Olá pessoal,
mais uma vez ficaram claras as vantagens de se fazer um curso de Atualidades aqui no Estratégia. Conforme indiquei para alguns alunos, tendo em vista que, especificamente para esse concurso, Atualidades não seria a matéria mais importante, uma só leitura de nosso material já seria suficiente para a resolução da prova. Resultado: não deu outra. O Cespe não surpreendeu, cobrou o importantíssimo assunto dos conflitos na Síria e as questões se pautaram no que eu chamo de duplo aspecto das Atualidades: contextualização e factualização. Essa é uma característica dessa banca, para a qual não adianta saber o fato sem o devido conhecimento dos contextos que o cercam. Para deixar tal situação mais clara, vejam as questões:
A oposição síria acusou o regime de Bashar al-Assad da morte de centenas de pessoas – os números variam entre 500 e 1.300 – em ataques com armas químicas nos arredores de Damasco. O governo negou, e a Rússia acusou os rebeldes pela ofensiva. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu investigação independente para confirmar o que seria o maior ataque com uso de gás desde a década de 80 do século passado. O Globo, 22/8/2013, capa (com adaptações). Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.
48 O texto sugere que, independentemente de eventuais interesses econômicos conflitantes, a Rússia acompanha os Estados Unidos da América no apoio ao regime de Bashar al-Assad.
Questão claramente errada. A Rússia apoia o regime síria, ao contrário dos Estados Unidos. Essa questão tem a ver com os interesses geopolíticos e econômicos contraditórios destes países na região, situação que possui raiz na Guerra Fria. Questão errada.
49 A Síria está estrategicamente localizada no Oriente Médio, região exportadora da matriz energética essencial ao modelo de desenvolvimento vigente no planeta, o petróleo.
Outra questão bem tranquila. De fato, o Oriente Médio é grande exportador de petróleo. Questão certa.
50 Embora mantenha forças militares pacificadoras em diversas regiões conflagradas ou em grave risco social, como o Haiti, a ONU encontra dificuldades para impedir o início de conflitos no mundo, assim como para fazê-los cessar.
De fato a ONU enfrenta dificuldades que vão desde o contingente militar disponível até questões políticas, como os vetos no Conselho de Segurança da ONU. Questão certa.
Fica claro que a prova, em relação a Atualidades, foi bem fácil. Todas essas questões poderiam ser respondidas apenas com a leitura de nossa aula 1. Além disso, quem já estudou minhas aulas percebe que essas questões se assemelham a outras mais antigas, o que demonstra nossa tese de que algumas questões de Atualidades são mais ou menos atemporais. Não há possibilidade de recurso.
Att,
Rodrigo
Afinal, parar a preparação para o concurso Sefaz GO (Secretaria da Economia do Estado de…
Olá, futuro servidor da SEFAZ-SP! Se existe um conceito que define a Reforma Tributária é…
O presente artigo visa trazer um resumo sobre transparência e accountability para o concurso da…
A realização de um novo concurso público para o Banco do Brasil em 2026 segue aguardada. Segundo…
Neste domingo, 25 de janeiro, serão realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…
Neste domingo, 25 de janeiro, serão realizadas as provas objetivas e discursivas do concurso TCE…