Um concurso público para a Agrespi (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí) acabou de ser anunciado!
O anúncio foi realizado pelo governador Rafael Fonteles, que confirmou um total de 20 vagas imediatas para um novo edital.
Segundo o governador, a autorização está prevista para ser publicada no Diário Oficial do Estado ainda em 2025!
Ademais, o quadro profissional da Agrespi foi criado há pouco menos de 10 anos, através da Lei nº 7.049/2027. Caso a autorização e os demais trâmites sejam realizados, este será o primeiro concurso da autarquia.
Na época, foi instituída a carreira de Analista de Regulação entre várias áreas, como Economia, Estatística, Engenharias Civil, Contábil e Elétrica, Técnicos em Saneamento e Eletrotécnicos.
Inclusive, em 2021 o então governador Wellington Dias anunciou a autorização do certame, o que não se concretizou.
Neste artigo você encontra as principais informações do concurso Agrespi. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí – AGRESPI – é uma autarquia sob regime especial, vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, dotada de autonomia administrativa, orçamentária e financeira.
Criada pela Lei Estadual Nº 7.049/2017, em 16 de Outubro de 2017, tem por finalidade regular e fiscalizar os serviços, o saneamento básico, transportes, gás canalizado e infraestrutura geral e demais serviços públicos delegados do Estado do Piaui. Também poderá exercer a regulação de serviços de competências de outras esferas, desde que lhe sejam delegados mediante convênio, acordo, contrato ou outros instrumentos.
No dia 6 de novembro de 2025, o governador Rafael Fonteles confirmou as informações trazidas pelo secretário do estado de Administração, Samuel Nascimento, em julho daquele mesmo ano.
Eles anunciaram mais de 5 mil vagas para cargos do âmbito educacional e da saúde, além de oportunidades na Segurança Pública e na área administrativa. Veja a distribuição do setor administrativo:
Ao todo, são previstas 170 vagas, a serem autorizadas ainda em 2025.
Como não há servidores no cargo, não é possível ver as remunerações iniciais a partir dos profissionais que exercem essa função e que constam no Portal da Transparência.
Assim, a remuneração prevista para o respectivo cargo, que deve ser reajustada conforme inflação, é a de R$ 3.900,00 valor que consta no Plano de Cargos de 2017.
Através da solicitação do 1º concurso público para o órgão, realizada em 2021, é possível saber que o cargo possui diversas especialidades, sendo que cada requisito exige nível superior na respectiva área. Veja:
A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou a banca responsável pelo novo concurso Udesc: o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Concurso ALEGO 2025 oferta vagas de níveis médio e superior; inscrição poderá ser realizada até…
Concurso Polícia Penal SP oferta 1.100 vagas para Policial Penal; últimos dias de inscrição. Não…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são as…
Figuras de linguagem são um tema recorrente em questões de provas para concursos públicos. Veja…