O concurso IGP RS Papiloscopista foi oficialmente suspenso!
O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul divulgou nota informando que tomou conhecimento da decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado, que suspendeu o certame em razão de denúncia envolvendo um dos integrantes da banca examinadora.
A denúncia que levou à suspensão é de que o professor responsável pela área criminalística da banca examinadora, atuou em curso preparatório para o concurso, e teria, em suas aulas, abordado questões que foram incluídas na prova objetiva, aplicada no dia 15 de junho de 2025.
Segundo lei estadual do Estatuto dos Concursos Públicos do RS, só podem integrar banca examinadora os profissionais que estão, no mínimo há três anos, sem envolvimento em cursos preparatórios.
O Instituto reafirmou o compromisso com a transparência e destacou que o Instituto AOCP, organizadora do certame, é uma empresa especializada e integralmente responsável pela formação da banca examinadora, pela aplicação e correção das provas, bem como pela execução de todas as etapas eliminatórias e classificatórias do certame.
O IGP está acompanhando os desdobramentos e adotando as medidas necessárias.
Abaixo você confere o que foi divulgado pela organizadora do concurso IGP RS Papiloscopista:
O Instituto AOCP esclarece que as denúncias relacionadas ao examinador Rodrigo Henrique de Oliveira Montes, da disciplina de Criminalística, não procedem.
Atualmente, o elaborador não faz parte de nenhum curso preparatório. O examinador se desligou dos cursos há mais de dois anos, antes do Concurso Público do IGP-RS (Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) ocorrer.
Além disso, o mesmo não possui o controle sobre os materiais e aulas produzidas no passado e, assim não teve ciência ou benefício sobre o aproveitamento das aulas. Ademais, das 16 questões elaboradas para esta prova, a maior parte delas não estão contempladas em suas antigas aulas.
Por fim, reiteramos que as denúncias sobre o examinador são infundadas.
Vale lembrar que o concurso conta com 40 vagas para o cargo e as provas foram realizadas no dia 15 de junho, já tendo gabarito preliminar disponível.
As oportunidades são distribuídas entre ampla concorrência, candidatos PcD, negros, pessoas trans e povos indígenas. As oportunidades exigem nível superior dos candidatos, com salário de R$ 8.930,74.
Para saber tudo sobre o concurso IGP RS Papiloscopista, acesse: IGP RS
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…