câmara de manaus
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) ajuizou ação com o objetivo de suspender a realização de um novo concurso Câmara de Manaus até o julgamento definitivo sobre o certame realizado em 2024.
A ação reitera que, mesmo após a publicação dos resultados finais relativos aos três editais, não houve qualquer iniciativa da nova gestão da Câmara Municipal para homologar os certames.
Vale lembrar que o concurso foi cancelado por suspeita de irregularidades e por recomendação do Ministério Público. Inclusive, a Defensoria Pública cita uma denúncia que envolve um dos procuradores da Câmara, cujo genro e a filha teriam sido beneficiados com aprovações nos cargos de procurador e médico.
A DPE AM ainda informa que uma sindicância interna da própria Câmara chegou à conclusão da inexistência de provas sobre qualquer tipo de facilitação a parentes do procurador no concurso.
Por conta disso, a Defensoria questionou a presidência da CMM sobre os fundamentos para anulação dos concursos, uma vez que a sindicância diz não ter encontrado irregularidades, bem como solicitou a cópia integral do processo administrativo.
Em 19 de maio de 2025, foi publicado um ato de criação da comissão para a realização de um novo concurso.
Por isso, a DPE AM solicitou a suspensão dos trâmites para realização de um novo concurso até que tudo seja devidamente apurado.
Publicado em 2024, o edital anulado ofertou 80 vagas e formação de cadastro de reserva (CR) para diversos cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários de R$ 4.015,33 a R$ 19.748,16.
Novo concurso Detran RN será realizado de maneira unificada com o Ceasa e Ipern. Contratação…
Concurso Unificado RN terá 175 vagas distribuídas entre o Detran, Ipern e Ceasa! Mais um…
Há 48 anos sem uma seleção para renovação de seu pessoal, o concurso para o…
Esse será o primeiro concurso público da CEASA RN O 1º concurso público da CEASA…
Edital do novo concurso ALERJ tem vagas para níveis médio e superior. Provas em fevereiro…
Novo edital do concurso Câmara de Ilhéus, na Bahia, deve ser publicado em 2026! Um…