Policial (Agente Penitenciário)

Câmara dos deputados debaterá lei da Polícia Penal Federal

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados debaterá nesta quarta-feira, 16 de junho de 2021, a partir das 16h, a elaboração da Lei Orgânica da Polícia Penal Federal.

O requerimento é do deputado federal, subtenente Gonzaga, que cobra a regulamentação da carreira da Polícia Penal Federal, reconhecida nos âmbitos federal, estadual e distrital, por meio da Emenda Constitucional 104.

“Já se passaram mais de 500 dias da sua promulgação sem que houvesse, de fato, a regulamentação da Polícia Penal. Essa normatização possibilitará a efetivação de prerrogativas que permitirão o desempenho da função dos profissionais, com mais eficiência e efetividade, que promoverão, inclusive, benefícios para a própria sociedade”, observou o deputado.

Participarão da sessão na Câmara, no plenário 6, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, o presidente da Federação Nacional dos Agentes Federais de Execução Penal (FENASPPEN), Gentil Nei do Espírito Santo Silva e outros convidados.

Manifestações pela lei da Polícia Penal Federal

Segundo Gilvan Albuquerque, o presidente do Sindicato da Polícia Penal Federal de Brasília (SINDPOL-DF), os profissionais da categoria estão descontentes pela lentidão da regulamentação pelas autoridades competentes, e aponta que diversas unidades do Sistema Penitenciário Federal funcionam com efetivo reduzido.

Vale lembrar que cada ente federativo tem autonomia para discutir a regulamentação da carreira de Policial Penal, sendo que a maioria das propostas têm sido pela aprovação da carreira.

Concurso Depen

Foram remarcadas as provas objetivas e discursivas do edital do Departamento Penitenciário Nacional com vagas efetivas. Conforme comunicado, a etapa deve ocorrer na data prevista de 27 de junho.

Vale lembrar que as provas eram aguardadas para o dia 28 de fevereiro, contudo, precisaram ser suspensas em decorrência das medidas restritivas adotadas em alguns estados por conta da pandemia da Covid-19. Os locais de prova devem sair nesta quarta-feira, 16 de junho.

Com inscrições encerradas, são ofertadas, no total, 309 vagas, sendo 294 para Agente Federal de Execução Penal e 15 para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, de nível médio e superior, respectivamente. A organização ficou por conta do Cebraspe.

Para mais informações sobre a lei da Polícia Penal Federal, que será debatida na Câmara dos Deputados, acompanhe o site do Estratégia Concursos.

Saiba mais: concurso Depen

Quer estudar para concurso Depen?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!

Coordenação

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

4 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

6 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

7 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

7 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

7 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

7 horas atrás