A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) será contemplada com oportunidades imediatas e de cadastro reserva no maior concurso da história do estado.
Ao todo, serão 10 vagas imediatas mais 10 em cadastro reserva para o cargo de Gestor Especializado de Ciência e Tecnologia, que exige nível superior e tem jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A confirmação da Fapeal na seleção foi anunciada pelo governador Paulo Dantas no dia 28 de outubro, quando ele também divulgou que serão providas mais de 11 mil vagas para outros diversos órgãos estaduais.
Apesar do certame oferecer apenas oportunidades para Analista, segundo o Plano de Cargos da autarquia, o quadro de servidores é ainda formado por cargos de Assistente Técnico e Auxiliar Técnico, ambos de nível médio.
A FAPEAL exerce atividades de fomento à pesquisa e indução tecnológica, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviços de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONGs. Viabiliza Projetos de Pesquisas Induzidos que priorizam áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, além de ter realizado o Programa Pró-Ciências, que capacitou mais de seiscentos professores das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia e o Projeto Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação que estimulou cursos de Pós-Graduação realizados em Alagoas, sem contar com as centenas de bolsas e auxílios que oferece anualmente, melhor qualificando e contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível para Alagoas. A FAPEAL representa hoje uma instituição inteiramente comprometida com o desenvolvimento e com o destino do Estado.
No dia 28 de outubro de 2025, o governador Paulo Dantas, em alusão ao Dia do Servidor Público, anunciou mais de 11 mil vagas em concursos público de diferentes órgãos estaduais.
Entre eles, está a Fapeal, que terá 10 vagas imediatas mais 10 de cadastro reserva para o cargo de Gestor Especializado de Ciência e Tecnologia, de nível superior.
Na ocasião, também foi anunciado que não os concursos não serão unificados em um só edital, já que as oportunidades são de diversas áreas.
O Plano de Cargos referente às carreiras do concurso Fapeal são vigentes através da LEI Nº 8.626, DE 28 DE MARÇO DE 2022
Segundo o documento, a remuneração-base e as gratificações dos cargos se distribuem em classes progressivas da seguinte forma:
Para o desenvolvimento referente à progressão horizontal, o servidor terá de ter chegado a um tempo de serviço de 5 anos, ter tido um desempenho funcional comprovado por sistema permanente e ter se aperfeiçoado tecnicamente através do Plano de Qualificação Profissional.
Já de forma vertical, os requisitos são o tempo de serviço, com progressão sempre na mesma classe, e mediante exigência de nova habilitação ou titulação. Veja:
Já em relação à remuneração, o Plano de Cargos estabeleceu, naquela época, os seguintes valores no quadro de estrutura remuneratória:
Conforme o Plano de Cargos, abaixo você confere as especialidades de cada carreira e o número de cargos:
No dia 05 de dezembro de 2025 houve uma movimentação importante referente ao concurso STF…
Edital do PSS IBAMA e INCRA deve ser publicado até janeiro de 2026! O IBAMA…
O concurso STF tem 40 nomeados para Polícia Judicial Os candidatos aprovados no concurso público…
Os aprovados no concurso MPU terão salário inicial de até R$ 14,8 mil + benefícios…
IBAMA tem concurso público para efetivos em fase de nomeações Processo seletivo (pss) para temporários…
Último concurso PRF segue vigente até o final de 2025. Diretor prevê edital após a…