Foi autorizada a realização do concurso público da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).
Anteriormente, a Procuradoria Geral do Estado já havia aprovado o parecer técnico que viabilizava a abertura do certame.
Agora, o próximo passo será a formação de uma comissão, que ficará responsável pela elaboração do termo de referência e contratação da banca organizadora.
São previstas 10 vagas imediatas mais 10 em cadastro reserva para o cargo de Gestor Especializado de Ciência e Tecnologia, que exige nível superior e tem jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Apesar do certame oferecer apenas oportunidades para Analista, segundo o Plano de Cargos da autarquia, o quadro de servidores é ainda formado por cargos de Assistente Técnico e Auxiliar Técnico, ambos de nível médio.
A FAPEAL exerce atividades de fomento à pesquisa e indução tecnológica, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviços de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONGs. Viabiliza Projetos de Pesquisas Induzidos que priorizam áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, além de ter realizado o Programa Pró-Ciências, que capacitou mais de seiscentos professores das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia e o Projeto Nordeste de Pesquisa e Pós-Graduação que estimulou cursos de Pós-Graduação realizados em Alagoas, sem contar com as centenas de bolsas e auxílios que oferece anualmente, melhor qualificando e contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível para Alagoas. A FAPEAL representa hoje uma instituição inteiramente comprometida com o desenvolvimento e com o destino do Estado.
No dia 28 de outubro de 2025, o governador Paulo Dantas, em alusão ao Dia do Servidor Público, anunciou mais de 11 mil vagas em concursos públicos de diferentes órgãos estaduais.
Entre eles, estava a Fapeal, que terá 10 vagas imediatas mais 10 de cadastro reserva para o cargo de Gestor Especializado de Ciência e Tecnologia, de nível superior.
Na ocasião, também foi anunciado que os concursos não serão unificados em um só edital, já que as oportunidades são para diversas áreas.
Com a autorização oficial do certame, o próximo passo será a formação de uma comissão, que ficará responsável pela elaboração do termo de referência e contratação da banca organizadora.
O Plano de Cargos referente às carreiras do concurso Fapeal são vigentes através da LEI Nº 8.626, DE 28 DE MARÇO DE 2022
Segundo o documento, a remuneração-base e as gratificações dos cargos se distribuem em classes progressivas da seguinte forma:
Para o desenvolvimento referente à progressão horizontal, o servidor terá de ter chegado a um tempo de serviço de 5 anos, ter tido um desempenho funcional comprovado por sistema permanente e ter se aperfeiçoado tecnicamente através do Plano de Qualificação Profissional.
Já de forma vertical, os requisitos são o tempo de serviço, com progressão sempre na mesma classe, e mediante exigência de nova habilitação ou titulação. Veja:
Já em relação à remuneração, o Plano de Cargos estabeleceu, naquela época, os seguintes valores no quadro de estrutura remuneratória:
Conforme o Plano de Cargos, abaixo você confere as especialidades de cada carreira e o número de cargos:
Estão oficialmente abertas as inscrições do concurso público do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas…
5 concursos fiscais de 2026 já têm provas marcadas e são os melhores do momento!…
Quer saber quais são as próximas datas do cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU) de…
Concurso ISS Manaus possui salários iniciais de R$ 24 mil! Atenção, concurseiro! Novas movimentações no…
Olá, pessoal, tudo bem? Estudaremos, neste artigo, sobre as associações para o concurso da Secretaria…
Concurso Sefaz RN terá provas em março; inscrições já encerradas Foram encerradas as inscrições do…