Uma oportunidade importante sairá finalmente do papel: o concurso da Arsal (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas) foi oficialmente anunciado!
O governador Paulo Dantas anunciou no dia 28 de outubro o certame, que, segundo ele, ofertará 15 vagas imediatas mais 15 para formação de cadastro reserva para Analista de Regulação.
Esta será a primeira vez que a Arsal realizará um concurso público para preencher o seu quadro profissional permanente. Até então, a agência dependia de cargos comissionados e contratos temporários.
Apesar do certame oferecer apenas oportunidades para Analista, segundo o Plano de Cargos da autarquia, o quadro de servidores é ainda formado por cargos de Fiscal e Auxiliar Técnico de Regulação, ambos de nível médio.
Criada em 20 de setembro de 2001, por meio da Lei de nº 6267/01, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas – Arsal, procura estar cada dia mais próxima do cidadão, sendo uma ponte entre usuários, concessionárias e permissionários dos serviços públicos.
Atuando nas áreas de Energia Elétrica, Gás Canalizado, Transporte Intermunicipal e Saneamento, a Arsal tem como principal missão institucional ser um instrumento em favor dos direitos e interesses dos consumidores, fiscalizando as concessionárias, garantindo a qualidade dos serviços públicos prestados e zelando pelo equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias e permissionários.
Cabe a Arsal ainda fornecer subsídios aos processos de reajustes, revisão e definição de tarifas para os serviços por ela regulados.
No dia 28 de outubro de 2025, o governador Paulo Dantas, em alusão ao Dia do Servidor Público, anunciou mais de 11 mil vagas em concursos público de diferentes órgãos estaduais.
Entre eles, está o Arsal, que terá 15 vagas imediatas mais 15 de cadastro reserva para o cargo de Analista de Regulação, de nível superior.
Na ocasião, também foi anunciado que não os concursos não serão unificados em um só edital, já que as oportunidades são de diversas áreas.
O Plano de Cargos referente às carreiras do concurso Arsal são vigentes através da Lei nº 8.648, de 31 de março de 2022.
Segundo o documento, a remuneração-base e as gratificações dos cargos se distribuem em classes progressivas da seguinte forma:
Para o desenvolvimento referente à progressão horizontal, o servidor terá de ter chegado a um tempo de serviço de 5 anos, ter tido um desempenho funcional comprovado por sistema permanente e ter se aperfeiçoado tecnicamente através do Plano de Qualificação Profissional.
Já de forma vertical, os requisitos são o tempo de serviço, com progressão sempre na mesma classe, e mediante exigência de nova habilitação ou titulação. Veja:
Já em relação à remuneração, o Plano de Cargos estabeleceu, naquela época, os seguintes valores no quadro de estrutura remuneratória:
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…