concurso bombeiro pr
Está liberada a consulta individual do gabarito preliminar das provas do concurso público Bombeiro PR (Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná) para o cargo de Soldado.
Aqueles que não concordarem com as informações divulgadas podem entrar com a interposição de recursos no prazo de 8 e 9 de julho. O processo pode ser feito no site do IBFC.
O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial. Agora, vamos te ajudar em mais essa importante etapa!
Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório da seleção. Veja a seguir!
No trecho “O filial Francis não gostaria de saber que […]”, o adjetivo “filial” funciona como um recurso expressivo e figurativo, não desempenhando papel de coesão referencial por si só, como o enunciado da referida questão anuncia. Isso porque a coesão referencial pressupõe a retomada de um elemento anterior no texto, com o objetivo de garantir continuidade e conexão semântica entre as partes do discurso.
Entretanto, “filial” é um adjetivo qualificativo novo no texto, e ele não retoma nenhum termo explicitamente mencionado antes. Logo, não pode ser considerado um elemento coesivo por si só.
O que pode ser entendido como mecanismo de coesão, neste caso, é a expressão inteira “o filial Francis”. O núcleo dessa expressão, “Francis”, sim, remete de forma direta e clara ao jornalista Paulo Francis, já mencionado diversas vezes ao longo do texto. A presença do adjetivo “filial” apenas modifica semanticamente o referente, atribuindo-lhe uma carga irônica e figurativa, sem exercer função de retomada textual.
Portanto, o adjetivo isoladamente não estabelece coesão referencial. Ele atua como uma qualificação estilística, e é a expressão completa que garante a ligação com o referente anterior, funcionando como unidade coesiva dentro do texto.
Paralelismo sintático e efeito de exagero: o papel dos pronomes demonstrativos
O paralelismo sintático — repetição de uma mesma estrutura gramatical — ocorre aqui com o verbo “era” sendo repetido com atribuições morfologicamente semelhantes: “Lenine era isto. Lenine era aquilo”.
Esse recurso contribui para a fluidez, o ritmo e a clareza do enunciado, mas não carrega, por si só, um valor expressivo de hipérbole ou generalização.
O efeito de exagero se constrói, na verdade, pelo uso dos pronomes demonstrativos “isto” e “aquilo”, que aparecem com significado vago e abrangente. Ao empregar esses termos de maneira genérica e cumulativa, o falante sugere que Lenine era “de tudo um pouco” ou “fez o impossível”, sem especificar atributos concretos — e é justamente essa vagueza proposital e abrangente que provoca o efeito de exagero ou hipérbole retórica.
Portanto, não é a repetição estrutural (paralelismo) que exagera semanticamente, mas o uso de pronomes demonstrativos amplos, indefinidos e acumulados que dão à frase sua expressividade hiperbólica.
Ilustre banca examinadora,
Com a devida vênia, o recorrente vem, por meio deste, interpor recurso em face do gabarito preliminar apontado na questão 24, da versão A.
A questão não apresenta nenhum item correto. Vejamos.
Primeiramente, cumpre salientar que o caminho a ser escolhido deve ser o de menor tempo, a fim de que a ambulância chegue o mais rápido possível.
Para fins de cálculo vamos adotar os seguintes valores hipotéticos:
AD = DB = CB = 100km; AC = 50km.
Doravante, calcularemos o tempo para percorrer cada um dos caminhos e ao final verificar o menor deles.
DtAD = AD/VAD = 100/60; DtDB = DB/VDB = 100/84.
Somando esses intervalos de tempo:
100/60 +100/84 = (8400 + 6000)/5040 @ 2,875h.
DtAC = AC/VAC = 50/100; DtCB = CB/VCB = 100/50.
Somando esses intervalos de tempo:
50/100 +100/50 = 0,5 + 2,0 = 2,5h.
Portanto, o caminho mais rápido, ou seja, aquele que vai fazer a ambulância chegar mais primeiramente ao local do atendimento é aquele que passa por C.
Vamos calcular a velocidade média de cada trecho:
Assim, verifica-se que o caminho mais rápido é o caminho que passa por C, porém ele tem velocidade média 10km/h menor que a velocidade média do caminho que passa por D.
Diante do exposto, não há alternativa que possa ser assinalada corretamente pelo candidato, motivo pelo qual requer-se a anulação da referida questão.
Para saber mais sobre o concurso Bombeiro PR para Soldado, além dos possíveis recursos, acesse nosso artigo na íntegra:
Neste artigo você encontrará um resumo das principais Regras Deontológicas do Código de Ética do…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…