Após a confirmação da Fundação Vunesp como a banca organizadora do concurso ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), tivemos acesso ao projeto básico que traz mais detalhes sobre o certame.
Conforme já havíamos noticiado, são previstas até 126 vagas para cargos de níveis médio e superior, distribuídos da seguinte forma:
Vale ressaltar que a quantidade exata de vagas a serem oferecidos no certame será definida pelo Conselho Diretor previamente à assinatura do contrato.
A seleção dos candidatos será constituído, da seguinte forma:
As fases acima descritas estão representadas no quadro abaixo:
As provas a serem aplicadas contemplarão 60 questões da prova objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, e prova dissertativa – redação para o cargo de Agentes de Suporte à Regulação e 60 questões da prova objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, além de 1 (um) estudo de caso prático e 1 (uma) questão dissertativa, para os demais cargos.
As provas objetivas, o estudo de caso e questão dissertativa deverão ser aplicadas no período vespertino, com 5 horas de duração, ou seja, das 13h até as 18h.
Para os cargos de Agentes de Suporte à Regulação:
As Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais serão compostas por 25 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma e apenas uma correta, bem como versarão sobre os assuntos descritos nos programas que deverão constar do Edital e terão peso 1.
As Provas Objetivas de Conhecimentos Específicos serão compostas por 35 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma e apenas uma correta e deverão ser elaboradas visando a aferição da aptidão do candidato para as atividades pertinentes ao emprego, e terão peso 2.
A Prova Dissertativa – Redação deverá avaliar a aplicação de conhecimentos nas situações relacionadas ao exercício da profissão, além de considerar sua capacidade de leitura, de interpretação e de escrita, na forma culta da língua português.
Para os demais cargos:
As Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais serão compostas por 25 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma e apenas uma correta, bem como versarão sobre os assuntos descritos nos programas que deverão constar do Edital e terão peso 1.
As Provas Objetivas de Conhecimentos Específicos serão compostas por 35 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma e apenas uma correta e deverão ser elaboradas visando a aferição da aptidão do candidato para as atividades pertinentes ao emprego, considerando-se as atribuições da ARSESP, nos termos do Regimento Interno e terão peso 2.
Para o cargo de Especialistas em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos, deverão ser divididas em 5 (cinco) tipos de prova a fim de contemplar as seguintes áreas de atuação da ARSESP: Saneamento Básico, Gás Canalizado, Energia Elétrica, Econômico-Financeira e Parcerias.
Para o cargo de Analista de Suporte à Regulação será 1 (uma) área de conhecimento. A Prova Dissertativa será composta por 1 (uma) questão dissertativa inédita e 1 (um) estudo de caso prático, ambos específicos para cada área de conhecimento avaliada, e se destina a avaliar o conhecimento do candidato, assim como sua capacidade argumentativa, considerando os critérios de fundamentação teórica, coerência e coesão textual, objetividade, clareza e correção da linguagem.
Quanto à prova dissertativa, para as carreiras de Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos e Analista de Suporte à Regulação, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo de forma coesa, constituindo uma unidade e deverá demonstrar o domínio da norma culta, consistência de argumentos, clareza, coerência no desenvolvimento e domínio do tema.
A questão dissertativa deverá conter o mínimo de 05 linhas e máximo de 15 linhas, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer texto inferior ao mínimo ou superior ao máximo estabelecido.
O estudo de caso deverá conter o mínimo de 20 linhas e máximo de 40 linhas, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer texto inferior ao mínimo ou superior ao máximo estabelecido.
Além da Fundação Vunesp, outras empresas também foram consultadas, como a FGV, FCC e Cebraspe, entretanto, a primeira propôs o melhor preço.
A Arsesp é uma autarquia sob regime especial, dotada de autonomia decisória, administrativa, orçamentária e financeira.
Vinculada à Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, a Arsesp tem competência legal para:
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso Arsesp, além dos detalhes do projeto básico, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção.
Saiba mais: concurso ARSESP
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…
Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023. PLOA 2026 prevê…