Com autorizações publicadas desde 2024 para um novo concurso público, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) pretende publicar oficialmente o edital em 2026.
Em resposta do atendimento e-SIC, a Casan ressaltou que o certame ainda não saiu do papel porque o órgão sofreu recentemente uma reestruturação interna.
Essa medida, segundo a Companhia, trouxe mudanças significativas em seu próprio organograma entre 2024 e 2025, o que impediu a continuidade dos respectivos trâmites de abertura.
Além disso, a Casan pretende abrir um Plano de Demissão Incentivada (PDVI) em 2026, que, inclusive, já está em estudos. Após o avanço do PVDI, o órgão planeja finalmente realizar o concurso no mesmo ano.
Lembrando que estão autorizadas 49 vagas imediatas, sendo 04 para o cargo de Técnico de Automação e 15 para Técnico de Saneamento e diversos outros cargos. Veja a distribuição:
Ademais, o último concurso foi realizado em 2022. Na época, foram ofertadas 20 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. As iniciais variavam R$ 2.553,38 a R$ 9.532,86.
Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o Concurso CASAN para que você possa se preparar. Acompanhe pelos tópicos abaixo:
Foram publicadas novas autorizações para realização do concurso CASAN SC. Veja abaixo os documentos na íntegra!
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) é uma empresa pública de economia mista e de capital aberto, que atua como concessionária do setor de saneamento.
A CASAN atua nos municípios por meio de contratos de programas e também de convênios, que são os instrumentos legais firmados com as prefeituras municipais e concedem à Companhia o direito de prestar os serviços de gestão, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água, de coleta e de tratamento de esgoto.
A carga Horária Semanal é de 40 horas, exceto para os cargos abaixo:
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) oferece os seguintes benefícios para todos os cargos:
O concurso CASAN será realizado mediante aplicação das etapas abaixo:
Os candidatos foram avaliados por uma Prova Objetiva, com 5 alternativas de resposta. Para ser aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 50 pontos.
A prova escrita foi aplicada nas cidades de Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Grande Florianópolis, Rio do Sul, São Joaquim e São Miguel do Oeste.
Todos os cargos (exceto Analista de Sistemas e operador de Equipamento Pesado):
Analista de Sistema
Operador de Equipamento Pesado
O teste de aptidão física foi aplicado somente aos seguintes cargos:
Os candidatos passaram pelas seguintes provas:
A Prova Prática foi aplicada apenas para o cargo de Operador de Equipamento Pesado. Consistiu em duas etapas, cada uma delas com a duração máxima de 20 minutos:
A Prova de Títulos para os cargos de nível superior constou da avaliação dos certificados do curso de Pós-Graduação em nível de Especialização ou de diplomas do curso de Mestrado e de Doutorado.
Os títulos apresentados foram avaliados de acordo com a tabela abaixo:
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…
Novo concurso PC TO é previsto no PLOA 2026; documento é apreciado na Assembleia Legislativa!…
LDO de 2026 prevê novos concursos TO para Polícia Penal, Polícia Civil e órgãos do…
Ver comentários
Aguardando o pacote completo do Estratégia para este concurso (área de Economia, please)