Os resultados finais do concurso MPEG (Museu Paraense Emílio Goeldi), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, foram publicados!
Sendo assim, o prazo de validade deste concurso será de 02 (dois) anos, isto é, até outubro de 2026, podendo ser prorrogado a critério do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) por igual período.
Os editais oferecem 29 vagas para os cargos de Pesquisador e Tecnólogo, com exigências de nível superior. A lotação das vagas será na cidade de Belém/PA.
Se você tem interesse no concurso MPEG, e deseja se preparar desde já, não deixe de conferir todas as informações para sair na frente da concorrência. Acompanhe através dos tópicos abaixo:
Para o cargo de Pesquisador são oferecidas 19 vagas, da seguinte forma:
Para Tecnologista são 10 vagas, da seguinte forma:
Os selecionados desempenharão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A lotação será em Belém, capital paraense.
O salário inicial dos aprovados pode chegar a R$ 14.274,53, valor composto pelo vencimento básico, gratificação de desempenho em atividades de Ciência e Tecnologia (GDACT) e a retribuição pela titulação acadêmica. Confira os detalhes:
Para se candidatar aos cargos de pesquisador, é necessário possuir formação de nível superior e título de doutorado na área correspondente.
Formação exigida: Título de doutor em Biologia, Ecologia, Biodiversidade e Evolução, Educação, Comunicação, Ciências biológicas ou humanas, ou áreas afins.
Requisitos exigidos: Ter tese defendida em Ciências ambientais, humanas, sociais e/ou biológicas; ter artigos científicos publicados, em revistas indexadas, na área de comunicação, divulgação e popularização da Ciência, com foco nas ciências ambientais, sociais e/ou biológicas; ter experiência comprovada na coordenação e participação de projetos de comunicação, divulgação e popularização da ciência, nos temas de diversidade biológica e sociocultural e sistemas amazônicos.
Graduação em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo; ter o grau de Mestre em Comunicação ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que lhe atribua habilitação correspondente em Comunicação Social; e ter participado de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Os candidatos do concurso público MPEG enfrentaram as seguintes etapas:
A Prova Escrita Discursiva consistiu na redação de texto (de até 300 linhas), sobre temas relacionados aos conhecimentos específicos do perfil de atuação.
O Museu Paraense Emílio Goeldi (sigla MPEG, inicialmente denominado Associação Philomática) popularmente conhecido como Museu Goeldi, é uma instituição museológica e científica pública e um parque zoobotânico brasileiro, fundada em 1911 pelo naturalista Domingos Soares Ferreira Penna, no município brasileiro de Belém (estado do Pará) e vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).
Possui acervos de conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia, além de promover de forma centenária a pesquisa arqueológica e estudos científicos dos sistemas naturais e culturais da região (pré-cabralina). É a mais antiga instituição na região amazônica e reconhecido mundialmente como uma das importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira.
Concurso para Policial Legislativo da Câmara dos Deputados 2026 oferta 140 vagas; veja neste artigo…
Futuros aprovados do concurso da Câmara dos Deputados poderão ter aumento nos salários! O Plenário…
Foram aplicadas as provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Rosário, cidade no Maranhão,…
Um novo concurso da Câmara de Petrolina PE é previsto para 2026. Último edital foi…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Terra Roxa, no Paraná. São…
Se você tinha medo de perder alguma informação importante, não se preocupe! Aqui você confere…