Fundação já avaliou quase 300 milhões de candidatos!
O concurso do Ministério Público de Sergipe está com edital publicado! São ofertadas 28 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva para os cargos de Analista e Técnico do Ministério Público em diversas especialidades.
Sob organização da Fundação Carlos Chagas, a FCC, a seleção terá provas objetivas e discursivas aplicadas em 11 de janeiro de 2026.
Para participar do certame, trouxemos abaixo um resumo de como a banca costuma a trabalhar. Conheça o perfil da FCC!
A Fundação Carlos Chagas, mais conhecida como FCC, é uma das bancas mais tradicionais do país. Sua atuação não fica somente no mundo dos concursos, mas estende-se também por outros setores da educação, tais como pesquisas, cursos, seminários, premiações etc.
Criada em 1964, a banca já realizou mais de 2,5 mil projetos, atendeu 500 instituições e avaliou mais de 273 milhões de candidatos.
A FCC costuma realizar questões no estilo múltipla escolha, apresentando 5 alterantivas, e costuma utilizar enunciados quase sempre bem elaborados, cobrando jurisprudência, situações práticas do dia a dia e tópicos que motivam o candidato a refletir, fugindo do tradicional decoreba.
Como resultado, as provas contêm poucas questões anuladas ou com alteração de gabarito, quando comparado a outras bancas. Mas isso não faz com que as provas sejam fáceis, pois o nível das questões é alto, testando se os concurseiros estão bem preparados.
A banca não costuma utilizar de pegadinhas, como o Cebraspe, mas isso não quer dizer que ela não possa utilizar nenhuma vez.
Língua portuguesa
Em seus textos, a banca costuma cobrar do candidato conhecimento em interpretação, sintaxe, gramática e pontuação por meio de textos extensos e questões longas. Por isso, fique atento ao tempo de prova, saiba dominar a resolução da prova!
Além disso, a Língua Portuguesa costuma ser a disciplina com maior peso nas provas.
Direito Administrativo e Constitucional
A banca não costuma a pedir apenas a literalidade da lei, como fazia antigamente. Agora, é muito comum a exigência do conhecimento de doutrinas, como Di Pietro em Direito Administrativo, mas também costuma a cobrar jurisprudências e súmulas mescladas com a lei seca.
Por isso, é importante que o candidato esteja o mais atualizado possível das modificações legais recentes.
Conhecimentos Específicos
A FCC costuma exigir atenção do candidato quando se trata de conhecimentos específicos, isso é, a banca gosta de saber se você está por dentro da literalidade do conteúdo específico do seu cargo, mas também das atualizações, mesclando situações atuais e conhecimento da área.
Além de estudar bastante, fazer resumos e organizar seu dia, o ponto principal para saber como a banca costuma a cobrar as disciplinas é realizar provas anteriores da banca. Utilize simulados, bancos de questões e fique atento às atualizações.
Isso é importante, não só para testar o conhecimento e definir o padrão de aplicação do exame, mas também para que você possa organizar seu tempo de execução. Muitos concurseiros não organizam o tempo de realização das questões e a passagem das respostas para o gabarito e acabam se enrolando nos minutos finais, podendo marcar gabaritos errados e até deixando de marcar por esgotar o tempo.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
A Prefeitura de Indiana, no interior do estado de São Paulo, publicou o edital para…
Após suspensão, decisão do TJMT garante continuidade do concurso Sefaz MT Após suspensão, uma decisão…
Desembargador confirma continuidade e não altera cronograma do concurso Sefaz MT O concurso da Sefaz…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Vitorino, município localizado no sudoeste…
As provas objetivas do concurso da Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) foram…
SES DF dá início aos trâmites para contratação da banca organizadora de seu novo PSS.…