Pessoal,
Analisei a prova aplicada no último fim de semana para o cargo de agente administrativo da Polícia Federal. Das 10 questões, apenas uma me chamou a atenção, e acredito que deva ser anulada. Estou falando da questão 111, que trata da Lei nº 10.357/2001:
“O gerente de uma empresa de reciclagem de produtos químicos controlados tomou conhecimento de que um dos empregados da empresa desviava parte desses produtos, a fim de produzir, ilicitamente, entorpecentes. Nessa situação, caso não informe esse fato às autoridades competentes, o gerente incorrerá em infração administrativa e penal”.
E qual o problema que vi na assertiva? A menção à infração penal. Com base na Lei nº 10.357/2001, simplesmente não podemos dizer que o gerente incorreu em crime, pois não há tipificação na própria lei para a conduta do gerente que deixa de informar suspeita de desvio de produto químico. Não sei dizer se a conduta corresponde a algum tipo penal previsto em outra lei, mas mesmo que coubesse, a própria questão e o conteúdo programático da nossa matéria mencionam apenas a Lei nº 10.357/2001, que considera a conduta como infração administrativa (art. 14), e não como crime.
Vamos recorrer com esse fundamento, ok? O recurso não precisa ser complexo, basta dizer que não se pode dizer que há crime com base na Lei nº 10.357/2001, e por isso o candidato não teria como ter certeza da resposta.
Grande abraço!
Paulo Guimarães
Um novo edital de concurso TJ RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte)…
Despesa do RN prevê a realização de um novo concurso TJ RN; entenda neste artigo!…
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG) promulgou a Lei nº 25.726, de 2026,…
Atenção, concurseiros! O Projeto de Lei 2.124/2026, de autoria do deputado estadual Eduardo Pedrosa, visa…
Para o Governo do SC, norma que veda cotas raciais em concursos é constitucional devido…
Atenção, candidatos inscritos no concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ).…