Concurso CGM SP: confira quais são as etapas do edital
Com o edital publicado, é importante saber como serão as etapas do concurso CGM SP, cuja oferta é de 50 vagas imediatas para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno.
Para facilitar a sua vida, concurseiro, elaboramos este artigo que explica exatamente como serão as fases do certame. Confira!
Como serão as etapa do concurso CGM SP?
Sob a organização da banca FCC, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de duas etapas, sendo de provas objetiva e dissertativa, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Prova objetiva
As provas objetivas serão divididas entre 3 avaliações (P1, P2 e P3), constituídas por questões de múltipla escolha, contendo 5 alternativas e apenas uma considerada a correta.
PROVA 1 – Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa – 20 questões
Língua Inglesa – 10 questões
Noções de Controle Interno e Externo – 20 questões
Lei Orgânica do Município de São Paulo – 10 questões
Raciocínio Lógico – 10 questões
Estatística – 10 questões
PROVA 2 – Conhecimentos Específicos
Direito Administrativo – 20 questões
Direito Constitucional – 20 questões
Gestão Pública – 20 questões
Administração Financeira e Orçamentária – 10 questões
Dinâmicas do Município de São Paulo – 10 questões
PROVA 3 (Conhecimentos Especializados) – Auditor Municipal de Controle Interno Área de Especialização: Geral
Políticas Públicas – 20 questões
Legislação Específica – 20 questões
Noções de Tecnologia da Informação – 10 questões
Noções de Auditoria – 10 questões
Contabilidade Geral e Avançada – 10 questões
Contabilidade Aplicada ao Setor Público – 10 questões
PROVA 3 (Conhecimentos Especializados) – Auditor Municipal de Controle Interno Área de Especialização: Correição
Direito Administrativo Sancionador – 40 questões
Direito Civil – 10 questões
Direito Processual Civil – 10 questões
Direito Penal – 10 questões
Direito Processual Penal – 10 questões
PROVA 3 (Conhecimentos Especializados) – Auditor Municipal de Controle Interno Área de Especialização: Infraestrutura
Políticas Públicas – 20 questões
Noções de Auditoria – 10 questões
Planejamento em Obras e Serviços de Engenharia – 15 questões
Orçamento em Obras e Serviços de Engenharia – 15 questões
Legislação Ambiental – 05 questões
Considerar-se-á habilitado o candidato que obtiver, simultaneamente:
50% de acertos na Prova de Conhecimentos Gerais (P1) (40 acertos);
50% de acertos na Prova de Conhecimentos Específicos (P2) (40 acertos);
50% de acertos na Prova de Conhecimentos Especializados (P3) (40 acertos); e
pontuação maior que 0 em todas as disciplinas de Conhecimentos Gerais (P1) e Conhecimentos Específicos (P2).
Prova dissertativa
A Prova Dissertativa (P4) constará de Redação, Estudo de Caso e Questão Dissertativa, para cada uma das áreas de especialização, no mesmo dia de aplicação da P3, em período distinto, sendo:
a) uma Redação; a qual o candidato deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral não atrelado necessariamente ao Conteúdo Programático referido no presente Edital.
b) um Estudo de Caso para o qual o candidato deverá apresentar, por escrito, a solução. Relacionar-se-á com a resolução de problemas e/ou caso prático, adequado às atribuições do cargo, versando sobre os conteúdos programáticos, constantes do Anexo II deste Edital, abordando, exclusiva ou tangencialmente, às seguintes disciplinas:
Área de Especialização Geral: Direito Administrativo, Gestão Pública e/ou Políticas Públicas;
Área de Especialização Correição: Direito Administrativo Sancionador, Direito Administrativo e/ou Direito Constitucional; e
Área de Especialização Infraestrutura: Gestão em Obras e Serviços de Engenharia, Planejamento em Obras e Serviços de Engenharia e/ou Orçamento em Obras e Serviços de Engenharia.
c) uma Questão Dissertativa; adequada às atribuições do cargo, avaliando conhecimentos, e versando sobre os conteúdos programáticos, constantes do Anexo II deste Edital, abordando, exclusiva ou tangencialmente, às seguintes disciplinas:
Área de Especialização Geral: Direito Administrativo, Gestão Pública e/ou Políticas Públicas;
Área de Especialização Correição: Direito Administrativo Sancionador, Direito Administrativo e/ou Direito Constitucional; e
Área de Especialização Infraestrutura: Gestão em Obras e Serviços de Engenharia, Planejamento em Obras e Serviços de Engenharia e/ou Orçamento em Obras e Serviços de Engenharia.
A etapa será avaliada da seguinte forma:
Será considerado habilitado na Prova Dissertativa (P4) o candidato que obtiver, cumulativamente, pontuação igual ou superior a 50 na Redação e pontuação igual ou superior a 50 na soma dos pontos obtidos pelo candidato no Estudo de Caso e na Questão Dissertativa.
Se você deseja mais informações sobre o concurso CGM SP, para além das etapas, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:
Mãe e jornalista formada pela UNIP, possui ampla experiência na cobertura de entretenimento em grandes veículos, como o site da CNN, RedeTV! e Estratégia Educacional. Atuou também em agências de marketing, produtoras musicais e assessorias de imprensa, com foco especial no trabalho com personalidades públicas. Atualmente, integra a equipe do Estratégia Concursos, onde é responsável pela produção de conteúdos estratégicos voltados para o setor de concursos públicos, com destaque para a área fiscal, gestão, controle, concursos administrativos e Ministérios participantes do CNU, além de diversos órgãos federais. Tem como missão transformar informações complexas em conteúdos acessíveis, relevantes e de alto valor para quem sonha com uma carreira no serviço público.