Concurso PC SP: são 1.250 vagas de Investigador; saiba mais!
O concurso PC SP (Polícia Civil do Estado de São Paulo) está com seu novo edital na praça e oferta 3.500 vagas para os cargos de Investigador, Escrivão, Médico Legista, Perito Criminal e Delegado.
As inscrições podem ser realizadas durante o período de 11 de setembro a 10 de outubro. Todo o procedimento deve ser feito pelo site da banca organizadora, a Fundação Vunesp, ao custo de R$ 113,06.
O que faz um Investigador do concurso PC SP? Quantas vagas são ofertadas? E qual o salário?
De acordo com o edital, são ofertadas 1.250 vagas para a carreira de Investigador, sendo 1.187 para ampla concorrência e 63 reservadas às pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$ 5.879,68.
Os interessados devem possuir formação de nível superior e ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria “B”. São atribuições inerentes ao exercício do cargo de Investigador de Polícia as seguintes atividades:
realizar diligências investigatórias e de policiamento preventivo especializado;
cumprir requisições escritas ou verbais atinentes ao trabalho de polícia judiciária, emanadas do Delegado de Polícia;
cumprir mandados;
elaborar boletins de ocorrência e demais atos e documentos de polícia judiciária;
escoltar presos; realizar prisões, capturas de indivíduos e apreensões;
manter a segurança de locais onde se desenvolve a atividade policial civil;
atender ao público interno e externo, no desempenho da atividade policial;
intervir, a qualquer tempo, em ocorrências de natureza criminal;
conduzir viaturas policiais;
transportar pessoas e coisas vinculadas a ocorrências policiais;
conservar, manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais;
executar demais atos compatíveis com a atividade de polícia judiciária e administrativa, sob a presidência do Delegado de Polícia;
desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas, além das funções previstas na Portaria DGP-30, de 14 de novembro de 2012 e na Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo (Lei Complementar nº 207/1979);
portar arma de fogo enquanto integrante da Polícia Civil (Lei nº 10.826/2003, artigo 6º, II);
atuar com possibilidade de exposição a situações de risco.
Quer saber mais sobre os cargos, provas e outros detalhes do concurso PC SP? Então, acesse nosso artigo na íntegra:
Bruna de Andrade França é publicitária com pós-graduação em Marketing & Growth, atuando há mais de 6 anos no universo dos concursos públicos. Desde 2021, lidera no Blog do Estratégia Concursos a cobertura editorial especializada em Concursos Policiais (PF, PRF, PM, PC, etc.), além das frentes de concursos bancários, de saúde e da área legislativa. Especialista em redação, com práticas de SEO e Copywriting, possui também atuação prática de contato direto com órgãos públicos responsáveis por editais, permitindo acesso antecipado a informações, desdobramentos importantes e atualização eficiente dos concursos públicos.