda, independentemente da entrega física, seguindo o princípio do regime de competência. O custo da mercadoria vendida também deve ser apropriado no mesmo período, considerando o valor dos produtos efetivamente vendidos. Assim, a questão 92 deve ter o seu gabarito alterado de “ERRADA” para “CORRETA”.

  • Ênfase 16, questão 96
    Julgue os itens a seguir, a respeito de receitas, despesas, custos e
    resultados. A compra de matéria-prima com vistas à futura elaboração
    de produtos que serão vendidos é um tipo de custo.

    Verdadeiro. A compra de matéria-prima com o objetivo de futura elaboração de produtos que serão vendidos é considerada um tipo de custo. A matéria-prima representa o valor gasto na aquisição dos insumos necessários para a fabricação dos produtos, e esse custo deve ser registrado no momento da aquisição, mesmo que a elaboração e venda dos produtos ocorram posteriormente. Essa prática segue o princípio contábil do regime de competência, que determina que as receitas e despesas devem ser reconhecidas contabilmente quando auferidas e incorridas, independentemente do efetivo recebimento ou pagamento .

    Portanto, a compra de matéria-prima é considerada um custo essencial para a produção e venda dos produtos, e sua apropriação contábil ocorre no momento da aquisição, independentemente da data de entrega física.

    : CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis : NBC TG 16 - Estoques : CPC 27 - Ativo Imobilizado.

    Logo, deve haver a troca do gabarito da questão 96 de " ERRADO" para "CERTO".

  • Ênfase 16, Item/Questão: 92

    Categoria: discordância do gabarito

    Argumentação:

    Na situação hipotética em que uma venda foi realizada na última hora do último dia de certo mês, com a nota fiscal emitida, mas o produto entregue somente na semana seguinte, a receita relativa à venda deve ser reconhecida no mês em que a venda foi realizada, ou seja, no mês em que a nota fiscal foi emitida. Isso segue o princípio contábil do regime de competência, que determina que as receitas e despesas devem ser reconhecidas contabilmente quando auferidas e incorridas, independentemente do efetivo recebimento ou pagamento.

    Quanto ao custo da mercadoria vendida, ele também deve ser apropriado no mesmo mês em que a venda ocorreu, considerando o valor dos produtos vendidos. Portanto, tanto a receita quanto o custo devem compor os relatórios contábeis do mês em que a venda foi realizada, mesmo que a entrega física tenha ocorrido posteriormente.

    A legislação do Imposto de Renda, incorporando norma da legislação comercial, elege o regime de competência como regra geral para apuração do resultado das empresas. Isso significa que as receitas e despesas devem ser reconhecidas contabilmente quando auferidas e incorridas, independentemente do efetivo recebimento ou pagamento. Portanto, a venda realizada com emissão de nota fiscal deve ser registrada no mês correspondente, mesmo que a entrega física ocorra posteriormente.

    Além disso, a jurisprudência administrativa também reconhece essa prática. Por exemplo, em decisão da 10ª Região Fiscal, ficou estabelecido que, na venda para entrega futura, a receita deve ser apropriada no momento da emissão da nota fiscal, independentemente da data de entrega física. Já no caso de faturamento antecipado, a receita só deve ser computada no período de apuração em que o bem for produzido ou adquirido, ficando disponível para o comprador.

    Portanto, a prática contábil correta é reconhecer a receita no momento da venda, independentemente da entrega física, seguindo o princípio do regime de competência. O custo da mercadoria vendida também deve ser apropriado no mesmo período, considerando o valor dos produtos efetivamente vendidos. Assim, a questão 92 deve ter o seu gabarito alterado de “ERRADA” para “CORRETA”.

  • Oi. E matemática? Professor brunno durante a correção no último domingo afirmou que traria as sugestões de recurso.

  • Boa noite.

    Discordo dos recursos de contabilidade.

    Questão 91 - Exemplo de técnica sofisticada o SPED, independente de custo.

Posts recentes

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

2 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

3 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

3 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

3 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

3 horas atrás

Concurso Bombeiros MG: banca contratada; edital iminente

Foi publicado o extrato de contrato que oficializa a contratação do IDECAN como banca organizadora…

4 horas atrás