Olá amigos!
Foi aprovada agora (por volta das 22h) na Câmara dos Deputados, em 2º turno, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC que obriga a execução de emendas individuais parlamentares, apelidada de orçamento impositivo.
Relembro que a PEC deve ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. Como a PEC já havia sido anteriormente aprovada no Senado Federal em dois turnos e na Câmara em 1º turno, a aprovação agora na Câmara em 2º turno, sem alteração do texto originário do Senado, encerra o processo de votação. Falta agora a promulgação.
A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Após tal promulgação, escreverei artigo(s) explicando o teor da mudança detalhadamente.
Abraços!
Sérgio Mendes
Neste artigo você encontrará um resumo das principais Regras Deontológicas do Código de Ética do…
Concurso PM PB oferta 30 vagas para Oficial (CFO); confira neste artigo quais são os…
Novo edital do concurso Câmara Santa Rita Passa Quatro oferece salários de R$ 3,2 mil…
Confira as principais informações relacionadas à próxima etapa do CNU 2025: o que levar, horários…
Câmara de Matão SP oferta oportunidades de níveis médio e superior em novo concurso; provas…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre o…
Ver comentários
Prof. Sérgio, gostaria de uma orientação: pelo concurso da Câmara ser um dos top’s (exigência de alto desempenho/elevada quantidade de conhecimento) e mediante a exiguidade de tempo até a publicação do edital, qual a estratégia, tendo em vista a necessidade de investimento financeiro e de desempenho na prova, você me orientaria a adotar: Focar na Câmara ou ir prestando concursos com similaridades?
* Cargo pretendido: Técnico Legislativo.
Professor, boa tarde. Vou fazer o TCU e gostaria de ler o seu texto que explica em detalhes o orçamento impositivo. Onde encontro o texto?
Att, Fernando.